Autor Tópico: Ubuntu 20.04 não faz login após atualização [resolvido]  (Lida 2653 vezes)

Offline carirygondim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 90
    • Ver perfil
Ubuntu 20.04 não faz login após atualização [resolvido]
« Online: 14 de Junho de 2020, 02:50 »
Após atualização, logo após instalação, quando inicializo o Ubuntu 20.04, aparece a tela de login com o nome de usuário. Quando digito a senha o sistema aceita a senha, mas não dá o login. Digito a senha mais de uma vez e acontece a mesma coisa: nada de login. Por favor alguém pode ajudar? Saudações...
« Última modificação: 16 de Junho de 2020, 11:41 por carirygondim »

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Re:Ubuntu 20.04 não faz login após atualização
« Resposta #1 Online: 14 de Junho de 2020, 21:10 »
Como vc sabe que aceitou a senha? Foi uma instalação limpa (formatando)? Vc aproveitou seu /home?
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Ubuntu 20.04 não faz login após atualização
« Resposta #2 Online: 15 de Junho de 2020, 16:46 »
Olá a todos,

Eu até reaproveito a home, mas antes de uma nova instalação eu dou um "Ctrl + H" apago todas as pastas e arquivos ocultos e vou para a nova instalação. Mas não recomendo fazer isso, é que as vezes tenho a mal mania de ter preguiça de fazer backup.

Então o que posso sugerir aqui é fazer uma nova instalação se tiver home separa e escolher um nome de usuário diferente e depois reaver os arquivos da home/fulano-de-tal antiga

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline carirygondim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 90
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 20.04 não faz login após atualização
« Resposta #3 Online: 15 de Junho de 2020, 23:33 »
Como vc sabe que aceitou a senha? Foi uma instalação limpa (formatando)? Vc aproveitou seu /home?

Perdão, eu deveria ter escrito 'acho que aceitou a senha'. O que aconteceu foi: ao digitar a senha, a que achava correta, o sistema retornava uma nova tela de login, e apenas isso; ao testar outra senha o sistema retornava com uma mensagem de que a senha estava errada.

A instalação foi feita nesta sequência: não tinha outro Ubuntu antes; então aloquei, pelo Windows, um espaço no mesmo SSD do Windows 10; instalei o Ubuntu 20.04 a partir do pendrive criando apenas uma partição para tal. Com o sistema já instalado, aparentemente sem problemas, eu fui fazer algumas configurações. Quando reiniciei o sistema apresentou o problema descrito acima.

Será que vale a pena instalar de novo, deixando então o sistema fazer a (primeira) atualização, para só depois eu configurar?

De qualquer forma obrigado pela atenção...
« Última modificação: 15 de Junho de 2020, 23:56 por carirygondim »

Offline carirygondim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 90
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 20.04 não faz login após atualização
« Resposta #4 Online: 16 de Junho de 2020, 04:02 »
Decidi reinstalar o Ubuntu 20.04.

Obrigado pela atenção!

Offline carirygondim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 90
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 20.04 não faz login após atualização
« Resposta #5 Online: 16 de Junho de 2020, 06:42 »
Reinstalei o Ubuntu 20.04 e resolvi o problema.

Na sequência: instalei o Ubuntu 20.04 em dual boot com Windows 10; logo após a instalação reiniciei o computador (de acordo com o próprio sistema que pede tal reinicialização); mas, no reinício, não aparecia o Grub e o boot era feito direto pelo Windows 10; para consertar o problema eu reiniciei pelo pendrive; escolhi a opção de testar o Ubuntu; instalei o boot-repair; foi consertado o problema do boot; sai da sessão -- coisa que não tinha feito na instalação anterior --; e só depois é que reiniciei o computador...

O erro na instalação anterior parece que foi ter criado uma sessão diferente do usuário para corrigir o problema do boot e não ter saído dessa sessão.

Agora está tudo (quase) em ordem. Resta saber o que provocou o problema (já resolvido) do boot -- sem Grub e com boot direto pelo Windows 10. Acho que foi na última opção dada pelo instalador -- algo como: escolha o dispositivo no qual instalar o carregador de inicialização. Eu escolhi o SSD onde já tinha o Windows 10 e estava instalando o Ubuntu 20.04. Mas qual dispositivo escolher?

Obrigado pela atenção.
« Última modificação: 16 de Junho de 2020, 06:55 por carirygondim »

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Ubuntu 20.04 não faz login após atualização [resolvido]
« Resposta #6 Online: 17 de Junho de 2020, 17:45 »
Isso de a tela de boot do ubuntu não aparecer no início, é ou pode ser a configuração do BIOS ou UEFI do equipamento.

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto