Autor Tópico: Netplan corrompido  (Lida 2674 vezes)

Offline mirandaeletro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Netplan corrompido
« Online: 22 de Julho de 2020, 11:24 »
Bom dia pessoal, após três dias tentando resolver um problema, venho recorrer aos mais experientes.
tenho um servidor de virtualização com xcp-ng, instalei o ubuntu server 18.04 e nele tenho o zabbix, acontece que fiquei sem acesso via web e após verificar constatei que o netplan não está funcionando e nem aparece como um serviço.
eu gostaria de saber se há alguma possibilidade de concertar isso sem perder os dados.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Netplan corrompido
« Resposta #1 Online: 22 de Julho de 2020, 12:06 »
Vc tem acesso ao console desse servidor, certo? Via XO ou XCP-ng-Center.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline mirandaeletro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:Netplan corrompido
« Resposta #2 Online: 22 de Julho de 2020, 14:40 »
Sim, tenho acesso via ao xcp-ng center, inclusive quando dou um sudo netplan apply, retorna como se ocomando não foi encontrado.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Netplan corrompido
« Resposta #3 Online: 23 de Julho de 2020, 19:37 »
OK. Isso facilita bastante.

Muitas vezes a execução direta de um comando não funciona, você precisa executar o comando dentro do próprio shell de super-usuário. Então, em vez de "sudo netplan apply", sugiro que vc use "sudo -s", e, em seguida, "netplan apply". Pode também usar o caminho completo de instalação --- "/usr/sbin/netplan", em vez de só "netplan".

Caso o problema continue, verifique se o netplan está realmente instalado. O comando pra isso é "sudo apt install --reinstall netplan.io".
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Re:Netplan corrompido
« Resposta #4 Online: 26 de Julho de 2020, 21:49 »
Se o netplan não foi encontrado, não deve estar instalado e não está sendo usado. A pergunta é: por que vc precisa do Netplan?
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak