Autor Tópico: Relatório de erro "PCIe Bus Error"  (Lida 1782 vezes)

Offline zuzir

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Relatório de erro "PCIe Bus Error"
« Online: 12 de Janeiro de 2020, 11:53 »
Pessoal,

Tenho um Desktop e estou me deparando com este problema no linux (ja testei com o UBUNTU, MINT, DEEPIN e ZORIN) quando acesso via LIVE USB e quando tento instalar.

A mensagem de erro que aparece é esta (a mensagem aparece e só consigo sair da tela preta quando reinicio o PC):


Pela mensagem de erro, percebe-se que o sistema está identificando um erro na placa PCIe 1c.0. A placa que está na PCI 1c.0 é a placa de rede Realtek (Wireless). Ressalto que essa placa funciona normalmente no Windows.

Bem, pesquisei por diversos links na web e a orientação para resolver esse problema era acrescentar o comando "pci=nomsi" no seguinte arquivo do GRUB: /etc/default/grub. Realmente, após esse procedimento, o linux inicia normalmente, porém essa solução simplesmente para de emitir o relatório de erro PCie Bus Error e não resolve o problema em sua origem. O relatório de erro continua sendo gerado e isso vai consumindo significativamente o espaço em disco (SSD).

Na pesquisa que fiz na web, alguns fóruns gringos relataram que possivelmente é um BUG de KERNEL com a placa wireless Realtek. Realmente meu PC possui uma placa wireless Realtek RTL8192EE. Partindo desse ponto, qual seria a solução ? Terei que remover a placa wireless ou há uma maneira de resolver via alguma configuração de software ? Eu ainda não fiz o teste de rodar o linux nesse PC sem essa placa wireless, pois no momento o PC está na garantia e não posso abrir o lacre do gabinete.

Esta imagem abaixo é dos meus dispositivos PCIe:


Além desse problema, qual as consequências de incluir esses 2 comandos na configuração do linux ?

"pci=nomsi"

"pci=noaer"