Autor Tópico: Mensagem ata2: srst failed (errno=-16) Nao reconhece HD  (Lida 3459 vezes)

Offline jeferserr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Mensagem ata2: srst failed (errno=-16) Nao reconhece HD
« Online: 30 de Maio de 2020, 18:27 »
Estava usando o Firefox no Ubuntu e algumas paginas visitadas saiu do ar  (nao sei se estou usando o termo certo). Varias vezes aconteceu isso. Mas quando atualizei a pagina, voltou normal. Numa outra tentativa o sistema foi para uma tela preta, e foi rodando varias informacoes. Entao reiniciei o sistema. Na primeira vez carregou, so que ao tentar acessar o site novamente, ficava travando demais (e a tela escurecia e depois voltava ao normal). Fiquei insestindo, mas continuava muito lerdo, ate que voltou para tela preta novamente, como disse no inicio. Desliguei o PC e liguei novamente. E pela minha surpresa nao reconheceu o HD (inclusive nao me deu opcoes para testar as particoes que tenho no HD). Na sequencia fiz BOOT por DVD que tenho para instalar o Ubuntu 16.04 LTS 32 bits. Durante o BOOT apareceu a seguinte mensagem: ata2: srst failed (errno=-16) por 3 vezes e depois carregou pelo ubuntu do DVD (que provavelmente deve ser uma versao anterior que tinha instalado). Gostaria de saber se o problema e de configuracao ou se e Hardware. Se tenho como resolver ou se e caso de trocar o HD ou o cabo SATA.

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Re:Mensagem ata2: srst failed (errno=-16) Nao reconhece HD
« Resposta #1 Online: 31 de Maio de 2020, 00:16 »
Típico problema de HD. Pode tentar trocar o cabo primeiro.
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

Offline jeferserr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re:Mensagem ata2: srst failed (errno=-16) Nao reconhece HD
« Resposta #2 Online: 31 de Maio de 2020, 16:29 »
Fiz o seguinte: Abri o gabinete e percebi que estava lotado de poeira: No cooler, fonte etc.. Como não tenho aspirador de pó tentei tirar o máximo que consegui com papel toalha mesmo. Depois tirei o cabo SATA e o de força do HD. Também tirei o cabo de força e SATA que estava no gravador de DVD e coloquei no HD. Deixei o DVD desconectado momentaneamente. Liguei o PC na força e pelo menos desta vez consegui entrar na tela inicial onde pode selecionar o sistema operacional. Fazendo os testes, todos as partições estavam carregando normalmente os seus sistemas, exceto aquela que deu problema. Com o celular fiz várias pesquisas em busca de "Como recuperar partições danificadas" e encontrei vários vídeos falando sobre o comando fsck. Depois tentei dar o BOOT novamente e ao entrar na tela preta para escolher a partição, selecionei: "Opções avançadas para Ubuntu". Depois escolhi a primeira opção que apareceu que falava sobre incialização com linux. Nesta própria incialização foi detectado o problema e também ela já dava a solução: ou seja, pedia para executar o comando com a partição problema: no caso: "/dev/sda8". A partir daí, seguindo também algumas orientações nos vídeos que assisti digitei o comando: "fsck /dev/sda8". Durante a execução fui confirmando todas as perguntas que fazia com "Yes". Demorou de 10 a 15 minutos para terminar. Depois reiniciei o PC e voltou a funcionar. Mas acredito que ainda é provisório, pois tem hora que faz um barulho muito grande. Acredito que talvez tenha que realmente trocar o HD ou quem sabe fazendo uma melhor limpeza e tirar completamente a poeira. Espero que não de problema pelo menos enquanto esta pandemia não passa e fica difícil ir até uma loja. Agradeço muito a atenção de todos! Por enquanto então fica resolvido! 

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Mensagem ata2: srst failed (errno=-16) Nao reconhece HD
« Resposta #3 Online: 31 de Maio de 2020, 18:45 »
Apenas uma sugestão, faça backUP dos seus arquivos e providencie um novo HD.

Experiência própria.

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto