Autor Tópico: localizar config Vpn ?  (Lida 2527 vezes)

Offline jpthiago

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
localizar config Vpn ?
« Online: 08 de Setembro de 2020, 12:51 »
pessoal bom dia.

comecei em um lugar e nao tive contato com o tecnico anterior.

tenho pouco conhecimento de linux e vou precisar de um help.

estao usando ubuntu e squid.

acessei o squid pelo webmin pesquisei por vpn server e client nao achei nenhuma configuracao tbem

quais outras formas eu poderia pesquisar sobre a vpn?

obrigado!
« Última modificação: 22 de Setembro de 2020, 18:16 por jpthiago »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Vpn, backup e restauracao
« Resposta #1 Online: 08 de Setembro de 2020, 17:57 »
Google?
Foco?
Você só faltou perguntar sobre receita de bolo de chocolate. Que tal focar em um problema, de cada vez?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline jpthiago

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:localizar config Vpn ?
« Resposta #2 Online: 22 de Setembro de 2020, 18:21 »
zekke desculpa pela demora, nao recebi nenhuma notificacao sobre a resp.

bom vamos la preciso localizar a configuracao da vpn para trocar de servidor. o mesmo esta apresentando erro em disco e nao consegue reparar.

no firewall procurei pela vpn via browser do squid e usando o putty inclusive history | grep vpn nao achei nada.

o ambiente em um windows server (ad, dns, dhcp) e nao achei nenhuma client de vpn tambem.

alguma outra sugestao de como procurar no firewall?

obrigado.



Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:localizar config Vpn ?
« Resposta #3 Online: 23 de Setembro de 2020, 09:30 »
Ainda são muitas coisas ao mesmo tempo.

Antes de tudo, precisamos saber quais são as funções dessa máquina Ubuntu. Ou seja, quais serviços estão rodando nele e que precisam ser corrigidos.

Depois, precisamos saber que tipo de VPN é essa que você está usando (OpenVPN, IPSec, PPTP, etc). Uma coisa eu posso adiantar pra você: nenhuma delas passa pelo Squid.

Acho muito pouco provável que haja alguma coisa no firewall também, afinal não é tarefa de firewall o estabelecimento da VPN, no máximo vão estar lá regras dando passagem a ela (inclusive algumas regras de pass-thru necessárias pra VPNs IPSec e L2TP).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline jpthiago

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:localizar config Vpn ?
« Resposta #4 Online: 29 de Setembro de 2020, 22:50 »
Em uma visita no local descobri algumas coisas, tem um roteador + ubuntu + um aparelho com vpn...

O problema é kd as senhas?!? Desligaram a pessoa que cuidava e nao perguntaram nada

Pensei que o ubuntu + squid funcionaria parecido com o pfsense em relacao a vpn

——

Continuar com as duvidas, como verificar se controle de banda limitado/ativado?
« Última modificação: 29 de Setembro de 2020, 23:38 por jpthiago »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:localizar config Vpn ?
« Resposta #5 Online: 30 de Setembro de 2020, 07:04 »
E uma situação bem complicada, e a falta de documentação pode inclusive ser um dos motivos do desligamento do técnico anterior.

Você deve ter um plano A em andamento quanto à retomada do controle nesse serviço, eu recomendo que tenha também um plano B: recomeçar tudo do zero, com documentação, plano de contingência, etc.

O pfsense é o que eu costumo chamar de appliance, no sentido que é uma solução que junta vários produtos num pacote com o objetivo de oferecer serviços de rede, como firewall, gateway de internet, servidor DHCP, VPN, etc. Entre esses serviços, pode estar incluído também o cache HTTP, e pra isso, internamente, o pfsense vai usar justamente o Squid.

Já o Ubuntu é uma distribuição Linux de uso geral, e que absolutamente não é voltada pra trabalhar como servidor de rede. Se você estivesse começando do zero agora e me perguntasse se deveria montar seu servidor com o Ubuntu, eu diria que não. Mas, com uma quantidade considerável de esforço e os pacotes certos, ele pode sim trabalhar nisso.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline jpthiago

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:localizar config Vpn ?
« Resposta #6 Online: 30 de Setembro de 2020, 09:44 »
Em um primeiro momento estou tentando mapear as configuracoes possiveis, tenho um acesso ao ubuntu, mas pelo visto ele so compartilha a internet

verifiquei o squid.conf e nao encontrei configuracao sobre limitação (verifiquei aqui no forum um outro topico onde vc passou as configs)

a ideia é essa que vc passou, substituir o equipamento, porem creio que tenha muita configuração que não sei ainda.

estao relutante para entrarem em contato com a pessoa, mas sera necessario em algum momento. senao o problema sera maior caso apresente algum problema nesses equipamentos.

obrigado!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:localizar config Vpn ?
« Resposta #7 Online: 30 de Setembro de 2020, 10:10 »
Já descobriu o tipo de VPN em questão?

Qual o objetivo dessa VPN? Conectar com um outro servidor ou outra rede, ou fornecer acesso remoto aos colaboradores da empresa?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline jpthiago

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:localizar config Vpn ?
« Resposta #8 Online: 01 de Outubro de 2020, 00:14 »
Se nao estiver no roteador que chega a internet esta em um cisco vpn, porem nao sei o ip e muito menos os dados de acesso.

Usei o advanced ip para tentar descobrir e nao listou, tentei acessar via browser os ips que nao foram listados e nada tambem.

Complicado rs

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:localizar config Vpn ?
« Resposta #9 Online: 01 de Outubro de 2020, 09:01 »
Pois é, enquanto você não encontrar e nos passar a informação mínima do tipo de VPN que está usando, não tem como te ajudar.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D