Alguns detalhes mais depois de uma observação mais atenta da sua captura de pantalha com o disco:
Há algo de muito estranho em que não me fixei na primeira vez que é o ponto de montagem. O disco de 500GB aparece em "/media/...". Pergunto, será que você obteve esta captura numa sessão "live" correndo a partir de um USB? É que se estivesse correndo o sistema instalado nesse mesmo disco deveria aparecer como "Montado em Raíz do sistema de ficheiros" (a versão pt_BR pode ser ligeiramente diferente). Ou na verdade o sistema NÃO está instalado nessa drive mas sim na USB? Ou sim, instalado nessa drive mas com encriptação? Nesse caso a leitura correta dos parâmetros é muito mais complicada e o Discos (Disks) não é a ferramenta apropriada para analisar o espaço em disco encriptado com LUKS+LVM, o padrão de Ubuntu e derivados.
NOTA: Eu estava escrevendo isto antes do seu último post e essa captura confirma a cagada:
O sistema está instalado na USB. Assim.
obviamente, será lento e pode travar.
Sim, independentemente dos considerandos anteriores, a minha sugestão é reinstalar como deve ser.
A saber antes de avançar:
Quase todos os sistemas UEFI com Windows 7 pré-instalado usam o modo Legacy/CSM/"BIOS". Windows 7 desde que instalado a partir de USB suporta UEFI mas enfim, essa foi a realidade da indústria nos derradeiros anos do Windows 7, poderiam ter sacado partido das caraterísticas novas do UEFI mas não, "melhor um mal conhecido que um bem por conhecer" foi a filosofia de quase todas as marcas nessa época. É só desde 2012, com o Windows 8, que Microsoft "obrigou" os fabricantes a instalar o SO em modo UEFI e, necessariamente, GPT que também tem muitas vantagens comparando com o arcaico MBR ("msdos"). Mas então, porque vinha com o Windows 7 pré-instalado, MBR é também mandatória.
Dito isto passo à "receita" de instalação:
1. Atualizar o firmware UEFI (erradamente chamado ainda de "BIOS" pelo fabricante). Este passo pode ser opcional e pode não ser. Note que se o fabricante publica uma atualização há sempre uma razão para isso. E a atualização creio que é esta:
https://www.asus.com/supportonly/Z550MA/HelpDesk_BIOS/ . Repare na nota "Update secure mode variable “dbx” for win10". Isto é algo que muito provavelmente também é importante para um Linux moderno.
2. De seguida entre na configuração de UEFI ("BIOS") e procure as diversas opções de arranque:
- Desabilite opções "Legacy" ou "CSM"; de preferência configure se aplicável "UEFI only" em vez de "UEFI + Legacy" ou algo similar, essa é a ideia, adapte para os particulares do seu firmware
- Desabilite "Fast Boot" se aplicável
- Desabilite "Secure Boot" - Note que nem sempre esta funcionalidade aparece de forma explicita, muitos firmwares usam algo como "OS Selection" onde Windows 8 (ou 10) = Secure Boot ON e Windows 7/Other = Secure Boot OFF. Mais raro mas também já vi aparecer "Android", este serve perfeitamente porque é também Secure Boot OFF, que é o que queremos.
- No menu Boot ou equivalente coloque a a drive interna - o disco de 500GB - como a primeira unidade de arranque.
Neste momento todas as configurações iniciais (e definitivas) estão concluídas. O passo seguinte e fazer um instalador apropriado...
3. De preferência noutro computador, com Windows, Ubuntu ou outro Linux, instale/corra o Balena Etcher -
https://www.balena.io/etcher/ - (há muitas outras ferramentas mas esta garante a cópia correta "byte-by-byte" do ISO e isso resulta num instalador que arranca corretamente tanto em "UEFI como em "BIOS") e use o Etcher para criar a pen de instalação.
4. Arranque a sessão "live" com o pen conectado e selecionando-o com o menu "one-time boot" ou equivalente ou, na falta deste, entre novamente nas configurações UEFI ("BIOS") e use a opção "Boot Override" ou equivalente, evitando deste modo alterar a ordem de arranque na qual o disco interno deve estar em primeiro.
5. *Muito importante* Antes de iniciar a instalação abra o GParted, assegure-se de ter o disco de 500GB selecionado no menu despregável do canto superior direito e depois vá ao Menu Device > New partition table e selecione "GPT". Isto apagará TUDO!! Assim, se tiver algo aí - não creio, porque o sistema está instalado noutra drive (USB) - faça a cópia ANTES de criar a nova tablea de partições. Neste momento pode fechar o Gparted que não será mais necessário.
6. Finalmente proceda à instalação. Pode selecionar a opção "apagar e instalar..." para que o instalador faça o particionamento automático, sem complicações, e sempre assegurando-se que a unidade de destino é efetivamente o tal disco de 500GB.
Por fim, eu sei que talvez isto seja muito para digerir mas são tudo cousas a saber para poder desfrutar desse computador com o Ubuntu instalado nas melhores condições. Não hesite em pedir esclarecimentos adicionais se não entender algo e, também se necessário comente se as opções do firmware forem diferentes das que indiquei acima. BIOS ou UEFI, todos os firmwares são diferentes, entre marcas e mesmo entre modelos da mesma marca, mas os conceitos fundamentais são sempre os mesmos salvo raras exceções.
Também aproveito para reiterar que mesmo instalado nas melhores condições, Ubuntu ou Windows, o HDD vai sempre limitar severamente o desempenho. Se trocar por um SSD e aumentar a RAM o computador vai literalmente parecer outro.