Autor Tópico: Linux Mint não inicia UUID incompatível  (Lida 6025 vezes)

Offline leitdiego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Linux Mint não inicia UUID incompatível
« Online: 22 de Maio de 2020, 20:31 »
Ola pessoal!
Peço a ajuda de vcs pra resolver esse problema no meu pc, pois ja tentei resolver por vários links como esse:

https://www.vivaolinux.com.br/topico/Particoes-no-Linux/Help-Nao-consigo-editar

mas sem sucesso!

Então, exclui a partição do boot-efi do Linux Mint 18.04, pois também inicializava o Windows 10 que desinstalei. Enfim, tenho também instalado o Lubuntu 20.04 lts e estou usando o grub dele pra iniciar o Linux mint, porém o linux mint não inicia, analisando os logs da inicialização, vi que não reconhece a partição e dá um erro "timeout... UUID.device failed", algo assim. Entrei no live cd do Linux mint e descobri que o UUID da partição do Linux é diferente  no "blkid"  com o donlog da inicialização, pesquisando vi que preciso mudar o UUID antigo do "fstab" que impede o reconhecimento da partição. Entrei no prompt e montei a partição onde está instalado o Linux Mint, "dev/sda2". Tentei depois entrar no fstab com o comando "sudo nano etc/fstab", mas tive somente essas informações abaixo 👇🏻

"overlay / overlay rw 0 0
tmpfs /tmp tmpfs nosuid, nodev 0 0"

tentei também os comandos abaixo q estão link acima👇 mas deu na mesma!

# mount -o remount,rw /dev/sda1 /
# chmod 666 /etc/fstab
# nano /etc/fstab

Queria saber como acessar pelo livecd a fstab da minha partição e, depois disso, como substituir a UUID antiga do fstab pela nova que aparece no "blkid", pois não sei usar nada do "fstab" e acho q isso vsi solucionar meu problema. Sou iniciante no Linix Mint!

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Re:Linux Mint não inicia UUID incompatível
« Resposta #1 Online: 23 de Maio de 2020, 19:55 »
Trancado. Mint não é Ubuntu.
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak