Autor Tópico: 19.10 não está reconhecendo wi-fi (RESOLVIDO)  (Lida 6628 vezes)

Offline Barbosa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
19.10 não está reconhecendo wi-fi (RESOLVIDO)
« Online: 26 de Novembro de 2019, 21:11 »
Boa noite,
depois que atualizei para 19.10, apareceram alguns proplemas.
1º foi que ele não inicializava, dava uma tela preta depois do grub que foi resolvido,
agora ele não reconhece nenhum wi-fi, no anterior estava funcionando perfeitamente.
meu not é antigo, hp g42-440br, talvez possa ser esso o problema, mas estava funcionando antes da atualização.
Não aparece nenhuma rede, f12 funcionando, quando desliga ele entra em modo avião, ligado ele diz que não existe rede disponível.

Barbosa

et.
via cabo funcionando perfeitamente
« Última modificação: 27 de Novembro de 2019, 22:49 por Barbosa »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:19.10 não está reconhecendo wi-fi
« Resposta #1 Online: 26 de Novembro de 2019, 21:58 »
Sabe dizer qual é o seu adaptador Wi-Fi?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Barbosa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Re:19.10 não está reconhecendo wi-fi
« Resposta #2 Online: 27 de Novembro de 2019, 22:49 »
blz
coloquei um mini adaptador wireless e resolveu o problema.

vlw


Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:19.10 não está reconhecendo wi-fi
« Resposta #3 Online: 23 de Dezembro de 2019, 23:07 »
coloquei um mini adaptador wireless e resolveu o problema.

Não, não resolveu nada, sinto muito. A placa WiFi interna continua sem os drivers necessários. Usar outro dispositivo é contornar o problema, não é resolver. E muito provavelmente foi um gasto desnecessário.

Use o comando
Código: [Selecionar]
lspci -knn | grep Net -A3 no terminal para identificar o dispositivo. Logo que nos indique o resultado eu posso ajudar a instalar o que for necessário para o fazer funcionar.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:19.10 não está reconhecendo wi-fi (RESOLVIDO)
« Resposta #4 Online: 23 de Dezembro de 2019, 23:10 »
coloquei um mini adaptador wireless e resolveu o problema.

Não, não resolveu nada, sinto muito. A placa WiFi interna continua sem os drivers necessários. Usar outro dispositivo é contornar o problema, não é resolver. E muito provavelmente foi um gasto desnecessário.

Use o comando
Código: [Selecionar]
lspci -knn | grep Net -A3 no terminal para identificar o dispositivo. Logo que nos indique o resultado eu posso ajudar a instalar o que for necessário para o fazer funcionar.
Nem todo mundo tem tempo pra ficar fuçando configuração. Nessa hora, qualquer coisa que funcione é solução sim. Mesmo que seja uma solução de contorno.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:19.10 não está reconhecendo wi-fi (RESOLVIDO)
« Resposta #5 Online: 23 de Dezembro de 2019, 23:28 »
Não tem nada a ver com "fuçar configuração". Trata-se, isso sim, de conhecer o hardware que temos, o que é fundamental para a instalação e correta configuração de qualquer sistema operativo.

Se a sua solução para este tipo de problemas é "vá comprar um dongle USB" está a prestar um mau serviço à comunidade, opinião pessoal.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:19.10 não está reconhecendo wi-fi (RESOLVIDO)
« Resposta #6 Online: 23 de Dezembro de 2019, 23:32 »
Você tem direito a ter a sua opinião.
Só não tem direito de impô-la aos outros. Nosso amigo queria usar seu computador, está usando. O problema dele está resolvido. Se ele quiser continuar trabalhando na configuração, ótimo; mas se não quiser, não tem nada de errado nisso.
É preciso parar com essa mentalidade hobbista, e pensar o Linux de forma mais prática.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:19.10 não está reconhecendo wi-fi (RESOLVIDO)
« Resposta #7 Online: 24 de Dezembro de 2019, 00:53 »
É preciso parar com essa mentalidade hobbista, e pensar o Linux de forma mais prática.

Então acha que instalar drivers é ter "mentalidade hobbista"? Não creio que aplique essa mesma "filosofia" para o Windows, ou sim? É que no momento em que escrevo estas linhas o Ubuntu tem suporte nativo para muito mais hardware do que o Windows. No Windows se não instalar, vejamos, uns 6 ou mais drivers proprietários metade do computador não funciona ou funciona mal; no Ubuntu é raro encontrarmos hardware comum sem suporte nativo, as exceções são sempre hardware demasiado recente o/ou que necessita de drivers proprietários.

Neste caso em concreto, a WiFi muito provavelmente tem suporte nativo em Windows mas não em Ubuntu, e o restante hardware todo o oposto. Qual é mais hobbista? Bom, se calhar também devíamos parar com essa mentalidade hobbista e pensar o Windows de formar mais prática, isto é, só usar Windows pré-instalado, não é? Mas se pensarmos assim também podemos comprar Ubuntu pré-instalado. 

A minha intenção aqui é ajudar a pessoa a resolver efetivamernte o problema da WiFi, se a pessoa quiser. Se não quiser, tudo tranquilo, menos trabalho não remunerado para mim.
E qual é exatamente a sua intenção aqui com posts disruptivos e pouco ou nada amigáveis, um pouco rudes até? Ajudar não é com certeza...

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:19.10 não está reconhecendo wi-fi (RESOLVIDO)
« Resposta #8 Online: 24 de Janeiro de 2020, 11:49 »
Então acha que instalar drivers é ter "mentalidade hobbista"?
Não, acho que insistir que todo mundo tem que ter a mesma disponibilidade de tempo que você tem é que é. Nosso amigo tinha um problema. Trocou de hardware, resolveu o problema. Pronto, acabou. Não tem nada de errado com esse enfoque, e insistir com isso é querer impor a sua visão de Linux pra ele (como já está impondo pra mim). Isso não é Free Software: é MyWayOf Software.
Citar
Não creio que aplique essa mesma "filosofia" para o Windows, ou sim?
É você que está citando o Windows. Eu, pessoalmente, acho que não tem nada a ver trazer essa discussão pra cá.

Citar
E qual é exatamente a sua intenção aqui com posts disruptivos e pouco ou nada amigáveis, um pouco rudes até? Ajudar não é com certeza...
Sim, com certeza. Como você pode ver pelo meu histórico, eu nunca ajudei ninguém aqui no fórum. Que lástima, quase 20 mil mensagens, e nunca ajudei ninguém.
Com certeza... nunca ajudei ninguém que não quisesse (REALMENTE!!!) ser ajudado.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:19.10 não está reconhecendo wi-fi (RESOLVIDO)
« Resposta #9 Online: 24 de Janeiro de 2020, 14:37 »
Passando aqui de novo pra colocar alguns pingos nos "i".

Quero deixar claro que não acho que desenvolver, depurar, ou instalar driver seja perda de tempo, besteira, hobbismo ou qualquer outra coisa ruim; muito pelo contrário. A pesquisa em torno dos drivers é o que torna o Linux possível e viável. Aqueles que dedicam seu tempo a isso merecem estátua em praça pública, condecoração presidencial, missa na catedral, e beijos em todas as faces, não necessariamente nessa ordem.

O que eu estou tentando dizer é que, diante de uma montanha em seu caminho, há três atitudes possíveis: você pode escalá-la, você pode passar por um túnel por baixo dela, ou você pode dar a volta por ela. As três atitudes podem ser corretas, de acordo com as razões que você tenha para tomá-las. O que você, @CelticWarrior, está propondo, se é que eu te entendi, é procurar pela entrada do túnel, ou talvez cavá-lo. E isso é totalmente louvável, pois é mais provável que isso renda frutos melhores pra comunidade no futuro (desde que corretamente documentado).

No entanto, o que eu estou dizendo não é que não se deve procurar o túnel. O que eu estou dizendo é que não se pode recriminar aquele que contornou a montanha, só porque pareceu pra ele que não havia túnel. Não é porque a entrada do túnel está visível da nossa posição, que estará da posição dele. Também não se pode obrigar essa pessoa a cavar o túnel, se ele não existe.

Liberdade é isso. É o direito de tomar suas próprias escolhas, que vem com a obrigação inescapável de arcar com as consequências delas. Esse deveria ser o espírito do Linux, e mais do que isso, o espírito de Ubuntu.
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2020, 14:48 por zekkerj »
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D