Autor Tópico: Leitor de cartão vasco e acesso ao internet office banking do Banrisul  (Lida 5255 vezes)

Offline pinguim77

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Pessoal, utilizo o Ubuntu 18.04.1 LTS. Preciso fazer funcionar o Internet Office Banking do Banco Banrisul, para o meu  trabalho.  O suporte do banco não oferece auxílio  para  linux. Se eu acesso o Internet Office Banking pelo código de operador ou CPF, consigo acessar a conta, fazer movimentações, mas não consigo gerar boletos. Se eu tento o acesso por cartão (com o leitor  de cartão conectado), nem entra e aparece a seguinte mensagem:

Erro no carregamento do Complemento Banrisul Internet Banking.

Essa falha pode ser causada caso voce ainda não instalou.
o Complemento Banrisul Internet Banking, disponível em
www.banrisul.com.br/complemento.


Já realizei todos os   procedimentos indicados  no  site para instalação linux, instalei a extensão para Firefox e, como já expliquei acima, já entrei  em contato com o TI do banco, que não conseguiu me ajudar.

Alguém poderia me socorrer?

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Leitor de cartão vasco e acesso ao internet office banking do Banrisul
« Resposta #1 Online: 30 de Janeiro de 2020, 20:05 »
Testou no Chrome também? Verificou se na instalação do complemento não retornou nenhuma dependência faltando ou qualquer erro?

Se estiver instalado corretamente, acredito que tenha um processo que deva ficar sempre ativo. Para verificar o processo, use o comando "ps aux".

Código: [Selecionar]
ps aux | grep -i nomeprocesso
Substitua o "nomeprocesso" por banrisul, complemento, vrs3001, algum nome que faça sentido para ver se retorna resultado.

Citar
O suporte do banco não oferece auxílio  para  linux.

Como assim? Na minha humilde opinião eles são obrigados, pois a própria página banco descreve o processo de instalação em Linux. Que profissionais de TI são esses?

Não é especificado, pelo que vi, quais distribuições/versões são suportadas, talvez você possa ver com o suporte e instalar em uma máquina virtual o sistema compatível, se é que o seu não é.


Offline pinguim77

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re:Leitor de cartão vasco e acesso ao internet office banking do Banrisul
« Resposta #2 Online: 31 de Janeiro de 2020, 10:08 »
Obrigado, Anderson!

Testou no Chrome também? Verificou se na instalação do complemento não retornou nenhuma dependência faltando ou qualquer erro?

Testei no Chromium e não funcionou. Não lembro de ter dado qualquer erro.  Procurei em vários fóruns, fiz alguns procedimentos, mas  não tinha nada específico para o Ubuntu 18.04 e Firefox 72.0.2. Acho que no máximo encontrei a instalação do Banrisul Home Banking para o Ubuntu 16.04.

Citar
Se estiver instalado corretamente, acredito que tenha um processo que deva ficar sempre ativo. Para verificar o processo, use o comando "ps aux".

Código: [Selecionar]
ps aux | grep -i nomeprocesso
Substitua o "nomeprocesso" por banrisul, complemento, vrs3001, algum nome que faça sentido para ver se retorna resultado.

Verifiquei o processo com "ps aux" nas 3 possibilidades e o que apareceu  foi isso:

educare@Educare:~$ ps aux | grep -i banrisul
educare   5339  0.0  0.0  21532  1040 pts/0    S+   09:47   0:00 grep --color=auto -i banrisul
educare@Educare:~$ ps aux | grep -i complemento
educare   5342  0.0  0.0  21532  1060 pts/0    S+   09:47   0:00 grep --color=auto -i complemento
educare@Educare:~$ ps aux | grep -i vrs3001
educare   5344  0.0  0.0  21532  1056 pts/0    S+   09:48   0:00 grep --color=auto -i vrs3001


Mas não sei interpretar o significado do resultado.

Citar
Não é especificado, pelo que vi, quais distribuições/versões são suportadas, talvez você possa ver com o suporte e instalar em uma máquina virtual o sistema compatível, se é que o seu não é.

Acho que "instalar em uma máquina virtual o sistema compatível" pode ser uma  boa saída, mas eu não sei como fazer isso.

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Leitor de cartão vasco e acesso ao internet office banking do Banrisul
« Resposta #3 Online: 31 de Janeiro de 2020, 18:55 »
Citar
educare@Educare:~$ ps aux | grep -i banrisul
educare   5339  0.0  0.0  21532  1040 pts/0    S+   09:47   0:00 grep --color=auto -i banrisul
educare@Educare:~$ ps aux | grep -i complemento
educare   5342  0.0  0.0  21532  1060 pts/0    S+   09:47   0:00 grep --color=auto -i complemento
educare@Educare:~$ ps aux | grep -i vrs3001
educare   5344  0.0  0.0  21532  1056 pts/0    S+   09:48   0:00 grep --color=auto -i vrs3001

Não há processo rodando, mas o problema é que não tem como saber se esses comandos deveriam retornar resultado. Se retornassem, ok, mas como não retornaram, não dá para ter certeza de nada! Obs: olhando aqui, pode testar com "bjeps" e "wizardserver".

Citar
Acho que "instalar em uma máquina virtual o sistema compatível" pode ser uma  boa saída, mas eu não sei como fazer isso.

Isso dependeria do suporte do banco fornecer mais informações. E para máquinas virtuais, creio que o programa mais utilizado seja o Virtual Box. Mas também teria que ver se não ficaria pouco prático para o seu caso ou se seu hardware daria bem com isso, pois pode ficar pesado. De toda forma, aconselho a buscar informações sobre distribuições e versões compatíveis direto com o suporte.

Outra coisa, posta aqui o conteúdo de algumas pastas:

Código: [Selecionar]
ls /usr/lib/firefox
ls /usr/lib64/mozilla
ls /usr/lib/mozilla
ls /usr/local/lib

Pode ser que o instalador tenha extraído algumas lib's em locais errados. Mas isso é meio que tentar no escuro, creio que o mais objetivo seja um suporte adequado do setor de TI do banco. E eu instalaria o Chrome para testar também.

Offline pinguim77

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re:Leitor de cartão vasco e acesso ao internet office banking do Banrisul
« Resposta #4 Online: 03 de Fevereiro de 2020, 08:58 »
Obrigado, Anderson! Segue abaixo os conteúdos.

Citar
Outra coisa, posta aqui o conteúdo de algumas pastas:

Código: [Selecionar]
ls /usr/lib/firefox
ls /usr/lib64/mozilla
ls /usr/lib/mozilla
ls /usr/local/lib

Pode ser que o instalador tenha extraído algumas lib's em locais errados. Mas isso é meio que tentar no escuro, creio que o mais objetivo seja um suporte adequado do setor de TI do banco. E eu instalaria o Chrome para testar também.

educare@Educare:~$ ls /usr/lib/firefox
application.ini     gmp-clearkey        libmozwayland.so  libsoftokn3.chk
browser             gtk2                libnspr4.so       libsoftokn3.so
crashreporter       libfreeblpriv3.chk  libnss3.so        libssl3.so
crashreporter.ini   libfreeblpriv3.so   libnssckbi.so     libxul.so
defaults            liblgpllibs.so      libnssdbm3.chk    minidump-analyzer
dependentlibs.list  libmozavcodec.so    libnssdbm3.so     omni.ja
distribution        libmozavutil.so     libnssutil3.so    platform.ini
firefox             libmozgtk.so        libplc4.so        plugin-container
firefox.sh          libmozsandbox.so    libplds4.so       Throbber-small.gif
fonts               libmozsqlite3.so    libsmime3.so

educare@Educare:~$ ls /usr/lib64/mozilla
native-messaging-hosts

educare@Educare:~$ ls /usr/lib/mozilla
native-messaging-hosts  plugins

educare@Educare:~$ ls /usr/local/lib
BanrisulExtensao  python3.6

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:Leitor de cartão vasco e acesso ao internet office banking do Banrisul
« Resposta #5 Online: 03 de Fevereiro de 2020, 10:47 »
resultado do comando:
Código: [Selecionar]
firefox --version
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline pinguim77

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re:Leitor de cartão vasco e acesso ao internet office banking do Banrisul
« Resposta #6 Online: 04 de Fevereiro de 2020, 15:12 »
resultado do comando:
Código: [Selecionar]
firefox --version

Mozilla Firefox 72.0.2

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:Leitor de cartão vasco e acesso ao internet office banking do Banrisul
« Resposta #7 Online: 07 de Fevereiro de 2020, 12:45 »
Dá uma olhada nesse artigo, veja se ele soluciona o seu problema.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Leitor de cartão vasco e acesso ao internet office banking do Banrisul
« Resposta #8 Online: 10 de Fevereiro de 2020, 18:59 »
Dá uma olhada nesse artigo, veja se ele soluciona o seu problema.

Tem essa questão de instalar o suporte para o leitor de cartão também. E pelo que vi, o complemento nem deve estar instalado corretamente, já que o há problemas no uso do internet banking também. Eu ainda veria o uso do internet banking no Chrome e que distros e versões tem suporte para o complemento.

educare@Educare:~$ ls /usr/local/lib
BanrisulExtensao  python3.6

Qual o conteúdo dessa pasta do Banrisul, tem arquivo de extensão .so nela?