Autor Tópico: Ubuntu 18.04.3 LTS com 5 partições no HD está correto?  (Lida 1907 vezes)

Offline Crazy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Ubuntu 18.04.3 LTS com 5 partições no HD está correto?
« Online: 04 de Janeiro de 2020, 19:14 »
Oi, estou com dúvidas sobre quais partições montar, instalei Ubuntu porem sem nenhuma partição, gostaria de criar somente as necessárias,
/efi
/boot
/raiz
/home
/swap


essas 5 são aconselháveis montar? se não for por favor me ajude a entender?!

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 18.04.3 LTS com 5 partições no HD está correto?
« Resposta #1 Online: 04 de Janeiro de 2020, 20:21 »
Isso e so para particionamento manual, o proprio ubuntu por padrao ja cria as partiçoes automaticamente.... Mas se vc tiver necessidade de criar partiçoes separadas.....

/efi             obrigatoria, pode deixar 300 megas.
/boot         nao aconselho deixar ela separada, se alguma vez der algum problema no seu sistema vc vai ter que montar essa partição manualmente se ela estiver separada, e tbm ela pode ficar cheia.
/raiz           raiz, padrao.
/home      a home tbm vc tem a opção de deixar ela separada, pode ser alguma vantagem se vc for aproveitar a mesma home para outra instalação ou ate compartilhar ou ate formatar a raiz e deixar a home....
/swap       por padrao o ubuntu deixa 2g de swap, pessoas que tem mais de 8g de memoria nao usam....enfim....depende do que vc vai fazer na sua maquina....

Recomendo brincar um pouco com essa parte, se vc nao estiver em um ambiente de produção, se vc estive em uma maquina que pode formatar varias vezes para aprender ou melhor ainda em uma maquina virtual como o Virtualbox vc pode criar e simular varias instalações.

Por exsemplo eu tenho um ssd aqui de baixa capacidade, 120g entao eu so  deixo o boot e / e mais nada separado pois vc acaba perdendo espaço se vc criar muitas partições....enfim....se vc vai usar como servidor ai sim vc pode criar varias partições separadas!!! Mas para usuario domestico nao tem necessidade.
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2020, 20:24 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997