Autor Tópico: Samba + HIKVISION H90 + qBittorrent  (Lida 5252 vezes)

Offline Flokos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Samba + HIKVISION H90 + qBittorrent
« Online: 21 de Junho de 2020, 18:52 »
Saudaçoes pessoal

Primeiramente eu já quero dizer que já vasculhei a internet em busca de uma solução para o meu problema e obviamente não encontro.

Tenho um HD montado num aparelho chamado Hikvision H90 que serve basicamente como servidor de arquivos pra casa inteira.

No Kubuntu eu consigo acessar pelo Dolphin pela secção REMOTO, com o endereço smb://192.168.1.76/. Consigo ler e gravar tudo perfeitamente pelo gerenciador de arquivo.

 O problema é o seguinte: Quando eu tento indicar esse local como destino para download do qBittorrent, ele aparece como opção e inclusive deixa ser selecionado mas na hora de gravar o arquivo isso não acontece, o arquivo não é gravado em smb://192.168.1.76/.

Ao invés disso, o arquivo é gravado dentro de uma pasta /home/bruno/smb:/admin@192.168.1.76/ .

Alguém sabe como fazer esse arquivo ser gravado diretamente em smb://192.168.1.76/ ??

Agradeço qualquer ajuda!!

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:Samba + HIKVISION H90 + qBittorrent
« Resposta #1 Online: 22 de Junho de 2020, 16:50 »
Já tentou gravar num diretório dentro dessa partilha de rede? Se sim, qual o resultado?

Offline Flokos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re:Samba + HIKVISION H90 + qBittorrent
« Resposta #2 Online: 24 de Junho de 2020, 12:21 »
Oi CelticWarrior

Desculpa pela demora em te responder. Nessas épocas malucas é um dia de plantão e outro dia inteiro pra se recuperar...


Eu consigo gravar em diretorios nesses endereço (smb://192.168.1.76/) com o Dolphin ou Cajá normalmente.

O programa que eu quero é que não "enxerga" o destino como uma pasta.

Alías, foi como eu falei, o programa até enxerga mas na hora de gravar o arquivo, grava em uma ṕasta dentro do diretorio home.


Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:Samba + HIKVISION H90 + qBittorrent
« Resposta #3 Online: 24 de Junho de 2020, 12:30 »
Sim, mas o que perguntei não foi se grava na raiz dessa partilha de rede, mas sim se grava ou não em algum diretório dentro dela. Não importa se os gestores de ficheiros o fazem ou não, a questão é o próprio qBittorrent.

Adianto já que se esse programa é um snap então não tem jeito mesmo. Por defeito as aplicações snap só gravam e leem na sua área pessoal (/home/nome_de_usuário). Podem-se configurar para poder usar também unidades montadas em /media e /mnt. Não funcionam em qualquer outro ponto de montagem.

Offline Flokos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re:Samba + HIKVISION H90 + qBittorrent
« Resposta #4 Online: 25 de Junho de 2020, 18:22 »
Entendo. Não sabia dessas restrições dos snaps.

Existe algum jeito de se "montar" esse lugar (smb://192.168.1.76/) dentro de /media ou /mnt ou até mesmo dentro da minha /home, de forma que as alterações feitas se reflitam no servidor automaticamente?

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:Samba + HIKVISION H90 + qBittorrent
« Resposta #5 Online: 26 de Junho de 2020, 08:02 »
https://askubuntu.com/a/1050499

Na resposta acima monta-se em /mnt. O mesmo pode ser para montar em /home/nome_de_usuário.

Recordo que por defeito um snap tem acesso apenas à /home. Alguns mas não todos podem aceder adicionalmente a /media e /mnt desde que lhes sejam dadas essas permissões.

Offline Flokos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re:Samba + HIKVISION H90 + qBittorrent
« Resposta #6 Online: 27 de Junho de 2020, 14:12 »
Eu lembro de ter tentado algo semelhante anteriormente.

De todo modo, eu tentei novamente e veio essa mensagem de erro:

mount error(13): Permission denied
Refer to the mount.cifs( 8 ) manual page (e.g. man mount.cifs) and kernel log messages (dmesg)

Offline Flokos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re:Samba + HIKVISION H90 + qBittorrent
« Resposta #7 Online: 01 de Julho de 2020, 08:57 »
Vou tentar mudar a abordagem do problema pra ver se consigo solução.

Alguém conhece um aplicativo que faça sincronização entre pastas de rede ( excetuando os que utilizam a nuvem no processo) ?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Samba + HIKVISION H90 + qBittorrent
« Resposta #8 Online: 06 de Julho de 2020, 10:51 »
Vou tentar mudar a abordagem do problema pra ver se consigo solução.

Alguém conhece um aplicativo que faça sincronização entre pastas de rede ( excetuando os que utilizam a nuvem no processo) ?
Olá Flokos,
Você pode usar o rsync. É um comando de texto, mas muito poderoso. Ele pode sincronizar os arquivos por data de alteração, por conteúdo alterado, manter cópias dos arquivos alterados, remover os que foram retirados da fonte... a única coisa que ainda não encontrei forma de fazer é sincronizar bi-direcionalmente --- só sincroniza da origem pro destino, não do destino pra origem. Mas não chega a ser um problema, basta fazer a sincronização duas vezes, invertendo origem e destino.

Talvez a origem do seu problema, no entanto, seja a forma como você está fazendo a montagem do compartilhamento. Se for isso, aliás, a sincronização também não vai funcionar.

Mostre como você fez a montagem, que provavelmente a gente poderá te ajudar.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Flokos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re:Samba + HIKVISION H90 + qBittorrent
« Resposta #9 Online: 09 de Julho de 2020, 18:28 »
zekkerj

Na verdade eu utilizava o Dolphin e bastava eu digitar o ip que eu tinha configurado previamente pro H90 que aparecia uma tela de login: dali eu fazia tudo que queria como apagar ou criar arquivos.

O problema é que quando eu tentava utilizar outros programas, como o ark pra descompactar alguma coisa, apesar de aparecer a pasta de rede, emitia um erro quando tentava alguma operação de escrita.

1. Tentei então isso:

"mount -t cifs -o username=admin,password=12345 //192.168.1.76/ /media/Servidor"

que dá essa mensagem de erro:

"mount error(2): No such file or directory
Refer to the mount.cifs(8) manual page (e.g. man mount.cifs) and kernel log messages (dmesg)"


2. Tentei isso:

"sudo mount -t cifs -o username=${admin},password=${12345},uid=$(0 -u),gid=$(0 -g) //192.168.1.76 /home/bruno/servidor/"

emite isso

"mount: /home/bruno/servidor/: falha ao analisar opções de montagem: Arquivo ou diretório inexistente."

(As pastas destino foram devidamente criadas por mim, eu verifiquei)


3. Tentei editar o fstab colocando isso:

"//192.168.1.76/Disk1share/Torrent Area  /home/bruno/servidor  cifs  username=admin,password=12345,iocharset=utf8,sec=ntlm  0  0


E nada.

O que eu fico sem entender é que eu consigo fazer tudo pelo Dolphin, e até por um live CD do Lubuntu eu consigo acessar os arquivos e modifica-los mas não consigo utilizar ele diretamente pelos programas.







Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Samba + HIKVISION H90 + qBittorrent
« Resposta #10 Online: 09 de Julho de 2020, 19:14 »
zekkerj

Na verdade eu utilizava o Dolphin e bastava eu digitar o ip que eu tinha configurado previamente pro H90 que aparecia uma tela de login: dali eu fazia tudo que queria como apagar ou criar arquivos.

O problema é que quando eu tentava utilizar outros programas, como o ark pra descompactar alguma coisa, apesar de aparecer a pasta de rede, emitia um erro quando tentava alguma operação de escrita.

1. Tentei então isso:

"mount -t cifs -o username=admin,password=12345 //192.168.1.76/ /media/Servidor"

que dá essa mensagem de erro:

"mount error(2): No such file or directory
Refer to the mount.cifs(8) manual page (e.g. man mount.cifs) and kernel log messages (dmesg)"
Faz sentido, você não passou o compartilhamento. Tinha que haver um nome de compartilhamento logo após o "//192.168.1.76/". Imagino também que você criou a pasta "/media/Servidor" e deu permissões apropriadas pra ela.

Citar
2. Tentei isso:

"sudo mount -t cifs -o username=${admin},password=${12345},uid=$(0 -u),gid=$(0 -g) //192.168.1.76 /home/bruno/servidor/"

emite isso

"mount: /home/bruno/servidor/: falha ao analisar opções de montagem: Arquivo ou diretório inexistente."

(As pastas destino foram devidamente criadas por mim, eu verifiquei)
Novamente sem o nome do compartilhamento, só o nome do servidor (ou, no caso, o IP).

Citar
3. Tentei editar o fstab colocando isso:

"//192.168.1.76/Disk1share/Torrent Area  /home/bruno/servidor  cifs  username=admin,password=12345,iocharset=utf8,sec=ntlm  0  0
O problema aqui, no meu entendimento, é o espaço no nome "Torrent Area". Imagino que vc precisa colocar aspas em torno do nome do compartilhamento, ou omitir a pasta, deixando só o compartilhamento (ou seja, deixar só "//192.168.1.76/Disk1share").

Note também que as opções que vc está passando podem não ser suficientes pra garantir que todos os programas que vc quer usar funcionem.


Citar
O que eu fico sem entender é que eu consigo fazer tudo pelo Dolphin, e até por um live CD do Lubuntu eu consigo acessar os arquivos e modifica-los mas não consigo utilizar ele diretamente pelos programas.
O problema pode ser pela forma como o compartilhamento esteja sendo montado, e qual programa vc esteja usando.

Veja que você está trazendo um sistema de arquivos estrangeiro --- o CIFS --- pra ser montado em uma máquina Linux. O que ocorre é que o Linux tem um esquema de usuários (e permissões de usuário), enquanto o CIFS tem outro.

O resultado disso é que normalmente apenas o usuário que montou a pasta acessa ela, e todos os comandos que vc está passando estão fazendo com que seja o root a fazer isso. Todos, menos o Dolphin: esse monta pro seu usuário, mas a pasta fica acessível só dentro do próprio Dolphin.

Me parece, então, que estão faltando algumas opções de montagem, tipo, "umask=0", "user,users", etc., que acho que podem ser úteis no seu caso.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Flokos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re:Samba + HIKVISION H90 + qBittorrent
« Resposta #11 Online: 10 de Julho de 2020, 19:18 »
O problema zekkerj é que eu já usei toda a minha "linuxidade" pra tentar fazer isso funcionar.

Não sou usuario avançado, estou mais para "seguidor de receita de bolo".

Não consigo entender as nuances necessarias da linha de comando pra fazer isso funcionar. Tentei até utilizar um programa chamado SMB4K mas sem sucesso.

Se eu passar todas as informaçoes necessarias, vocẽ poderia "montar " essa linha de comando ou seria pedir demais?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Samba + HIKVISION H90 + qBittorrent
« Resposta #12 Online: 10 de Julho de 2020, 20:31 »
Talvez. Eu entendo que a melhor forma seria colocar o compartilhamento no arquivo /etc/fstab; eu sugiro que vc tente de novo assim, mas dessa vez, coloque a linha assim:

Código: [Selecionar]
//192.168.1.76/Disk1share  /home/bruno/servidor  cifs  username=admin,password=12345,iocharset=utf8,sec=ntlm,user,users,umask=0  0  0
Em seguida, monte o compartilhamento com o comando:

mount /home/bruno/servidor

Note que está sem "sudo". Isso é graças àquele parâmetro "user" adicionado à linha do /etc/fstab.
Note também que eu retirei a pasta "Torrent Area" do ponto de montagem. Ela vai passar a aparecer no caminho.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Flokos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re:Samba + HIKVISION H90 + qBittorrent
« Resposta #13 Online: 18 de Julho de 2020, 19:57 »
Consegui resolver a parada utilizando o Smb4K:

Fuçando no Hikvison H90 utilizando um Live CD, em um dos gerenciadores de arquivo, ele me retornou com a informação de como era nomeado o servidor e como estava nomeado o grupo de trabalho do mesmo. Depois de mexer mais um bocado, gerei um erro que me dizia qual era a porta que estava sendo utilizada, coisa que eu também não sabia.

Voltei no Smb4k e com as informações acima, abri uma janela de montagem que funcionou perfeitamente: é criada uma pasta dentro da minha home e tudo que é feito lá aparece também no Hikvision H90.

Problema resolvido.

Obrigado a todos !