Autor Tópico: Não consigo atualizar a placa de vídeo do notebook Nvidia Ubuntu  (Lida 6402 vezes)

Offline lizandro4

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Olá, pessoal.
É o seguinte: tenho um notebook Dell (modelo inspiron 14 - 3443, core i5 5200, 1TB, 8Gb de Ram, Nvidia Geforce 820m) e nunca consegui funcionar a placa de vídeo de maneira satisfatória. Quando instalei o ubuntu 18.04 estranhei o fato de não aparecer a sugestão de instalação do driver proprietário em "Drivers Adicionais", como se o sistema não reconhecesse a minha placa - sempre aparece a mensagem "Sem drivers adicionais disponíveis" (já tinha instalado outras versões do SO anteriores e também sem êxito). Apesar disso, consegui instalar o driver proprietário da Nvidia 390.xx e o ubuntu reconheceu a placa, porém percebia-se que o sistema não rodava liso como deveria... Sei que o notebook não é atual, mas acredito que ele tem configuração mais do que suficiente para rodar o sistema liso... Havia engasgos para rodar o gnome, apesar de saber que o gnome da versão 18.04 era bem pesado... Porém, em comparação com a placa onboard da HD graphics da Intel, percebia-se que o sistema rodava mais fluido em comparação com a nvidia. Outro exemplo é em relação a emuladores no Retroarch e, com essa versão do driver 390 da Geforce 820m mal conseguia rodar jogos do PS1 (engasgos e sem melhorias da resolução). Por isso, acredito que o driver não estava otimizado... Tentei procurar vários tutoriais na internet e nenhum deles funcionou (aqueles que fala em adicionar a PPA com os drivers atualizados - graphics-drivers)... Não consegui atualizar o driver de vídeo... No site da Nvidia diz que o último driver dessa placa está na versão 430.40, mas não consegui atualizar!

O mais estranho é que mesmo depois da placa instalada com a versão 390.xx não aparece nada em "Drivers Adicionais"... como se eu não estivesse utilizando nenhum driver proprietário adicional, apesar de estar utilizando a placa. Enfim, diante disso fiquei utilizando a placa onboard da intel por estar melhor que a geforce 820m.

Algúem tem alguma sugestão?
Desde já agradeço! Valeu

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:Não consigo atualizar a placa de vídeo do notebook Nvidia Ubuntu
« Resposta #1 Online: 07 de Maio de 2020, 14:28 »
UEFI > Secure Boot OFF

Ou seja, deve desativar o Secure Boot. Caso contrário certos drivers não são carregados mesmo que instalados corretamente.

Offline lizandro4

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re:Não consigo atualizar a placa de vídeo do notebook Nvidia Ubuntu
« Resposta #2 Online: 07 de Maio de 2020, 14:47 »
Cara, verifiquei na bios do meu note e o modo UEFI já estava desabilitado... Só tinha duas opções: Legacy ou UEFI... Estava no legacy.

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:Não consigo atualizar a placa de vídeo do notebook Nvidia Ubuntu
« Resposta #3 Online: 07 de Maio de 2020, 16:49 »
Então sim, em "Legacy/CSM" não se aplica o conceito de Secure Boot.
Por outro lado esse pode mesmo ser o problema.

Note o seguinte: O seu hardware tem UEFI, não tem BIOS. São mutuamente exclusivas. UEFI existe para as mesmas funções que a antiga BIOS de 1981 fazia mas não é o mesmo. O que sim existe é um modo - Legacy/CSM - que +/- emula o funcionamento da antiga BIOS e que server para instalar SOs que não suportam o modo UEFI. Também é certo que muitos fabricantes e outros profissionais ainda erradamente se referem a UEFI como "BIOS". Simplesmente ignore pois o seu é UEFI, ponto final.

Qualquer computador com UEFI quer SOs instalados em modo UEFI e particionamento GPT. As dificuldades de identificação da gráfica podem mesmo ter a ver com o modo em que está instalado o Ubuntu (não deveria ser problema mas muitas vezes é e a tendência é para piorar).

Sugiro que teste o seguinte: Nas configurações de UEFI ("BIOS") altere para apenas UEFI com Secure Boot desativado. Use uma sessão "live" e nada mais abra "Additional Drivers". Deverá ver então a gráfica identificada e a sugestão para usar drivers Nvidia. Se sim, o melhor é mesmo reinstalar no modo correto e esquecer "Legacy" de uma vez por todas.