Autor Tópico: Após apt update e upgrade interface grafica não abre  (Lida 2558 vezes)

Offline Frogs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Após apt update e upgrade interface grafica não abre
« Online: 18 de Setembro de 2020, 17:41 »
Boa noite, fiz uma atualização ontem veio um driver alsa e mais 4 bibiliotecas. e após o reboot não abre mais a tela de login. Não posso perder tudo me ajudem pls. Fica assim na inicialização https://youtu.be/5OIp3rjJ1RU

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 811
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Após apt update e upgrade interface grafica não abre
« Resposta #1 Online: 18 de Setembro de 2020, 21:04 »
Olá,

Não sou muito bom de óculos, mas provavelmente é o grub, instalou em modo EFI?

Pegue um livependrive do ubuntu (mesma versão) e siga o tópico abaixo:

>> Fórum ubuntu PT | "Mil e uma maneiras de recuperar GRUB 2, GRUB 2 EFI e GRUB ."

Diga aqui se der algum resultado.

Boa sorte!

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline Frogs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:Após apt update e upgrade interface grafica não abre
« Resposta #2 Online: 18 de Setembro de 2020, 21:33 »
Olá,

Não sou muito bom de óculos, mas provavelmente é o grub, instalou em modo EFI?

Pegue um livependrive do ubuntu (mesma versão) e siga o tópico abaixo:

>> Fórum ubuntu PT | "Mil e uma maneiras de recuperar GRUB 2, GRUB 2 EFI e GRUB ."

Diga aqui se der algum resultado.

Boa sorte!

T+

Não, o modo EFI esta desabilitado na BIOS, o boot e ubuntu e windows, estava tudo normal ai eu atualizei esses pacotes que estavam disponiveis na imagem do log ficou assim trava pra abrir a interface grafica mas o sistema inicia, tanto é que se eu acessar o meu site que esta no apache ele abre normal.
https://drive.google.com/file/d/1iiydisMu6LGjnb-CrP1pwa8FgQ82282A/view?usp=sharing
« Última modificação: 18 de Setembro de 2020, 21:35 por Frogs »

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 811
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Após apt update e upgrade interface grafica não abre
« Resposta #3 Online: 20 de Setembro de 2020, 12:00 »
Olá,

Não, o modo EFI esta desabilitado na BIOS, o boot e ubuntu e windows, estava tudo normal ai eu atualizei esses pacotes que estavam disponiveis na imagem do log ficou assim trava pra abrir a interface grafica mas o sistema inicia, tanto é que se eu acessar o meu site que esta no apache ele abre normal.
https://drive.google.com/file/d/1iiydisMu6LGjnb-CrP1pwa8FgQ82282A/view?usp=sharing

Pois é, pode ser que por estar desabilitada a opção uefi no BIOS e a atualização sobrescreveu com o grub-efi e deu nisso, mas ainda assim, pergunto o seu windows é instalado com a tabela de partições GPT? Se sim, pergunto novamente porque não instalar tudo em modo EFI/UEFI?

Mas, aguarde novas opiniões de alguém com mais experiência no assunto

T+
« Última modificação: 20 de Setembro de 2020, 12:03 por creto »
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:Após apt update e upgrade interface grafica não abre
« Resposta #4 Online: 20 de Setembro de 2020, 12:32 »
Citar
pergunto o seu windows é instalado com a tabela de partições GPT?

Quanto a isso eu posso desde já responder que não. Diferente das distros Linux, o Windows tem restrições específicas, só instala em modo UEFI em drives GPT e em modo BIOS (ou Legacy/CSM) em MBR. Como tal e assumindo como verdadeiras as informações prestadas neste fio, deve-se concluir MBR e Legacy para ambos.

E, claro, concordo que é um puro disparate continuar insistindo em MBR/BIOS em 2020, mais de uma década após o primeiro PC com UEFI ter chegado ao mercado (Apple foi antes). Sinceramente não entendo o fascínio de certos usuários por um método pior, mais complicado - sobretudo para múltiplos SOs - e potencialmente prejudicial para hardware moderno.

Offline Emilio Rubens Neumann

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re:Após apt update e upgrade interface grafica não abre
« Resposta #5 Online: 01 de Novembro de 2020, 09:40 »
Eu tive um problema parecido após remover a Unity (veja no video). Eu consegui entrar pelo terminal no modo de segurança. No meu caso o modo EFI estava habilitado desde as versões mais antigas.
https://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=124713.0
« Última modificação: 01 de Novembro de 2020, 09:45 por Emilio Rubens Neumann »

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Re:Após apt update e upgrade interface grafica não abre
« Resposta #6 Online: 09 de Novembro de 2020, 20:44 »
No vídeo é possível ver uma mensagem "Finished Secure Boot Updates". Dá uma olhada se o Secure Mode não está ativado no Setup.

Outra coisa, quando aparece o Grub, vc pode digitar a letra "e" e editar o grub antes de executar. Procure se tem algum "quiet" e "splash" e remova, depois aperte F10. Isso vai tornar o boot mais "verboso" e pode ajudar na detecção do problema.

Ainda, no final do boot vc pode tentar teclar Alt + F1, Alt + F2, pra ver se abre algum outro terminal.
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak