Autor Tópico: Placa de Vídeo NVIDIA Geforce GT520m SUMIU!  (Lida 2373 vezes)

Offline hgomatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Placa de Vídeo NVIDIA Geforce GT520m SUMIU!
« Online: 16 de Fevereiro de 2020, 12:07 »
Olá. Tenho um laptop Samsung RC420-SDI, com a placa integrada Nvidia Geforce GT520m. Faz um tempo, minha placa sumiu. Fui perceber depois de um tempo que levei o laptop à assistência tecnica por outro problema. Pergunto: é possível queimar só a placa de vídeo? É possível que tenham tirado a placa de vídeo do notebook? Enfim, não sei o que pensar, ja tentei atualizar o driver e nada...

Agora estou com Ubuntu 19.10. Mas desde o 17.04. Já tentei instalar win10 e também não encontrou...

Sugestões? Grato, abraço.
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2020, 12:10 por hgomatos »

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:Placa de Vídeo NVIDIA Geforce GT520m SUMIU!
« Resposta #1 Online: 19 de Fevereiro de 2020, 16:03 »
NVIDIA Geforce GT520m NÃO é integrada (o tempo em que a Nvidia saiu com uns poucos chips/chipsets integrados foi muitos anos antes da sua gráfica existir) e isso é o início da sua confusão.

A ver...
Muito provavelmente você tem um sistema híbrido (iGPU + dGPU). Também provavelmente a integrada é Intel (a Nvidia é a discreta) mas pode ser AMD, uma combinação muito mais rara mas que também existe.

Se a Nvidia fosse integrada e a única gráfica presente e se essa tivesse "sumido" ou avariado, simplesmente você não estaria usando o computador. Se está então pelo menos uma gráfica está presente e funcionando, isto há que ter claro.

Offline hgomatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re:Placa de Vídeo NVIDIA Geforce GT520m SUMIU!
« Resposta #2 Online: 19 de Fevereiro de 2020, 17:03 »
ok, grato. Isso já é um começo...Você tem razão, não é integrada. Com integrada quis perguntar se é um chip na placa mãe e sim, há possibilidade de trocar só ela, de só ela estragar? O Ubuntu ou o Windows não a encontram mais...O que pode ter ocorrido?!

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:Placa de Vídeo NVIDIA Geforce GT520m SUMIU!
« Resposta #3 Online: 21 de Fevereiro de 2020, 12:45 »
Podem ter ocorrido duas cousas:

  • Desativada na BIOS/UEFI
  • Avariou mesmo

No primeiro caso há que verificar abrindo a configuração, obviamente.
No segundo caso o problema é mais complicado. Sim, na maior parte doas casos dá para trocar mas tem que ser exatamente o modelo usado nesse laptop em particular. É que ao contrário dos desktops, nos laptops não há padronização. Ademais, mesmo usadas (eBay, por exemplo) costumam ser muito mais caras do que as equivalentes para desktop, muito mais difícies de encontrar e, claro, necessitam um know-how para a simples substituição, know-how esse que só pela sua pergunta eu posso afirmar que você não possui logo, a contratação de um técnico competente, será mais uma despesa a ter em conta.

Se não necessita da gráfica mais potente então o melhor mesmo é não mexer.