Esta é a minha 1ª experiência com o Linux.
Desde o Windows 95 que ouvia falar no Linux e sempre tive alguma curiosidade de experimentar este SO.
Sou professor e este ano estou colocado numa Casa de Acolhimento Residencial para jovens que foram retirados á família pelo tribunal.
A instituição em si tem parcos recursos financeiros sendo que os PCs da instituição são poucos e muito antigos. Pcs que originalmente tinham o Windows XP e funcionam mal com o Windows10.
Resolvi recuperar os mesmos e instalei o Xubuntu e agora não só funcionam bem e rápido, como têm um SO actual, seguro e com todas as aplicações necessárias.
Com a quarentena, causada pelo Covid-19, as crianças e jovens têm ficado em casa e as aulas são pela internet.
Acontece que a maior parte das famílias, não têm vários PCs para os filhos acederem ás aulas, sendo que algumas nem um PC têm.
Tenho ajudado alguns dos meus alunos e alguns vizinhos meus a dar uma vida nova a equipamentos antigos que estão arrumados para um canto esquecido.
Ainda ontem ajudei um dos meus vizinhos, que tem 3 filhos em idade escolar.
Ele tinha 2 computadores magalhães arrumados e um toshiba L40.
Instalei o Xubuntu nestes 3 equipamentos e de repente o vizinho ficou com 3 computadores novos.
Em termos pessoais também recuperei o meu Toshiba L40 com o Xubuntu.
Experimentei o Lubuntu, mas não gostei.
Para o laptop mais recente instalei o Ubuntu 20.04 em paralelo com o Windows10.
Experimentei outras distros, mas foi esta a que eu mais gostei.