Autor Tópico: Ubuntu não reconhece /home depois de reinstalação RESOLVIDO  (Lida 2238 vezes)

Offline lcpanta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 242
  • Linux #552636 Ubuntu # 34909 # Ioca100 forever
    • Ver perfil
Ubuntu não reconhece /home depois de reinstalação RESOLVIDO
« Online: 26 de Abril de 2020, 10:53 »
Bom dia, amigos. Resolvi atualizar meu pc para o ubuntu 20.04, minha instalação estava com o 16.04 com / e /home separados. Fiz a instalação na / raiz e marquei a /home sem formatar, claro. Tive 2 problemas na instalação, o primeiro foi que pediu para eu criar uma partição EFI, depois pediu para instalar o grub. Criei uma partição,ok, mas depois instalei o grub no próprio HD, o SDB (obs. tenho 3 hd,s. Um com o 18.04 e outro com W10).
Depois de muita luta consegui instalar mas tive que recuperar o grub, tranquilo, mas o caso que essa nova instalação não reconhece a partição /home.
Como saio dessa?
« Última modificação: 26 de Abril de 2020, 14:34 por lcpanta »

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 812
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Ubuntu não reconhece /home depois de reinstalação
« Resposta #1 Online: 26 de Abril de 2020, 11:09 »
Olá lcpanta,

Eu tenho 2 HDs aqui, um tem somente o W8 que é meu irmão que usa e nele é instalado o /boot/efi do BigLinux 20.04 que eu uso:


Então nesse outro HD tenho o Big e manjaro e sempre setando o /boot/efi para o HD1 (vamos chamar assim)


Então sempre que instalo uma distro com home separada dou nicknames diferentes para elas ex:
creto = Big; benedito=manjaro.

Agora se no seu caso você ainda não tinha essa partição em fat32 para o /boot/efi pode ser que tenha sobrescrito alguma coisa na /home, já tentou usar o Live para ver como está suas partições?

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline lcpanta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 242
  • Linux #552636 Ubuntu # 34909 # Ioca100 forever
    • Ver perfil
Re:Ubuntu não reconhece /home depois de reinstalação
« Resposta #2 Online: 26 de Abril de 2020, 11:24 »
Grande Creto, acho que a besteira que fiz foi na instalação mudar o nome, assim a pasta do home ficou como Skub e o pc como lcpanta.
Agora não sei como alterar o nome do Raiz (nome do PC), se é que pode, ou vou ter que instalar de novo.
Obrigado pela ajuda.
Outro problema que estou vendo no 20.04 é que o nvidia x server está bugado, pelo menos para mim.

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 812
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Ubuntu não reconhece /home depois de reinstalação
« Resposta #3 Online: 26 de Abril de 2020, 11:42 »
Grande Creto, acho que a besteira que fiz foi na instalação mudar o nome, assim a pasta do home ficou como Skub e o pc como lcpanta.
Agora não sei como alterar o nome do Raiz (nome do PC), se é que pode, ou vou ter que instalar de novo.
Obrigado pela ajuda.
Outro problema que estou vendo no 20.04 é que o nvidia x server está bugado, pelo menos para mim.
não precisa, apenas pegue tudo do /home/skub com o gerenciador de arquivos e copie e cole na nova /home/lcpanta ou não é isso?

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline lcpanta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 242
  • Linux #552636 Ubuntu # 34909 # Ioca100 forever
    • Ver perfil
Re:Ubuntu não reconhece /home depois de reinstalação
« Resposta #4 Online: 26 de Abril de 2020, 12:02 »
Vou tentar essa alternativa.
Mas se eu mudasse o nome do pc não resolveria?

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Ubuntu não reconhece /home depois de reinstalação
« Resposta #5 Online: 26 de Abril de 2020, 14:14 »
Acho que o importante aí é o nome de usuário, teria que ser o mesmo antes e depois da reinstalação. O nome da máquina acho que não importa nesse caso. Qual era o nome de usuário antes e qual é agora? Tem duas pastas dentro da partição /home, uma skub e outra lcpanta? Se sim, são dois usuários diferentes, cada um sendo dono da sua pasta, ou seja, copiar arquivos de uma para outra pode dar problema de permissão se não for feito com cuidado. Se entendi bem, eu tentaria criar um usuário com o nome lcpanta, creio que vai pegar /home/lcpanta para ele. Mas faça backup antes para evitar dor de cabeça com permissões dos arquivos.

Offline lcpanta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 242
  • Linux #552636 Ubuntu # 34909 # Ioca100 forever
    • Ver perfil
Re:Ubuntu não reconhece /home depois de reinstalação
« Resposta #6 Online: 26 de Abril de 2020, 14:33 »
Valeu Anderson, copiei tudo da pasta skub para a pasta lcpanta, aparentemente deu certo. Valeu.

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 812
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Ubuntu não reconhece /home depois de reinstalação RESOLVIDO
« Resposta #7 Online: 27 de Abril de 2020, 18:10 »
Sempre tenho duas ou mais instalações e é sempre assim, de uma para outra tem que mudar o nome de usuário, como disse acima senão da crá crá.

Para fazer uma nova instalação com o mesmo nome de usuário se por exemplo eu tenho o 19.10 instalado e baixo o ISO do 20.04 para ficar com o mesmo nome de usuário e na mesma /home tenho que abrir o (no meu caso) Dolphin apertar Ctrl + H apagar todas as pastas ocultas do sistema para assim instalar o 20.04 e usar o mesmo nome de usuário.

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto