Autor Tópico: Ubuntu abrindo tela de bloqueio ao invés de configurações  (Lida 2822 vezes)

Offline kenshiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Ubuntu abrindo tela de bloqueio ao invés de configurações
« Online: 20 de Janeiro de 2020, 20:09 »
Boa noite,
Ubuntu 18.04.3, situação:
aparentemente após a última atualização do Ubuntu pelo "Atualizador de programas", agora estou com um "bug" que ao clicar no menu superior e ir em configurações ou mesmo se eu for pelos programas e buscar configurações, se eu tentar acessar as configurações, o sistema não abre mais as configurações e sim a tela de bloqueio..

Mais alguém com isto? como resolver?

Obrigado

Offline kenshiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Re:Ubuntu abrindo tela de bloqueio ao invés de configurações
« Resposta #1 Online: 09 de Fevereiro de 2020, 11:46 »
Este sintoma não está ocorrendo com mais ninguém?

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Ubuntu abrindo tela de bloqueio ao invés de configurações
« Resposta #2 Online: 10 de Fevereiro de 2020, 19:05 »
É o Ubuntu com Gnome mesmo? Talvez você tenha adicionado PPA's que acabaram tirando algo do sistema nessa atualização.

Se for o flavor padrão (com Gnome), tenta reinstalar o ubuntu-desktop:

Código: [Selecionar]
sudo apt install --reinstall ubuntu-desktop

Offline kenshiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Re:Ubuntu abrindo tela de bloqueio ao invés de configurações
« Resposta #3 Online: 27 de Fevereiro de 2020, 22:55 »
Obrigado por tentar ajudar Anderson!

Sim, Gnome, tudo padrão no sistema..

Hoje creio ter descoberto o que é: o Driver da placa de video, estava usando o Nouveau (estou escrevendo de cabeça, acho q escreve assim) e lá em Software & Updates > Additional Drivers
troquei o Nouveau pelo da Nvidia 435 (no meu caso, uma 1050Ti)

O que me levou a crer q poderia ser driver foi que fui abrir um video e deu pau o ambiente...aí fui abrir uma foto e deu pau novamente, porém usando vários dias sem abrir foto ou video ficava tudo perfeito.

Obrigado ae!

Offline ft_anx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re:Ubuntu abrindo tela de bloqueio ao invés de configurações
« Resposta #4 Online: 16 de MAR?O de 2020, 19:01 »
Eu estou com o mesmo problema. Vou testar agora se é questão de atualizar a placa de vídeo.

Instalei o Ubuntu dia desses, instalei o Gnome Tweaks  e instalei umas 3 extensões (caffeine, hide top bar, show desktop button), depois de uns dias com o Ubuntu, lá vem a primeira pedrada: não dá mais pra ficar em full screen no chrome, fica incompleto na tela (não cobre a tela toda), SÓ se eu não deixar o chrome maximizado.

Depois, fui ler um epub, encerrou sessão do nada, simplesmente a tela apaga e volta pra selecionar usuário. Não entendi foi nada. Aí já fiquei com receio de abrir de novo. Tentei abrir as configurações do sistema, encerrou sessão de novo.  E mesmo pelo terminal, nada, não adianta.

O que percebi, depois disso tudo, foi que: configs do sistema e acessar epub, só selecionando o Wayland (n faço mta ideia do que seja, mas "é o que tem pra hoje", então tenho que usar), mas aí o processamento fica igual bêbado, o mouse acha que tá na Sapucaí e começa a sambar  ;D e fica uma guerra até conseguir clicar em ícone, fica muito lento e atualiza devagar. Tomara que seja só atualizar a placa de vídeo. Se continuar o problema, eu crio um tópico, espero que não precise.