Autor Tópico: Ajuda troca placa de vídeo  (Lida 1467 vezes)

mwellisch

  • Visitante
Ajuda troca placa de vídeo
« Online: 30 de Outubro de 2006, 18:28 »
Olá!

Sou novo aqui no fórum e vim para aqui pedir ajuda para resolver um problema.

Antes de tudo, gostaria de deixar bem claro que sou totalmente leigo em Linux. Da última vez que havia tentado uma instalação, foi uma do Mandrake e nunca consegui fazer funcionar plenamente. Mas esse é um problema antigo.

Bem, minha tia tem um pentium 3 700mhz, com HD de 80GB. O cpu estava dando muito pau no Windows e ela me pediu para formatar a máquina e começar tudo do zero. Além da instalação do Windows, ela me pediu para instalar o Linux. Foi bom, pois eu já queria fazer isso há algum tempo, mas como meu notebook tem um HD de 40GB, isso estava sendo totalmente inviável.

Vamos ao problema em questão. O problema da máquina dela era a placa de vídeo, que travava o windows logo após a inicialização. Eu formatei a máquina dela, reinstalei o windows, criei uma partição para o Linux e instalei ele também. Tudo isso com a placa de vídeo que estava dando problema, pois esqueci de trocar a placa por uma outra que ela tem, um pouco mais antiga.

O problema está aí. Quando fiz isso, não me toquei de que Linux poderia dar problema com isso. Agora não consigo mais entrar no Linux com a placa de vídeo que vai ficar em definitivo na máquina. Dá erro na hora de inicializar a parte gráfica.

Minha dúvida é a seguinte: Como para trocar as placas de vídeo no Linux? No Windows, como a imensa maioria sabe, é fácil, pois o sistema reconhece um novo hardware na hora de iniciar o SO. Já no Linux(Ubuntu 5.10) dá erro na hora de carregar a parte gráfica do SO.

Alguém aí pode me dar uma mão?

Desde já agradeço!

Abraços!