Autor Tópico: [Resolvido] Ubuntu 14.04 LTS não conecta na internet cabeada  (Lida 9990 vezes)

Offline van_essa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 14.04 LTS não conecta na internet cabeada
« Resposta #15 Online: 18 de Setembro de 2020, 13:41 »
Você antes estava conectando esse cabo onde? No roteador Wi-Fi?

Isso, o cabo ia direto do modem pro roteador Wi-Fi, daí conectei ele direto no notebook e funcionou por esse breve momento... Só que agora tentei novamente e o notebook já não o reconhece

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Ubuntu 14.04 LTS não conecta na internet cabeada
« Resposta #16 Online: 18 de Setembro de 2020, 17:06 »
Você tem algum outro equipamento ligado por cabo a esse roteador?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline van_essa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 14.04 LTS não conecta na internet cabeada
« Resposta #17 Online: 18 de Setembro de 2020, 18:02 »
Tem um cabo que conecta num aparelho da TV saindo da LAN1. Tentei conectar por esse cabo mas ele não é reconhecido também.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Ubuntu 14.04 LTS não conecta na internet cabeada
« Resposta #18 Online: 18 de Setembro de 2020, 18:11 »
A TV funciona bem, correto?

Você disse que testou vários cabos no notebook. Qual o tamanho aproximado desses cabos, em metros? Eles são montados (por você, por algum técnico), ou são fabricados?

OBS: Você reconhece um cabo fabricado pelas pontas usarem conectores "fundidos", ou seja, com capas plásticas que não são removíveis. Cabos montados normalmente usam capas plásticas que podem ser removidas ou deslocadas, ou mesmo, não têm capas plásticas.
Exemplo de cabo fabricado:


Exemplo de cabo montado:


Estou perguntando isso, porque existe um padrão de montagem que deve ser seguido e que muitas vezes não o é, nos cabos montados, e que leva a esse tipo de comportamento que você está passando --- algumas máquinas funcionarem com os cabos, e outras não.
« Última modificação: 18 de Setembro de 2020, 18:22 por zekkerj »
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline van_essa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 14.04 LTS não conecta na internet cabeada
« Resposta #19 Online: 18 de Setembro de 2020, 19:19 »
@zekkerj os cabos são todos montados. Foram os técnicos que instalaram a internet fibra aqui que montaram. Eles são novos, vi quando eles instalaram e até reparei eles prestando atenção na ordem dos fios por dentro. O cabo que conecta na TV é o único que já tínhamos na casa, e sim, ele funciona corretamente.

Esse cabo que tenho pra usar no meu notebook (já tentei trocar a porta LAN que ele sai do roteador Wi-Fi e não houve diferença, inclusive o roteador é novo, foi instalado junto com a internet de fibra 2 dias antes de abrir esse tópico aqui) tem uns 4 ou 5 metros e está funcionando em outro notebook (que roda Windows) perfeitamente, como disse lá no começo.

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Ubuntu 14.04 LTS não conecta na internet cabeada
« Resposta #20 Online: 18 de Setembro de 2020, 20:48 »
Olá,

Apenas um adendo ao tópico:

- Minha cara @van_essa, quando o @selvaking pediu para verificar o r8168-dkms ele pediu de uma forma mas a melhor forma de ver se tem isso instalado é assim:
Código: [Selecionar]
apt-cache policy r8168-dkms
Te dará um resultado mais ou menos desse jeito
Código: [Selecionar]
paulocreto@paulocreto:~$ apt-cache policy r8168-dkms
r8168-dkms:
  Instalado: (nenhum)
  Candidato: 8.048.00-1
  Tabela de versão:
     8.048.00-1 500
        500 http://ubuntu.lua.im/ubuntu focal/universe amd64 Packages
        500 http://ubuntu.lua.im/ubuntu focal/universe i386 Packages
paulocreto@paulocreto:~$


Outra coisa, mesmo eu não tendo o conhecimento do @zekkerj no assunto, mexo em alguns equipamentos por profissão de mexedor e, sei que alguns roteadores que empresas colocam são meio (como posso dizer:) difíceis, aqui onde moro (Pará) eles colocam uns multilaser que acredite uma SmartTV LG não conecta por wifi nem fazendo promessa pra São Longuinho.

E ainda tem que..., bem o resto deixa pra lá, vim mesmo para dar o adendo de verificação de pacote instalado/ou não instalado.

Boa sorte @van_essa!!

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline van_essa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 14.04 LTS não conecta na internet cabeada
« Resposta #21 Online: 18 de Setembro de 2020, 23:31 »
Olá,

Apenas um adendo ao tópico:

- Minha cara @van_essa, quando o @selvaking pediu para verificar o r8168-dkms ele pediu de uma forma mas a melhor forma de ver se tem isso instalado é assim:
Código: [Selecionar]
apt-cache policy r8168-dkms

Oi @creto, obrigada pela dica! Tentei aqui e apareceu a mesma coisa que você mostrou:
Código: [Selecionar]
vanessa@vanessa-Inspiron-5448:~$ apt-cache policy r8168-dkms
r8168-dkms:
  Instalado: (nenhum)
  Candidato: 8.048.00-1
  Tabela de versão:
     8.048.00-1 500
        500 http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu focal/universe amd64 Packages
        500 http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu focal/universe i386 Packages

Quanto ao roteador, é um Intelbras RF 301K. Não sei se é o melhor mas parece que tem funcionado bem até então haha


Citar
Boa sorte @van_essa!!
Obrigada  :D

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Ubuntu 14.04 LTS não conecta na internet cabeada
« Resposta #22 Online: 19 de Setembro de 2020, 18:32 »
Bem, nós temos dois caminhos pra seguir. Um é remover o driver problemático que o @creto sugeriu. O comando pra isso é:

sudo apt remove r8168-dkms

O outro é investigar os cabos. Cabos de mais de 3m são muito mais suscetíveis a problemas de montagem, e é muito fácil (e infelizmente, também muito comum) que apresentem problemas. Então, se a remoção do driver não resolver o problema, podemos começar a investigar a parte dos cabos.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Ubuntu 14.04 LTS não conecta na internet cabeada
« Resposta #23 Online: 20 de Setembro de 2020, 11:53 »
Olá novamente,

...

sudo apt remove r8168-dkms

... Então, se a remoção do driver não resolver o problema, podemos começar a investigar a parte dos cabos.

apenas curioso com uma possível resolução, volto apenas tentando colaborar com informações, agora ao nosso grande mestre @zekkerj, meu caro e velho professor, a @van_nessa fez a verificação do driver r8168-dkms e não o tem instalado como mostrou na última mensagem dela.

Código: [Selecionar]
vanessa@vanessa-Inspiron-5448:~$ apt-cache policy r8168-dkms
r8168-dkms:
  Instalado: (nenhum)
  Candidato: 8.048.00-1
  Tabela de versão:
     8.048.00-1 500
        500 http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu focal/universe amd64 Packages
        500 http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu focal/universe i386 Packages

Dai deve se seguir sua sugestão de verificar os cabos uma sugestão minha agora @van_essa:

Pegar um dos seus PCs (o notebook) pela mobilidade e com um cabo menor e sendo o cabo fabricado, para tentar descartar possibilidades, fazer o teste sugerido pelo zekkerj, assim seria descartadas duas possibilidades:

- De o cabo ter sido mal crimpado/montado/confeccionado
- E o tamanho ser menor de que os 4m (onde as vezes dá problemas)

Continuo desejando boa sorte!

T+
« Última modificação: 20 de Setembro de 2020, 11:56 por creto »
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 14.04 LTS não conecta na internet cabeada
« Resposta #24 Online: 20 de Setembro de 2020, 15:56 »
Verifica se vc possui o pacote "r8168-dkms" instalado. Se tiver, remova-o.
Código: [Selecionar]
apt search r8168-dkms

Tive esse resultado:
Código: [Selecionar]
apt search r8168-dkms
Sorting... Pronto
Full Text Search... Pronto
r8168-dkms/focal,focal 8.048.00-1 all
  dkms source for the r8168 network driver

O que isso significa?

Significa que ele não está instalado.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 14.04 LTS não conecta na internet cabeada
« Resposta #25 Online: 20 de Setembro de 2020, 16:02 »
Uma atualização...
Hoje fiz o teste com o cabo que sai do modem e se conecta ao roteador de Wi-fi, conectei ele direto no meu notebook e ele reconheceu, aparecia como conectado e até dava uma velocidade de (acho) 100mb/s, mas não tinha acesso a internet mesmo, aparecia a mensagem "Falha ao ativar conexão de rede".  Tentei desconectar e conectar novamente o cabo e agora ele não é mais reconhecido. Testei com outros cabos também e nada, novamente.
Modem? Roteador?
Identifica pra gente os modelos envolvidos.

Tentei abrir o arquivo interfaces no /etc/network e ele estava em branco... Isso aqui significa algo?
Isso é normal. O pacote Network-manager que gerencia o Desktop.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Ubuntu 14.04 LTS não conecta na internet cabeada
« Resposta #26 Online: 20 de Setembro de 2020, 17:29 »
Olá @selvaking,

Intelbras RF 301K
https://www.intelbras.com/pt-br/roteador-wi-fi-n-300-mpbs-rf-301k

PS: Fiz uma busca de várias maneiras e não encontrei problemas para este equipamento com Linux

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline van_essa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 14.04 LTS não conecta na internet cabeada
« Resposta #27 Online: 20 de Setembro de 2020, 22:24 »
...
O outro é investigar os cabos. Cabos de mais de 3m são muito mais suscetíveis a problemas de montagem, e é muito fácil (e infelizmente, também muito comum) que apresentem problemas. Então, se a remoção do driver não resolver o problema, podemos começar a investigar a parte dos cabos.

Vou procurar onde conseguir um cabo fabricado aqui na minha cidade e faço esse teste. Obrigada pela dica também, @creto!

Mas uma dúvida: existe a possibilidade de um cabo funcionar em um aparelho e não funcionar em outro? Porque esse cabo funciona em outro notebook e no meu não, assim como um outro cabo funciona na TV e no meu notebook não.


Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Ubuntu 14.04 LTS não conecta na internet cabeada
« Resposta #28 Online: 21 de Setembro de 2020, 08:30 »
...
O outro é investigar os cabos. Cabos de mais de 3m são muito mais suscetíveis a problemas de montagem, e é muito fácil (e infelizmente, também muito comum) que apresentem problemas. Então, se a remoção do driver não resolver o problema, podemos começar a investigar a parte dos cabos.

Vou procurar onde conseguir um cabo fabricado aqui na minha cidade e faço esse teste. Obrigada pela dica também, @creto!
Você compra um cabo desses em lojas. É fácil identificar, eles normalmente vêm em pacotes lacrados.

Citar
Mas uma dúvida: existe a possibilidade de um cabo funcionar em um aparelho e não funcionar em outro? Porque esse cabo funciona em outro notebook e no meu não, assim como um outro cabo funciona na TV e no meu notebook não.
Sim, existe. Aliás, essa é justamente a forma como a gente identifica um cabo fora das normas, esse é o comportamento deles: funciona em um equipamento e em outro não. Cabos que estão dentro das normas simplesmente funcionam, em qualquer equipamento.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline van_essa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 14.04 LTS não conecta na internet cabeada
« Resposta #29 Online: 23 de Setembro de 2020, 14:30 »
Descobri o problema, pessoal! 

Tinha um dos pinos (terminais que chama?) do conector do meu notebook que estava um pouco pra baixo em relação aos outros (era pouca coisa mesmo, tanto que quando olhei não percebi). Pedi ajuda pro pessoal que instalou minha internet aqui e o técnico percebeu, mexeu com uma agulha e agora está funcionando...

Enfim, muito obrigada pela ajuda de vocês todos, aparentemente o erro foi meu mesmo de não ter percebido esse detalhe né?! hehe

Vocês foram muito solícitos, agradeço bastante!  :)