Autor Tópico: Kernel Preenptivo e Headers  (Lida 392 vezes)

Offline LeandroCGMS

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Kernel Preenptivo e Headers
« Online: 16 de Dezembro de 2019, 20:31 »
Boa noite.
Como evitar aquele problema de não ser aceito os headers de um último kernel estável preemptivo, desta forma dando erros no VirtualBox, ficando a janela gigantesca sem ser utilizável?

Offline nomade

• Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re:Kernel Preenptivo e Headers
« Resposta #1 Online: 18 de Dezembro de 2019, 13:12 »
Qual a saída para o

/sbin/vboxconfig

?

Precisamos saber a versão do kernel headers que ele não possui e instalar. Creio que o problema não é estar usando um kernel preemptivo
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2019, 13:14 por nomade »
Rodando Ubuntu Studio 19.10 com: AMD Ryzen 5 2600 3.4GHz/ Gigabyte A320M-S2H/ 8GB 2400MHz DDR4/ Radeon R7 260X 2GB GDDR5

Offline LeandroCGMS

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 23 de Dezembro de 2019, 21:59 »
Como não tem como eu reproduzir o problema, agora, vou relatar o que tenho no momento, fiz uma instalação do kernel preemptivo, com o linux image e linux modules, mas sem os header, pois dá conflito de dependências, acredito que o x da questão é fazer algo para o APT não incomodar. Meu driver da nvidia parou de funcionar, então rodei um sudo apt remove nvidia* --purge, porém o VirtualBox não apresenta aquele problema de tela gigante.
Como a gente sabe ser necessário os headers para compilar alguns programas, acho importante resolver o conflito de dependências.

Offline nomade

• Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 07 de Janeiro de 2020, 10:27 »
Como não tem como eu reproduzir o problema, agora, vou relatar o que tenho no momento, fiz uma instalação do kernel preemptivo, com o linux image e linux modules, mas sem os header, pois dá conflito de dependências, acredito que o x da questão é fazer algo para o APT não incomodar. Meu driver da nvidia parou de funcionar, então rodei um sudo apt remove nvidia* --purge, porém o VirtualBox não apresenta aquele problema de tela gigante.
Como a gente sabe ser necessário os headers para compilar alguns programas, acho importante resolver o conflito de dependências.

Sim... precisa do kernel headers para o virtualbox funcionar

O que posso sugerir seria você conseguir os headers para o kernel realtime que está usando... eu uso o lowlatency onde a preempção é alta, apesar de não ser completa como no realtime (atualmente uso o 5.4 lowlatency recém lançado que ainda não está no repositório) e não tenho problemas na execução do virtualbox...

Esse comando recompila os módulos de host
Código: [Selecionar]
sudo /sbin/rcvboxdrv setup
é o que dá pra dizer pra tentar ajudar, mas você já sabe o problema... agora é tentar resolver.

Só não entendi onde você está tendo conflito de dependência...

« Última modificação: 07 de Janeiro de 2020, 10:29 por nomade »
Rodando Ubuntu Studio 19.10 com: AMD Ryzen 5 2600 3.4GHz/ Gigabyte A320M-S2H/ 8GB 2400MHz DDR4/ Radeon R7 260X 2GB GDDR5

Offline nomade

• Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 15 de Janeiro de 2020, 22:30 »
Voltando aqui pra dizer que ocorreu o erro comigo após atualizar para o Ubuntu 19.10

Então, me parece que a versão do virtualbox do repositório da Canonical está mesmo com um problema relacionado a dependências desencontradas e a versão do pacote está desatualizada.

Solução que encontrei foi usar o repositório da Oracle e instalar a versão para o Eon Ermine

Adicione o repositório:

sudo sh -c 'echo "deb [arch=amd64] http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian $(lsb_release -cs) contrib" >> /etc/apt/sources.list.d/virtualbox.list'
adicione as chaves do repositório:

essa
wget -q https://www.virtualbox.org/download/oracle_vbox_2016.asc -O- | sudo apt-key add -
e essa
wget -q https://www.virtualbox.org/download/oracle_vbox.asc -O- | sudo apt-key add -

atualize a lista:
sudo apt update
instale a versão 6.1 para o Eon Ermine
sudo apt install virtualbox-6.1
Agora é vida que segue!
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2020, 22:33 por nomade »