Autor Tópico: Instalar aplicações manualmente?  (Lida 2384 vezes)

Offline gabrielsevilha1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Instalar aplicações manualmente?
« Online: 15 de Setembro de 2020, 12:56 »
Sou novo no linux, mas ainda mais em forums!
(ubuntu 20.04.1 LTS)

No windows, os programas ficavam instalados na pasta "arquivos e programas" do disco local C://
E no linux? onde fica?

Eu já pesquisei por isso e sempre encontro as mesmas respostas que não me ajudam em nada!

Hoje, baixei o Sublime Text, e veio uma pasta com um arquivo "x-executable" ele abre normalmente quando dou duplo clique, mas eu quero colocar o icone do programa para aparecer no menu de aplicações. o que eu fiz:

-Coloquei o programa na pasta: "/opt/sublime_text"
-Coloquei o arquivo "sublime_text.desktop" na pasta "/usr/share/applications"

Mas mesmo assim, o aplicativo não aparece no menu de aplicações!

Eu sei instalar programas pelo terminal(até prefiro), mas quando a aplicação vem em uma pasta eu não sei o que fazer, alguém pode me ajudar?

Agradeço dês de já!

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re:Instalar aplicações manualmente?
« Resposta #1 Online: 15 de Setembro de 2020, 15:59 »
Não uso o Ubuntu, mas lembro que quando um programa estava aberto você conseguia travar seu ícone no painel, com o botão direito do mouse.
Veja se isso resolve.

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Instalar aplicações manualmente?
« Resposta #2 Online: 15 de Setembro de 2020, 17:57 »
Olá a todos,

Eu também não uso o ubuntu, mas...

...
-Coloquei o programa na pasta: "/opt/sublime_text"
-Coloquei o arquivo "sublime_text.desktop" na pasta "/usr/share/applications"

...

..., aqui eu posso fazer assim direto de /usr/share/applications

Clique na imagem para ampliar

Ou seja, eu uso o BigLinux que é um derivado do ubuntu, kubuntu, então se eu abrir a referida pasta arrasto qualqeur arquivo fulano-de-tal.desktop e crio o link para ele na área de trabalho

Tente dessa forma ai

T+
« Última modificação: 15 de Setembro de 2020, 18:00 por creto »
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline gabrielsevilha1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:Instalar aplicações manualmente?
« Resposta #3 Online: 15 de Setembro de 2020, 18:50 »
Obrigado pelas respostas, mas acredito que eu não tenha sido claro com o meu problema.
No final, consegui compreender/resolver, então vou relatar aqui para futuros leitores.

1- Primeiro eu extrai o programa e joguei a pasta contendo os arquivos dele na pasta "/opt/".
2- Depois eu coloquei o arquivo ".desktop" na pasta "/usr/share/applications".
3- Por fim, eu coloquei o ícone do programa ".png" na pasta "/usr/share/pixmaps".

Com isso eu tenho a aplicação instalada e posso abrir pelo menu de aplicações.

Obs:
Pode ser que em algum outro sistema, a imagem dos ícones não fiquem armazenadas em "/usr/share/pixmaps". E a imagem do ícone não precisa ser necessariamente ".png".

O principal ponto aqui é o arquivo ".desktop", você deve especificar o caminho exato para o programa dentro dele, por exemplo, em "Exec=/opt/nome_do_programa %F" você deve passar o local exato do executável do seu programa(acredito que possa ser qualquer diretório), em "Name=Nome_do_programa", você especifica nome do programa, e em "Icon=imagem_do_icone_sem_extensão", a imagem do ícone(se não passar um caminho, ele vai interpretar como se a imagem estivesse em "/usr/share/pixmaps"(pelo menos no ubuntu))

No final das contas, não importa as pastas em que o programa esteja, e sim o ".desktop" explicando onde estão os arquivos do programa!
Lembrando que o caminho pro ".desktop" não varia, no caso do ubuntu por exemplo ele deve sempre estar em "/usr/share/applications"

É claro, o programa baixado(que não tenha instalador e que tenha sido distribuído por uma pasta zipada contendo os arquivos(como nesse caso)) pode ser executado diretamente não importa a pasta em que esteja, oque foi apresentado é apenas uma forma de listar o programa junto com os outros no menu de aplicações do sistema.

Tenham uma boa noite!
« Última modificação: 15 de Setembro de 2020, 19:41 por gabrielsevilha1 »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Instalar aplicações manualmente?
« Resposta #4 Online: 17 de Setembro de 2020, 11:03 »
Olá Gabriel, tudo bem?

Estou vendo que você está fazendo a instalação de um pacote que não está no sistema de pacotes nativo. Isso fica visível quando você diz que extrai o programa, em vez de simplesmente instalar o arquivo ".deb", ou, ainda, usar uma das ferramentas de instalação a partir dos repositórios (apt, apt-get, etc.).

O fato do pacote não estar no sistema de pacotes nativo reforça a ideia do pacote, como um todo, não estar otimizado para uso no Ubuntu, o que explica a falta de um ícone predefinido. Fique apenas atento para o fato desse tipo de pacote não ter garantia de seguir qualquer tipo de padronização.

Outra coisa que eu queria chamar sua atenção é que a pasta "/usr/share/applications" é um ponto centralizado de disponibilização dos atalhos de desktop. É o local certo pra se colocar o arquivo ".desktop" quando se quer que ele fique disponível pra todos os usuários. Já quando o ícone vai ser usado apenas por você, ou ainda se você for o único usuário ativo da máquina, pode-se usar perfeitamente a pasta Desktop dentro do seu diretório HOME.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Instalar aplicações manualmente?
« Resposta #5 Online: 18 de Setembro de 2020, 20:12 »
Olá,

Obrigado pelas respostas, mas acredito que eu não tenha sido claro com o meu problema.
No final, consegui compreender/resolver, então vou relatar aqui para futuros leitores.

...
Tenham uma boa noite!

Olha um >>>==>> resumo disso ai mesmo nesse link aqui <<==<<< se tivesse dito que queria instalar a partir de um fonte ".TAR.alguma.coisa.xz"

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto