Autor Tópico: comandos dhcp (resolvido)  (Lida 2838 vezes)

Offline jrkamil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 484
    • Ver perfil
comandos dhcp (resolvido)
« Online: 12 de Fevereiro de 2020, 08:40 »
minha nova conexão de internet veio com um roteador em comodato do provedor.  não é fornecida a senha de acesso ao roteador.
qual(is) o(s) comando(s) para verificar quem está conectado via DHCP ao roteador ?   Quais outros comandos ou aplicativo interessantes para esta situação ?
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2020, 08:41 por jrkamil »
Asus M5A78L-M Plus , Phenon II X6 , 16 Gb DDR3, nvidia GT 730,  ubuntu  23.10  gnome, ssd 240G, hd 500 G

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:comandos dhcp
« Resposta #1 Online: 12 de Fevereiro de 2020, 11:13 »
Se você estiver conseguindo pegar IP, vai ver o IP atribuído com um comando "ipconfig" ou "ip addr".
A interface gráfica também pode mostrar o IP atribuído, mas eu não tenho o caminho pra mostrar.

Outra característica da conexão ativa é que você recebe um gateway, o que estabelece a rota padrão. Você confirma isso com o comando "route -n". Novamente, a interface gráfica também mostra isso (informando diretamente o IP do gateway).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline jrkamil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 484
    • Ver perfil
Re:comandos dhcp
« Resposta #2 Online: 12 de Fevereiro de 2020, 12:45 »
obrigado zekkerj.  eu não tenho acesso a interface grafica do roteador. o provedor não disponibiliza a senha dele (comodato). só tenho o IP.


« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2020, 13:05 por jrkamil »
Asus M5A78L-M Plus , Phenon II X6 , 16 Gb DDR3, nvidia GT 730,  ubuntu  23.10  gnome, ssd 240G, hd 500 G

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:comandos dhcp
« Resposta #3 Online: 12 de Fevereiro de 2020, 19:13 »
Desculpe? Tudo que eu falei, seria relativo à sua máquina, não ao roteador.

minha nova conexão de internet veio com um roteador em comodato do provedor.  não é fornecida a senha de acesso ao roteador.
qual(is) o(s) comando(s) para verificar quem está conectado via DHCP ao roteador ?   Quais outros comandos ou aplicativo interessantes para esta situação ?
Hmmm. Na verdade, houve um mau entendido aqui: eu pensei que você queria informações da sua máquina, não do roteador.

Se você não tem senha pra acessar o roteador, não tem como levantar qualquer informação dele.

Se isso é um impeditivo pra você, há uma solução simples: coloque um roteador seu, no lugar desse. Outra opção, em vez de colocar no lugar, ligue o seu roteador no roteador do provedor, e ligue suas máquinas no seu roteador, em vez de ligar no do provedor.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline jrkamil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 484
    • Ver perfil
Re:comandos dhcp
« Resposta #4 Online: 13 de Fevereiro de 2020, 08:40 »
he-he-he. gostei da sugestão de ligar o meu roteador no deles. já fiz isto. as melhores soluções são sempre as mais simples. obrigado
Asus M5A78L-M Plus , Phenon II X6 , 16 Gb DDR3, nvidia GT 730,  ubuntu  23.10  gnome, ssd 240G, hd 500 G