Autor Tópico: Permissão negada de Extrair arquivo na bin (usr/local/bin)  (Lida 5386 vezes)

Offline RosaneNany

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Permissão negada de Extrair arquivo na bin (usr/local/bin)
« Online: 03 de Setembro de 2020, 21:50 »
Olá pessoal.
Preciso extrair um arquivo compactado na pasta bin , caminho usr/local/bin. Clico encima do arquivo e digo para extrair em, porém aparece a seguinte mensagem:
Houve um erro ao extrair "ampl_linux-intel64.zip". Erro ao criar o diretório /usr/local/bin/ampl_linux-intel64: Permissão Negada.
Então abro o arquivo compactado, clico em extrair no mesmo caminho acima e a mensagem é a seguinte:
Extração não realizada. Você não possui as permissões corretas para extrair pacotes na pasta bin.

Sou a única usuária do PC então não entendo essa questão de permissão. O caminho foi orientado por um professor. Vi que há outras pastas bin, no entanto o caminho solicitado era esse.

Alguém pode me ajudar?
« Última modificação: 03 de Setembro de 2020, 21:53 por RosaneNany »

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Permissão negada de Extrair arquivo na bin (usr/local/bin)
« Resposta #1 Online: 04 de Setembro de 2020, 11:36 »
Olá RoseaneNany,

Desculpe-me estar aqui para lhe perguntar, mas na pasta /usr/loacal/bin se fosse comigo aqui eu teria que usar privilégios administrativos olhe abaixo para ver se eu me faço entender:



Aqui eu apenas clico com o direito do mouse e:


Mas, mesmo assim o que seria esse arquivo? Você pode tentar dessa forma, copiar o arquivo pelo terminal, siga os comandos abaixo:

sudo cp /usr/local/bin/Nome_do_Arquivo_a-copiar /home/seu_usuario/uma_paste_de_sua_escolha_ex_/Downloads

Ou seja, meu exemplo abaixo:
Código: [Selecionar]
sudo cp /usr/local/bin/java /home/acpereira/Público/

E na pasta Dowloads executar a ação de descompactação do arquivo

Espero ter sido útil de alguma forma.

T+
« Última modificação: 04 de Setembro de 2020, 11:38 por creto »
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline RosaneNany

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re:Permissão negada de Extrair arquivo na bin (usr/local/bin)
« Resposta #2 Online: 06 de Setembro de 2020, 10:57 »
Olá Creto.

Fiz através do terminal como me sugeriu e deu certo, mas ainda assim gostaria de saber pq eu não consigo fazer com a interface gráfica.

Eu fiz um print pra você o que acontece. Lá na pasta não há nada, pelo menos eu não vejo nada.



O arquivo compactado é um arquivo do curso de graduação que o professor enviou. O processo que estou fazendo para descompactar é o seguinte:
1º seleciono extrair para... e informo o local

2º ao clicar em selecionar ele manda essa msg e erro.



Quando abro o arquivo compactado e tento extrair os docs lá de entro, a mensagem já é outra.



Depois, descompactei na pasta Download como sugeriu e movi para a bin e a mensagem que apareceu já é conhecida



Enfim, não sei o motivo de não conseguir fazer isso graficamente.

De qualquer maneira, gratidão por ter me ajudado dando a orientação com os comandos.  ;)
« Última modificação: 08 de Setembro de 2020, 21:40 por RosaneNany »

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Permissão negada de Extrair arquivo na bin (usr/local/bin)
« Resposta #3 Online: 08 de Setembro de 2020, 09:49 »
Olá primeiro corriga os seus prints postando no http://postimage.org/ e usando o código "Miniaturas para fóruns" para não ter seu tópico trancado pela moderação

Não pense que estou chamando a sua atenção, apenas estou avisando sobre as regras de postagens para não ter seu tópico trancado e podermos continuar aqui


Clique para ampliar a imagem

Pois ficou até ruim para eu ler a sua mensagem
;)

Arrume ai que sei que nem apenas eu, irei auxiliar por aqui já que o fórum é muito solicito

Para extrair um arquivo para a pasta bin você terá que usar o terminal

T+
« Última modificação: 08 de Setembro de 2020, 09:52 por creto »
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline RosaneNany

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re:Permissão negada de Extrair arquivo na bin (usr/local/bin)
« Resposta #4 Online: 08 de Setembro de 2020, 21:41 »
Olá primeiro corriga os seus prints postando no http://postimage.org/ e usando o código "Miniaturas para fóruns" para não ter seu tópico trancado pela moderação


Arrumei lá. Gratidão! ;)

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Permissão negada de Extrair arquivo na bin (usr/local/bin)
« Resposta #5 Online: 09 de Setembro de 2020, 08:17 »
Olá,

Vamos ver se eu consigo me fazer entender :) é que sou meio complicado, e as vezes não me descomplico.

Os gerenciadores de aquivos na maioria fazem de tudo mesmo no Linux, agora vem o(s) porém(ns), para que ele copie, extraia, mova um arquivo da sua /home para uma pasta do sistema /bin; /opt; /usr; etc., etc., tem que dar a ele permissões administrativas, dai me pergunta: _Como Creto?

1º - Aqui não uso o ubuntu, mas sim o BigLinux 20.04 que é um derivado do (k)ubuntu, nele o Dolphin (gerenciadopr de arquivos do KDE), não abre o mesmo com o comando sudo dolphin que seria para dar privilégios para ele executar essa ação que você pretende, um pouco de olho no olho para entender melhor:

- Baixei o telegram desktop direto do >>site oficial, aqui para a pasta Downloads


Eu teria que descompactar esse arquivo para a pasta /opt, isso graficamente ficaria assim:


O caso é, ele não vai mandar por a pasta ter privilégios administrativos e para eu abrir o Dolphin aqui, com tais privilégios/permissões ele não abriria pelo terminal, veja abaixo:
Código: [Selecionar]
acpereira@acpereira:~$ sudo dolphin
[sudo] senha para acpereira:
[u]Executing Dolphin with sudo is not possible due to unfixable security vulnerabilities[/u].
acpereira@acpereira:~$

- Daí, e então como faço? Vamos nos acostumar com o grande terminal linux, no meu caso, abro o terminal nele navego até a pasta onde se encontra o "tsetup.2.3.2.tar.xz", veja abaixo
Código: [Selecionar]
acpereira@acpereira:~$ cd ~/Downloads/
acpereira@acpereira:~/Downloads$ ls
'big-linux (1).png'
 Casa1.jpg
 Casa2.jpg
 Casa3.jpg
 Casa4.jpg
 Casa5.jpg
 creto100.png
'DECLARACAO IRPF ANTONIO CARLOS PEREIRA DA SILVA.pdf'
 dokuwiki-24117f7f9e0362c4b1782ff29220b0ab.tgz
'FATURAMENTO A C P DA SILVA LTDA.pdf'
 icons8-google-drawing.svg
 maria.png
'Novo Contrato A C P DA SILVA LTDA.pdf'
'PRO LABORE ANTONIO CARLOS.pdf'
'RECIBO IRPF ANTONIO CARLOS PEREIRA DA SILVA.pdf'
 saliba.jpg
'Telegram Desktop'
 tsetup.2.3.2.tar.xz
 VeroptBRV320AOC.oxt
 Whatsapp_icon-icons.com_60504.svg
acpereira@acpereira:~/Downloads$

Ou seja, no terminal siga os comandos abaixo:

cd ~/Pasta_onde_está_seu_arquivo + Tecle Enter
ls (LS) para visualizar os arquivos contidos na pasta + Tecle Enter

Agora descompactar e mandar o arquivo para a pasta que você quer, para se fazer isso (como exemplo meu aqruivo .TAR.XZ) eu usarei:

sudo tar Jxf tsetup.2.3.2.tar.xz -C /opt/

PS: No seu caso como é um arquivo com extensão .ZIP o comando é diferente seria mais ou menos "sudo unzip arquivo_para_descompactar.zip -C /usr/local/bin/

Assim ele irá parar na pasta de destino, veja abaixo


Como eu já tenho o telegram-desktop instalado aparecem duas pastas telegram uma começa com a letra "T" maiúscula, que é a que está no arquivo, olhe novamente abaixo:


Agora eu que pergunto, deu para entender o Paulo Creto?

Espero ter sido útil de alguma forma
;)

Qualquer duvida volte a postar que o fórum tentará lhe auxiliar

T+
« Última modificação: 09 de Setembro de 2020, 08:24 por creto »
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline RosaneNany

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re:Permissão negada de Extrair arquivo na bin (usr/local/bin)
« Resposta #6 Online: 09 de Setembro de 2020, 11:09 »

Agora eu que pergunto, deu para entender o Paulo Creto?


Olá Paulo Creto.
Deu pra entender sim. Bem, pelo menos penso que sim... Vou resumir aqui o que entendi...

No linux nem todas as pastas tem permissões, sendo assim precisamos usar o terminal para copiar/ extrair, enfim, os arquivos/pastas.
É mais ou menos isso...rsrs...
Então, quando eu precisar mover o arquivo e ele dar a mensagem, farei pelo terminal.

Grata pela ajuda Creto.  :)

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Permissão negada de Extrair arquivo na bin (usr/local/bin)
« Resposta #7 Online: 09 de Setembro de 2020, 11:44 »
Isso mesmo as pastas normais:


Essas acima você move, extrai de uma para outra sem problemas

Nessas outras abaixo, não


Acho que agora vai, certo?!

Faça uma busca no google por "como extrair arquivos ta.gz tar.xz zip pelo terminal linux", meu avô dizia, creto quem dá o pão dá o ensino então, essa ai é a melhor dica da www

https://www.vivaolinux.com.br/dica/Como-descompactar-arquivos-zip-rar-tar.gz-tar.bz2-pelo-terminal

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Permissão negada de Extrair arquivo na bin (usr/local/bin)
« Resposta #8 Online: 30 de Setembro de 2020, 10:35 »

Agora eu que pergunto, deu para entender o Paulo Creto?


Olá Paulo Creto.
Deu pra entender sim. Bem, pelo menos penso que sim... Vou resumir aqui o que entendi...

No linux nem todas as pastas tem permissões, sendo assim precisamos usar o terminal para copiar/ extrair, enfim, os arquivos/pastas.
É mais ou menos isso...rsrs...
Então, quando eu precisar mover o arquivo e ele dar a mensagem, farei pelo terminal.

Grata pela ajuda Creto.  :)
Olá @RosaneNany, tudo bem? Não, não é assim não.

No Linux, todas as pastas têm, sempre, permissões. Sempre!!! O que acontece é que, nesse sistema de permissões, seu usuário pode ou não consegur fazer algum tipo de acesso na pasta, conforme as permissões definidas pra ela.

O fato de você ser o único "humano" acessando a máquina não muda isso. E, mesmo sendo o único "humano", não significa que você é o único (ou única) usuário(a). Sempre há vários usuários, de uso interno, criados justamente para que o sistema de permissões e proteções possa funcionar. O chamado "super-usuário" ou "root" é apenas um deles (ainda assim, o mais importante).

O que acontece é que, dentro da sua chamada "pasta HOME", as permissões são ajustadas para que você (e, normalmente, só você, de usuário humano) possa ler, gravar ou mesmo consultar arquivos. A pasta onde você tentou mexer, no entanto, fica fora da sua pasta HOME, e fora dela, normalmente, só o super-usuário pode fazer alterações. Por isso, antes de fazer a alteração que você quer, é preciso avisar que ela deve ser feita com o super-usuário (ao qual você tem acesso por ser a primeira "usuária humana" da máquina, e portando, ser considerada a "administradora" dela).

Na interface gráfica também tem como fazer isso; normalmente o que você faz é abrir o gerenciador de arquivos, clicar com o botão direito e pedir pra acessar a pasta como super-usuário ou administrador. Em seguida, vai ser pedida a sua senha (já que você é a administradora), para garantir que é você mesma que está usando a máquina, e não outra pessoa. Daí é só fazer o que você quer.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:Permissão negada de Extrair arquivo na bin (usr/local/bin)
« Resposta #9 Online: 30 de Setembro de 2020, 17:03 »
A questão fundamental não é "Terminal" vs "GUI", é permissões. Permissões que o usuário comum que também é "administrador" obtém com SUDO. Esta é a chave.

https://help.ubuntu.com/community/RootSudo

E não, não estou sugerindo que abra o file manager com sudo pois isso provavelmente resultaria em problemas difíceis de resolver.

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Permissão negada de Extrair arquivo na bin (usr/local/bin)
« Resposta #10 Online: 03 de Outubro de 2020, 11:55 »
Olá,

...
E não, não estou sugerindo que abra o file manager com sudo pois isso provavelmente resultaria em problemas difíceis de resolver.

Quanto ao "file manager" com sudo, por isso estou usando o BigLinux, ou melhor uso ele já faz tempo, por justamente o Bruno ter pensado no usuário final, e aqui basta-me um click no direito do mouse, para copiar, colar, mover um arquivo para onde quer que se encontre:



Não estou dizendo que no ubuntu não se consiga fazer o mesmo, até porque o BL é baseado na família Buntu's, mas é que como hoje em dia já me encontro em um estado de preguiça avançado, ele é install/use

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto