Autor Tópico: Falta de espaço no root do Ubuntu 20.04 mesmo com 30 GBytes [RESOLVIDO]  (Lida 2779 vezes)

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Boa tarde. Já uso o Ubuntu há mais de 10 anos, sempre em dual boot com Windows mas entro muito pouco no Windows. Nos últimos anos, tenho dado preferência ao Linux Mint mas, agora, coincidiu a chegada de um notebook novo e também do Ubuntu 20.04 e resolvi voltar ao Ubuntu Gnome.

No notebook, eu tenho um SSD de 128 GBytes e um HD de 1 TByte. O SSD é todo particionado de fábrica, deixando só uns 100 GB para o Windows. Eu reduzi esta partição em 25 GB (o Windows já usava cerca de 60 GB) e coloquei o root do Ubuntu nesses 25 GB, jogando a /home para o HD de 1 TByte.

Depois de instalado e configurado do meu jeito, o root estava com uns 15 GB utilizados. Para minha surpresa, no dia seguinte, veio uma mensagem que o root estava sem espaço (e, de fato, só tinha 1,5 GB livres). Rodei o Bleachbit e consegui liberar 5 GB. Mas achei estranho, de qualquer forma. Passou-se um dia e de novo a mensagem de pouco espaço no root.

Fui então ao Windows e tirei mais 5 GB da partição dele. Reinstalei o Ubunt com o root nos 30 GB. E hoje, passados 2 dias, estourou de novo a área. E não adiantou rodar o Bleachbit: só liberou 1,8 GB.

No Analisador de Disco, o resultado é o seguinte:
Total de uso do root: 26,5 GB. Os mais "gastadores" são os seguintes:
  • var: 16 GB
  • usr: 8 GB

Dos 16 GB do var, 12,7 estão com o log. Quando abro o log, 1,3 GB estão com o journal e o resto ocupa pouco espaço mas tem alguns itens que não têm informação do espaço ocupado (gdm3, private, speech-dispatcher).

Dos 8,0 GB do usr, 5,5 estão sendo ocupados pelo lib e 1,8 pelo share.

É muito estranho que 30 GB apenas para o root sejam insuficientes.

Alguém tem uma dica do que pode estar acontecendo?

Antecipadamente, agradeço.
« Última modificação: 15 de Maio de 2020, 12:10 por RamonB »
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re:Falta de espaço no root do Ubuntu 20.04 mesmo com 30 GBytes [RESOLVIDO]
« Resposta #1 Online: 15 de Maio de 2020, 12:10 »
Pessoal, seguindo dicas que me deram no Ubuntu Forum em inglês, acho que descobri qual é o problema. Eu notei que o arquivo syslog.1 estava com 11,8 GBytes. Quando eu o abri, notei que as mensagens

Código: [Selecionar]
vboxdrv.sh[5734]: Enter a password for Secure Boot. It will be asked again after a reboot.
vboxdrv.sh[5734]: Enter the same password again to verify you have typed it correctly.
vboxdrv.sh[5734]: Invalid password
vboxdrv.sh[5734]: The Secure Boot key you've entered is not valid. The password used must be
vboxdrv.sh[5734]: between 8 and 16 characters.
se repetiam milhões e milhões de vezes. Então, eu apaguei este arquivo e desinstalei o Virtualbox, que uso pouco. Agora, vou acompanhar para ver se o problema realmente desapareceu.
« Última modificação: 15 de Maio de 2020, 12:18 por RamonB »
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:Falta de espaço no root do Ubuntu 20.04 mesmo com 30 GBytes [RESOLVIDO]
« Resposta #2 Online: 17 de Maio de 2020, 09:33 »
Pode continuar a usar o Virtualbox mas desative o Secure Boot em UEFI.
O log estava continuamente a registar mensagens relativamente a tentativas infrutíferas de obter as chaves de autenticação para o Secure Boot. Virtualbox sim necessita autorização para o driver virtual que carrega. Ou bem usa o Mokutil para manualmente assinar esses drivers ou simplesmente desativa Secure Boot.

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re:Falta de espaço no root do Ubuntu 20.04 mesmo com 30 GBytes [RESOLVIDO]
« Resposta #3 Online: 17 de Maio de 2020, 19:10 »
Pode continuar a usar o Virtualbox mas desative o Secure Boot em UEFI.
O log estava continuamente a registar mensagens relativamente a tentativas infrutíferas de obter as chaves de autenticação para o Secure Boot. Virtualbox sim necessita autorização para o driver virtual que carrega. Ou bem usa o Mokutil para manualmente assinar esses drivers ou simplesmente desativa Secure Boot.

OK, CelticWarrior. Obrigado pela dica. Vou seguir sua orientação. (Embora eu use o Virtualbox há muitos anos e nunca tenha tido este tipo de problema.)
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:Falta de espaço no root do Ubuntu 20.04 mesmo com 30 GBytes [RESOLVIDO]
« Resposta #4 Online: 17 de Maio de 2020, 19:40 »
[

OK, CelticWarrior. Obrigado pela dica. Vou seguir sua orientação. (Embora eu use o Virtualbox há muitos anos e nunca tenha tido este tipo de problema.)

Há muitos anos havia apenas BIOS (desde 1981).
Secure Boot é característica de UEFI, o tipo de firmware que é usado hoje em dia em vez do velho BIOS. Melhor habituar-se a isso pois desde há cerca de 10 anos que tudo é UEFI e será daqui em diante até que este se torne obsoleto também.

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re:Falta de espaço no root do Ubuntu 20.04 mesmo com 30 GBytes [RESOLVIDO]
« Resposta #5 Online: 21 de Maio de 2020, 13:47 »
[

OK, CelticWarrior. Obrigado pela dica. Vou seguir sua orientação. (Embora eu use o Virtualbox há muitos anos e nunca tenha tido este tipo de problema.)

Há muitos anos havia apenas BIOS (desde 1981).
Secure Boot é característica de UEFI, o tipo de firmware que é usado hoje em dia em vez do velho BIOS. Melhor habituar-se a isso pois desde há cerca de 10 anos que tudo é UEFI e será daqui em diante até que este se torne obsoleto também.

OK, CelticWarrior. Eu já uso computadores com UEFI há muito tempo e nunca tive problemas nem para instalar Ubuntu e derivados nem com o uso do Virtualbox nestes computadores. Para mim, foi uma surpresa esse problema aparecer agora, e justo depois da instalação do 20.04.

Mas obrigado pela atenção.

Um abraço.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1