Autor Tópico: Linux e Windows 10 em HDs diferentes  (Lida 5236 vezes)

Offline andreluizsgf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Linux e Windows 10 em HDs diferentes
« Online: 24 de Dezembro de 2019, 08:20 »
Olá, pessoal,

eu tô querendo fazer um dual-boot no meu PC, porém já tenho o W10 instalado num SSD e quero instalar o Linux em um HD separado. A questão é que eu não quero ter que lidar com a tela do GRUB para selecionar qual SO inicializar, e sim fazer isso acessando a tela do boot e escolhendo o SSD ou o HD. Há alguma forma de fazer isso sem causar danos?  :P

Offline flavioml

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re:Linux e Windows 10 em HDs diferentes
« Resposta #1 Online: 24 de Dezembro de 2019, 09:22 »
Ao  instalar uma distribuição linux no hdd, você terá dois discos: sda (provavelmente o ssd) e sdb. Se você tomar o cuidado, durante a instalação, de indicar (a maioria dos aplicativos de instalação de quase todas as distribuições abre esta opção) a instalação do grub no hdd (no exemplo, sdb), o grub não tocará no ssd mas o instalador configurará na BIOS da máquina o hdd como dispositivo preferencial de boot. Nesse caso, entrando-se no setup (f2 ou del em praticamente todas as placas-mãe), restaura-se o ssd como boot preferencial. Então somente teremos o menu do grub (e o linux), caso acione-se o menu de boot da bios (f11 ou f12, dependendo da MB).
Uma solução mais elegante, ao invés de alterar a ordem de boot no setup, seria instalar na distribuição escolhida o grub-customizer (disponível na maioria das distribuições) para configurar graficamente o grub. Neste aplicativo, na aba "Configurações gerais" desmarcar o ítem mostrar menu, escolher o windows como opção padrão e estipular alguns segundos de espera. O menu somente seria exibido se acionarmos qualquer tecla, para então adentrarmos o linux.
Flavio ML

Offline andreluizsgf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:Linux e Windows 10 em HDs diferentes
« Resposta #2 Online: 24 de Dezembro de 2019, 13:37 »
Ao  instalar uma distribuição linux no hdd, você terá dois discos: sda (provavelmente o ssd) e sdb. Se você tomar o cuidado, durante a instalação, de indicar (a maioria dos aplicativos de instalação de quase todas as distribuições abre esta opção) a instalação do grub no hdd (no exemplo, sdb), o grub não tocará no ssd mas o instalador configurará na BIOS da máquina o hdd como dispositivo preferencial de boot. Nesse caso, entrando-se no setup (f2 ou del em praticamente todas as placas-mãe), restaura-se o ssd como boot preferencial. Então somente teremos o menu do grub (e o linux), caso acione-se o menu de boot da bios (f11 ou f12, dependendo da MB).
Uma solução mais elegante, ao invés de alterar a ordem de boot no setup, seria instalar na distribuição escolhida o grub-customizer (disponível na maioria das distribuições) para configurar graficamente o grub. Neste aplicativo, na aba "Configurações gerais" desmarcar o ítem mostrar menu, escolher o windows como opção padrão e estipular alguns segundos de espera. O menu somente seria exibido se acionarmos qualquer tecla, para então adentrarmos o linux.

Entendi, muito  bom. O uso desse grub-customizer seria no caso de um dual-boot no mesmo HDD ou serve para essa mesma situação?

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:Linux e Windows 10 em HDs diferentes
« Resposta #3 Online: 25 de Dezembro de 2019, 16:52 »
Serve para a mesma situação. Onde estão instalados ambos SOs é completamente irrelevante na maior parte dos casos.

A "situação", concretamente, é que não é boa ideia, todo o contrário. É aceitável (mas não recomendável) em BIOS mas não faz qualquer sentido em UEFI, onde por definição só deve haver uma ESP (partição EFI) da qual todos os sistemas arrancam, independentemente de onde estão instalados, ou seja, não importa que a ESP esteja ou não na mesma drive. Alterar a ordem de arranque das drives em sistemas UEFI é mais complicado e cria problemas óbvios. Só quem não entende nada de UEFI alguma vez considera fazer o você pretende. O que sim podemos fazer sem consequências num sistema UEFI é alterar o gestor de arranque, não por drives mas sim por sistemas instalados, deixando sempre a drive de arranque a mesma pois é a que contêm a ESP onde residem os ficheiros .efi de ambos SOs. Assim, é perfeitamente possível aceder à UEFI e alterar de "Ubuntu" (Grub > Permite arrancar Ubuntu ou encadear o .efi de Windows para arrancar Windows) para "Windows bootloader manager" para arrancar Windows diretamente.

Esta é a solução mais próxima do que você pretende e que faz sentido em sistemas UEFI. Alterar a ordem de arranque das drives físicas não faz sentido e vai dar problemas.