Autor Tópico: Imprimir por wireless  (Lida 5307 vezes)

Offline maurov

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 446
    • Ver perfil
Imprimir por wireless
« Online: 26 de Junho de 2020, 19:12 »
Existem vários tópicos sobre impressoras wi-fi no fórum e fora dele. Li alguns e não compreendi a lógica.

1) Para a impressora receber um endereço IP do roteador basta ligá na tomada e pressionar WPS (O Wi-Fi Protected Setup facilita o processo de conexão de qualquer outro dispositivo à uma rede wireless). Fiz isso e vejo no programa de gerenciamento do roteador que este forneceu um endereço IP à impressora.

2a) A partir de um celular com Android (tem que ser versão mais atual) é possível baixar na AppStore um programa como HPSmart e está funcionando.

2b) Na máquina Linux estou tendo problema. Fui em Sistema/Configurações/Dispositivos/Impressoras -->adicionar e obtenho a resposta CUPS-BRF-Printer, mas não consigo imprimir dela. Em Configurações/Detalhe da impressora tem uma opção localhost, mas não  resolveu por aí.

Ubuntu 18.04.4 LTS
64 bits

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:Imprimir por wireless
« Resposta #1 Online: 28 de Junho de 2020, 11:59 »
Um dado importante. Qual o modelo da sua impressora HP?

Se o driver estiver instalado em seu sistema ao detectar a impressora de Rede é instalado o driver correto. Se isso não acontecer.
Ao adicionar impressora, aparece uma lista em que esse "Generic Cups-BRF" é sugerido. Vc não deve usar ele

Vc deve ir pro menu "Impressora de rede" ao final  do menu e "localizar impressora de rede".
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline maurov

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 446
    • Ver perfil
Re:Imprimir por wireless
« Resposta #2 Online: 29 de Junho de 2020, 10:47 »
HP Deskjet Ink Advantage 2676
É uma multifuncional

Menu de topo / Configurações / Dispositivos / Impressoras --> Adicionar uma impressora

Mostram 2 opções:
1) Adicionar nova impresora
2) Definições de impressoras adicionais

Pela opção 1 acima, na nova janela pequena tem as opções:
- cancelar,
-uma CUPS-BRF-Printer que ele sugere, e,
- em baixo que diz: "digite um endereço de rede ou pesquise por u... "

Se eu digito "2676" e "enter" não acontece nada. HP Deskjet Ink Advantage 2676 também não faz nada.

Pela opção 2:
Abre "Nova impressora" e pede para "Selecionar dispositivo". São 4 opções:
Generic CUPS-BRF
LPT # 1
Porta Serial # 1
Impressora de rede.

Na última opção "impressoras de rede", abrem-se mais 7 sub-opções:
- Localizar impressora de rede
- Impressora do Windows via S...
- AppSocket/HP Jet Direct
Protocolo de impressão para...
LPD/LPR Hospedeiro ou Imp...
Protocolo de impressão para...
Internet Printing Protocol (ip...

Por último, e acho que deveria ser o primeiro: Não vejo o IP da impressora na lista do roteador
« Última modificação: 29 de Junho de 2020, 10:58 por maurov »

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:Imprimir por wireless
« Resposta #3 Online: 29 de Junho de 2020, 14:25 »
Na última opção "impressoras de rede", abrem-se mais 7 sub-opções:
- Localizar impressora de rede

É essa opção que vc deve utilizar. Sua rede vai ser vasculhada por uma impressora de rede. E se ela for encontrada será pedido pra instalar o driver. Se já não estiver instalado.
Os pacotes "hplip" e "hplip-data" devem tá instalado no sistema.

Se houver alguma impressora anteriormente instalada, remova primeiro. É o caso da CUPS-BRF-Printer.
« Última modificação: 29 de Junho de 2020, 14:29 por selvaking »
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline maurov

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 446
    • Ver perfil
Re:Imprimir por wireless
« Resposta #4 Online: 30 de Junho de 2020, 10:48 »
O hplip 3.20.6 da https://developers.hp.com/hp-linux-imaging-and-printing/gethplip dá erro. Deu em 2 máquinas que instalei.
Vou tentar voltar para a versão 3.16.7 que tem na sourceforge.
« Última modificação: 30 de Junho de 2020, 12:01 por maurov »

Offline maurov

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 446
    • Ver perfil
Re:Imprimir por wireless
« Resposta #5 Online: 30 de Junho de 2020, 12:01 »
Estranho. Ao tentar instalar (ou reinstalar, sei lá) a versão 3.16.7 do hplip, vem a seguinte mensagem:

Código: [Selecionar]
note: Defaults for each question are maked with a '*'. Press <enter> to accept the default.
/Gtk-Message: 11:57:45.718: Failed to load module "canberra-gtk-module"
-Gtk-Message: 11:57:45.764: Failed to load module "canberra-gtk-module"
error: ubuntu-18.04 version is not supported, so all dependencies may not be installed. However trying to install using ubuntu-16.04 version packages.

O site developers.hp.com garante as compatibilidades:
Ubuntu (12.04, 14.04, 15.10, 16.04, 16.10, 17.04,17.10,18.04,18.10,19.04,19.10)
« Última modificação: 30 de Junho de 2020, 12:06 por maurov »

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:Imprimir por wireless
« Resposta #6 Online: 30 de Junho de 2020, 14:52 »
O hplip vem no Ubuntu. Só confirme se a versão utilizada vem com o driver da sua impressora. Normalmente vem. Acho que não precisava instalar a última versão do sourceforge.
A impressora é reconhecida se é usado o cabo USB?
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline maurov

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 446
    • Ver perfil
Re:Imprimir por wireless
« Resposta #7 Online: 30 de Junho de 2020, 14:57 »
No PC havia uma outra impressora multifuncional que estragou. Ao colocar esta nova 2676 no cabo USB não precisou instalar nada. Em um outro PC da rede (vou chamá-lo de PC2), tentei instalar a impressora pelo wireless. Uma das tentativas foi atualizar o hplip, que agora parou de funcionar em ambas.

Offline maurov

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 446
    • Ver perfil
Re:Imprimir por wireless
« Resposta #8 Online: 30 de Junho de 2020, 15:44 »
8 de mai. de 2018 - HPLIP is not compatible with modern GNOME (No system tray detected on this system. Unable to start, exiting.) Usando Ububtu 18.04 LTS.
https://bugs.launchpad.net/hplip/+bug/1770027

Tem um post também aqui no forum:
https://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=123343.0


Offline maurov

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 446
    • Ver perfil
Re:Imprimir por wireless
« Resposta #9 Online: 30 de Junho de 2020, 17:35 »
https://imgur.com/UOVu8f1

Ao tentar conectar na rede, pressionando os botões "sem fio" e "informações" por 3 segundos, e depois, pressionar WPS no roteador:
O roteador forneceu um IP 10.0.0.107 para a impressora. Nas máquinas da rede apareceu automaticamente a impressora sem fio (na máquina na qual ela está ligada por USB também), mas no painel acima da impressora ficou piscando quase todas as luzes em vermelho.

E nada mais funcionou. Precisei fazer um hard reset na impressora e deixei funcionando em uma só máquina,
« Última modificação: 30 de Junho de 2020, 17:41 por maurov »

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:Imprimir por wireless
« Resposta #10 Online: 01 de Julho de 2020, 06:30 »
No PC havia uma outra impressora multifuncional que estragou. Ao colocar esta nova 2676 no cabo USB não precisou instalar nada. Em um outro PC da rede (vou chamá-lo de PC2), tentei instalar a impressora pelo wireless. Uma das tentativas foi atualizar o hplip, que agora parou de funcionar em ambas.

Vc vai ter de definir como vc quer usar ela. Se por cabo USB ou por Wireless.
Os dois juntos acho que não rola.
Se for por cabo USB, no micro que vc colocar ela, vc deve fazer o compartilhamento pra rede.
Se for por wireless, habilita o wi-fi dela pra ela pegar um IP na rede.
Em relação ao hplip, vc vai ter que remover ele e a linha que foi adicionada pra acessar o sourceforge.
E instalar ele novamente dos repositórios do ubuntu.
Se houver dificuldades pra vc fazer isso, faz contato comigo no zap. Vou te enviar meu contato por Msg Direta.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline maurov

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 446
    • Ver perfil
Re:Imprimir por wireless
« Resposta #11 Online: 01 de Julho de 2020, 10:52 »
Citar
Vc vai ter de definir como vc quer usar ela. Se por cabo USB ou por Wireless.
Os dois juntos acho que não rola.
No PC1 é por USB, onde foi só plugar que ficou funcionando, sem hplip, sem nada.

Citar
Se for por cabo USB, no micro que vc colocar ela, vc deve fazer o compartilhamento pra rede.
Opa, ok. Como faço isso?

Citar
Se for por wireless, habilita o wi-fi dela pra ela pegar um IP na rede.
Taí o nó. Já repeti 2x o procedimento pelo WPS e começa a piscar tudo vermelho no painel dela. Para voltar, só fazendo reset.

Citar
Em relação ao hplip, vc vai ter que remover ele e a linha que foi adicionada pra acessar o sourceforge.
Isso é necessário. Removi sudo apt remove hplip e sudo apt purge hplip. Mas ainda fica aparcendo a mensagem de erro de systray no boot. Qual linha removo?

Já desisti de ter acesso do PC2 para a impressora pelo wifi dela, parece ter muitos bugs ou incompatibilidades. Desejo agora acessá-la através do PC1 (no qual ela está instalada via USB) por rede.

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:Imprimir por wireless
« Resposta #12 Online: 01 de Julho de 2020, 13:56 »
Conforme contato do @maurov pelo zap fizemos o seguinte.

Foi reinstalado o pacote hplip que ele havia removido.
Código: [Selecionar]
sudo apt install hplip
Foi acessado o servidor de impressão CUPS no endereço http://localhost:631/ pelo navegador.

No menu superior do CUPS foi selecionado "impressora" e foi verificado que havia uma impressora instalada.
Citar
HP DeskJet 2600 series      HP Deskjet 2600 Series, hpcups 3.20.6   Ociosa

Foi acessada a página da impressora clicando no link do nome dela e no menu dropdown de "manutenção" foi selecionado a opção "Imprimir página de teste", onde foi confirmado que a impressora estava imprimindo em modo local.

No menu superior do CUPS foi selecionado "Administração" e foi marcada a opção "Compartilhar impressoras conectadas a este sistema" em configurações do servidor e clique no botão "Alterar configurações"

É pedido um usuário e senha que seja admin no ubuntu.

Caso não funcione no Chrome tente no Firefox.

Ao compartilhar a impressora na máquina servidora (Onde a impresora tá conectada), ela é publicada na rede e todos os micros Ubuntu teem acesso. E micros Windows tbm com algumas configurações adicionais no Windows.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline maurov

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 446
    • Ver perfil
Re:Imprimir por wireless
« Resposta #13 Online: 01 de Julho de 2020, 15:05 »
Citar
Caso não funcione no Chrome tente no Firefox.

No Chrome, ao clicar no botão "Alterar configurações", vem uma mensagem "Não autorizado
Digite seu nome de usuário e senha, ou do usuário root, para acessar esta página. Se você estiver usando autenticação Kerberos, certifique-se de que você tem um ticket Kerberos válido", mas nem apresenta a janela para digitar usuário e senha. No firefox, esta aparece.

Usuário e senha:
No Ubuntu, por default, não é setado uma senha para root, e é exatamente esta senha que deve ir na caixa de diálogo. Esta senha deve ser setada no terminal pelo comando
Código: [Selecionar]
passwd.

Resumo:
Optamos por fazer o compartilhamento pela rede, através do PC ao qual a impressora está ligada via USB. Para acessar por wireless pela máquina Ubuntu foram muitos problemas que deixaram a coisa meio complicada.

Valeu muito, Selva!

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:Imprimir por wireless
« Resposta #14 Online: 01 de Julho de 2020, 21:23 »
Valeu @maurov

Edita o título e coloca como resolvido.

Ficou faltando acessar o compartilhamento pela máquina Windows.

E esse compartilhamento pelo Wi-fi tbm é possível. Podemos tentar de outra vez ele.

Fica a seu critério!
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049