zekkerj
Na verdade eu utilizava o Dolphin e bastava eu digitar o ip que eu tinha configurado previamente pro H90 que aparecia uma tela de login: dali eu fazia tudo que queria como apagar ou criar arquivos.
O problema é que quando eu tentava utilizar outros programas, como o ark pra descompactar alguma coisa, apesar de aparecer a pasta de rede, emitia um erro quando tentava alguma operação de escrita.
1. Tentei então isso:
"mount -t cifs -o username=admin,password=12345 //192.168.1.76/ /media/Servidor"
que dá essa mensagem de erro:
"mount error(2): No such file or directory
Refer to the mount.cifs( manual page (e.g. man mount.cifs) and kernel log messages (dmesg)"
Faz sentido, você não passou o compartilhamento. Tinha que haver um nome de compartilhamento logo após o "//192.168.1.76/". Imagino também que você criou a pasta "/media/Servidor" e deu permissões apropriadas pra ela.
2. Tentei isso:
"sudo mount -t cifs -o username=${admin},password=${12345},uid=$(0 -u),gid=$(0 -g) //192.168.1.76 /home/bruno/servidor/"
emite isso
"mount: /home/bruno/servidor/: falha ao analisar opções de montagem: Arquivo ou diretório inexistente."
(As pastas destino foram devidamente criadas por mim, eu verifiquei)
Novamente sem o nome do compartilhamento, só o nome do servidor (ou, no caso, o IP).
3. Tentei editar o fstab colocando isso:
"//192.168.1.76/Disk1share/Torrent Area /home/bruno/servidor cifs username=admin,password=12345,iocharset=utf8,sec=ntlm 0 0
O problema aqui, no meu entendimento, é o espaço no nome "Torrent Area". Imagino que vc precisa colocar aspas em torno do nome do compartilhamento, ou omitir a pasta, deixando só o compartilhamento (ou seja, deixar só "//192.168.1.76/Disk1share").
Note também que as opções que vc está passando podem não ser suficientes pra garantir que todos os programas que vc quer usar funcionem.
O que eu fico sem entender é que eu consigo fazer tudo pelo Dolphin, e até por um live CD do Lubuntu eu consigo acessar os arquivos e modifica-los mas não consigo utilizar ele diretamente pelos programas.
O problema pode ser pela forma como o compartilhamento esteja sendo montado, e qual programa vc esteja usando.
Veja que você está trazendo um sistema de arquivos estrangeiro --- o CIFS --- pra ser montado em uma máquina Linux. O que ocorre é que o Linux tem um esquema de usuários (e permissões de usuário), enquanto o CIFS tem outro.
O resultado disso é que normalmente apenas o usuário que montou a pasta acessa ela, e todos os comandos que vc está passando estão fazendo com que seja o root a fazer isso. Todos, menos o Dolphin: esse monta pro seu usuário, mas a pasta fica acessível só dentro do próprio Dolphin.
Me parece, então, que estão faltando algumas opções de montagem, tipo, "umask=0", "user,users", etc., que acho que podem ser úteis no seu caso.