Autor Tópico: Qual a melhor distribuição para computador de processador fraco?  (Lida 7161 vezes)

Offline jumo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Qual a melhor distribuição para computador de processador fraco?
« Online: 02 de Outubro de 2020, 14:32 »
Oi. Não sei se este é o lugar certo para essa dúvida, mas enfim... ganhei um notebook Multilaser para trabalho, com processador super ruim, (Intel® Atom™ x5-Z8350 CPU @ 1.44GHz × 4) e que com Windows nem rodava programas simples. Coloquei então o Ubuntu 20.04 pra melhorar a privacidade e o desempenho e melhorou muito, mas ainda assim trava muito.

Pensei então em pedir dicas de distribuições mais leves e que sejam fáceis pra iniciantes em Linux e como posso melhorar o desempenho desse notebook... por ele ser tão pequeno, é realmente muito prático pra levar nos lugares e trabalhar, o problema é que ele trava tanto que às vezes uma coisa que levaria 15 minutos acaba levando 30.

*O maior problema é alguma coisa de errado no mouse ou cursor desde que coloquei o Ubuntu, acredito que seja alguma falha na instalação, às vezes ele simplesmente pára e eu preciso ficar tirando e colocando o USB até voltar ou ligando e desligando o botão que ativa e desativa o touch e teclado do notebook (antes ele era touch, mas eu desliguei a opção). Parece que isso acontece quando fica sobrecarregado. Alguém sabe como resolver?
*Tem alguma falha no ícone de carregamento também.

*Queria saber também umas dúvidas bobas sobre os aplicativos, possibilidade de jogar umas coisas do Windows e coisas de iniciante, onde é o local certo para perguntar? Hhahaha

Estou gostando muito do Ubuntu. :)

Obrigada!
« Última modificação: 02 de Outubro de 2020, 14:35 por jumo »

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:Qual a melhor distribuição para computador de processador fraco?
« Resposta #1 Online: 02 de Outubro de 2020, 15:22 »
O processador não é "fraco", o verdadeiro problema é que é um excremento, não só o CPU propriamente dito como todo o hardware que habitualmente o acompanha. Esta classe de hardware existe apenas para preencher uma lacuna no segmento de entrada (e baixo preço), para competir com os dispositivos ARM. Nunca foi e provavelmente nunca será bem suportado para Linux. Afinal andamos arrastando esse problema desde pelo menos 2013.

E surpreende-me muito a afirmação "com Windows nem rodava programas simples" pois Windows 10 é o SO recomendado e para o qual o suporte (drivers, otimizações, etc.) é sólido.

Para Ubuntu o melhor que deve fazer começa por informar-se em http://www.linuxium.com.au/home e usar os ISOs modificados em que essa comunidade tem trabalhado desde que foi público o vergonhoso problema com esta classe de hardware. O passo seguinte é interiorizar o fato de que possui um excremento com todas as letras e consequentemente moderar as suas expectativas.
« Última modificação: 02 de Outubro de 2020, 15:25 por CelticWarrior »

Offline jumo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:Qual a melhor distribuição para computador de processador fraco?
« Resposta #2 Online: 02 de Outubro de 2020, 15:57 »
Como eu disse, só uso o excremento com todas as letras para trabalho por ele ser bastante compacto pra carregar por aí, funciona perfeitamente para planilhas, e-mail e o software de gestão de empresas que uso. O maior problema mesmo é o cursor do mouse e touchpad que trava quando acontece o que parece ser um sobrecarregamento porque é quando abro muitas guias ao mesmo tempo.
O excremento provavelmente de preço baixíssimo que nem sei quanto é realmente ficou muito mais rápido com o Ubuntu, leva segundos pra inicializar, antes levava minutos, leva muito menos tempo pra transferir arquivos de um dispositivo pra outro também - não sei qual é a explicação pra esse revival, pelo jeito é uma afirmação audaciosa, mas aconteceu - por isso tenho esperança que ele possa me entregar um pouquinho a mais pra melhorarmos nossa convivência, talvez sim exista uma distribuição mais leve, por isso perguntei aqui.
O jeito que tu responde te fazer parecer um baita babaca, desculpe se for engano.

O processador não é "fraco", o verdadeiro problema é que é um excremento, não só o CPU propriamente dito como todo o hardware que habitualmente o acompanha. Esta classe de hardware existe apenas para preencher uma lacuna no segmento de entrada (e baixo preço), para competir com os dispositivos ARM. Nunca foi e provavelmente nunca será bem suportado para Linux. Afinal andamos arrastando esse problema desde pelo menos 2013.

E surpreende-me muito a afirmação "com Windows nem rodava programas simples" pois Windows 10 é o SO recomendado e para o qual o suporte (drivers, otimizações, etc.) é sólido.

Para Ubuntu o melhor que deve fazer começa por informar-se em http://www.linuxium.com.au/home e usar os ISOs modificados em que essa comunidade tem trabalhado desde que foi público o vergonhoso problema com esta classe de hardware. O passo seguinte é interiorizar o fato de que possui um excremento com todas as letras e consequentemente moderar as suas expectativas.

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Qual a melhor distribuição para computador de processador fraco?
« Resposta #3 Online: 02 de Outubro de 2020, 18:43 »
Bem vindo ao fórum prezado jumo. Não creio que o amigo CelticWarrior quis ser desrespeitoso, pois pelo que percebi ele não é brasileiro, mas de Portugal, portanto há umas diferenças nas palavras entre um país e outro que pode trazer alguma confusão.

Dito isto, sobre a sua dúvida, tem o Lubuntu e o Xubuntu que você pode baixar, colocar em um pendrive e testar antes de instalar. A indicação de distros baseadas no Ubuntu que sejam mais leves normalmente recai sobre essas duas, mas há outras como o Ubuntu Mate e Kubuntu.

Sobre o travamento, você consegue verificar se o problema é apenas o cursor? O resto continua normalmente? Porque pela descrição eu diria que pode ser falta de memória, uso de swap ou até problemas no HD. Aliás, talvez esse seja um daquelas  notebooks que tem memória flash com pouca capacidade no lugar do HD/SSD. Se você informar mais detalhes sobre seu hardware será mais fácil ajudar.

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:Qual a melhor distribuição para computador de processador fraco?
« Resposta #4 Online: 02 de Outubro de 2020, 19:18 »
Bem vindo ao fórum prezado jumo. Não creio que o amigo CelticWarrior quis ser desrespeitoso, pois pelo que percebi ele não é brasileiro, mas de Portugal, portanto há umas diferenças nas palavras entre um país e outro que pode trazer alguma confusão.

Nem brasileiro nem português. GALEGO!
E sim, todos falamos distintos dialetos do mesmo idioma (chame de português, brasileiro ou galego, dá igual) e consequentemente tanto usamos palavras diferentes para dizer o mesmo como usamos as mesmas palavras com sentidos ligeiramente diferentes o que dá origem a muitas confusões, é claro. Mas, neste caso, "excremento" refere-se ao mesmo em qualquer um dos dialetos, refere-se àquela palavra começada por "M". E a razão pela qual autoritativamente uso esse qualificativo em relação a toda uma classe de hardware, nem sequer é particular ao hardware do OP, pode facilmente ser comprovada  pesquisando no Google por "Bay Trail" ou "Cherry Tail" +Ubuntu ou +Linux (estes são os nomes da família de truños à qual o computador do OP pertence.
Em momento nenhum eu fiz qualquer referência à pessoa do OP e não teria qualquer razão para isso. Sabendo que alguém foi enganado por um preço baixo é motivo para empatia e solidariedade e NUNCA para burlar-se da pessoa. Dito isto também é verdade que essa pessoa se persistir na atitude de reclamar que o seu "Citröen C1" não tem a mesma performance e fiabilidade que um Changan CS85, então não mais tem direito a respeito e ajuda.
Pelo contrário, "O jeito que tu responde te fazer parecer um baita babaca, desculpe se for engano" é um ataque/ofensa PESSOAL. Sim, é um engano - ofendidinho porque alguém lhe disse umas verdades - e não, não desculpo. O post foi reportado para moderação porque viola as normas de conduta.

Offline jumo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:Qual a melhor distribuição para computador de processador fraco?
« Resposta #5 Online: 03 de Outubro de 2020, 21:40 »
Oi, Anderson. Acredito que a questão não seja a escolha de palavras nem a confusão com elas, mas o tom de arrogância.
Obrigada por responder minha pergunta, vou dar uma olhada nessas duas distribuições. Eu acredito que seja somente o cursor mesmo, mas não tenho certeza, quando acontecer novamente vou tentar abrir alguma coisa através do teclado. Sou bastante iniciante mesmo, ainda nem consegui descobrir no Ubuntu algo semelhante ao ''Gerenciador de tarefas'' do Windows pra me dar um auxílio quando tudo trava hahahaha
O engraçado é que às vezes quando o touchpad não funciona, o mouse está funcionando e ao contrário também ou o cursor funciona mas não clica, coisas assim...
Quanto a memória, eu nem chamaria de memória hahaha mas realmente queria conseguir usar esse dispositivo pela praticidade do tamanho. Vou tentar as distribuições que você indicou. Muito obrigada!

                    total       usada       livre    compart.  buff/cache  disponível
Mem.:         1,9Gi       1,3Gi        93Mi       138Mi       453Mi       250Mi
Swap:         1,3Gi       1,3Gi        55Mi


Citar
author=Anderson_Coelho link=topic=124674.msg680985#msg680985 date=1601675028]
Bem vindo ao fórum prezado jumo. Não creio que o amigo CelticWarrior quis ser desrespeitoso, pois pelo que percebi ele não é brasileiro, mas de Portugal, portanto há umas diferenças nas palavras entre um país e outro que pode trazer alguma confusão.

Dito isto, sobre a sua dúvida, tem o Lubuntu e o Xubuntu que você pode baixar, colocar em um pendrive e testar antes de instalar. A indicação de distros baseadas no Ubuntu que sejam mais leves normalmente recai sobre essas duas, mas há outras como o Ubuntu Mate e Kubuntu.

Sobre o travamento, você consegue verificar se o problema é apenas o cursor? O resto continua normalmente? Porque pela descrição eu diria que pode ser falta de memória, uso de swap ou até problemas no HD. Aliás, talvez esse seja um daquelas  notebooks que tem memória flash com pouca capacidade no lugar do HD/SSD. Se você informar mais detalhes sobre seu hardware será mais fácil ajudar.

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Qual a melhor distribuição para computador de processador fraco?
« Resposta #6 Online: 08 de Outubro de 2020, 15:49 »
Meu caso:

Código: [Selecionar]
creto@creto:~$ inxi -CGm
Memory:    RAM: total: 1.84 GiB used: 789.7 MiB (41.9%)
           RAM Report: permissions: Unable to run dmidecode. Root privileges required.
CPU:       Topology: Dual Core model: Intel Celeron J1800 bits: 64 type: MCP
           L2 cache: 1024 KiB
           Speed: 1333 MHz min/max: 1333/2582 MHz Core speeds (MHz): 1: 1333 2: 1334
Graphics:  Device-1: Intel Atom Processor Z36xxx/Z37xxx Series Graphics & Display
           driver: i915 v: kernel
           Display: x11 server: X.Org 1.20.8 driver: modesetting unloaded: fbdev,vesa
           resolution: 1366x768~60Hz
           OpenGL: renderer: Mesa DRI Intel HD Graphics (BYT) v: 4.2 Mesa 20.0.8
creto@creto:~$ ps -e | grep -E -i "kde"
     21 ?        00:00:00 kdevtmpfs
   1975 ?        00:00:00 start_kdeinit
   1976 ?        00:00:00 kdeinit5
   1980 ?        00:00:04 kded5
   2042 ?        00:00:00 polkit-kde-auth
   2068 ?        00:00:02 kdeconnectd
   2093 ?        00:00:00 org_kde_powerde
creto@creto:~$

Veja só um kde em um pc com apenas 2 de ram e rodando muito bem obrigado trabalho fantástico do Bruno Gonçalves aka bigbruno

Sem apologias mas o pessoal do kubuntu poderia dar mais créditos a este brazuca.

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Qual a melhor distribuição para computador de processador fraco?
« Resposta #7 Online: 08 de Outubro de 2020, 19:49 »
Oi, Anderson. Acredito que a questão não seja a escolha de palavras nem a confusão com elas, mas o tom de arrogância.
Obrigada por responder minha pergunta, vou dar uma olhada nessas duas distribuições. Eu acredito que seja somente o cursor mesmo, mas não tenho certeza, quando acontecer novamente vou tentar abrir alguma coisa através do teclado. Sou bastante iniciante mesmo, ainda nem consegui descobrir no Ubuntu algo semelhante ao ''Gerenciador de tarefas'' do Windows pra me dar um auxílio quando tudo trava hahahaha
O engraçado é que às vezes quando o touchpad não funciona, o mouse está funcionando e ao contrário também ou o cursor funciona mas não clica, coisas assim...
Quanto a memória, eu nem chamaria de memória hahaha mas realmente queria conseguir usar esse dispositivo pela praticidade do tamanho. Vou tentar as distribuições que você indicou. Muito obrigada!

                    total       usada       livre    compart.  buff/cache  disponível
Mem.:         1,9Gi       1,3Gi        93Mi       138Mi       453Mi       250Mi
Swap:         1,3Gi       1,3Gi        55Mi


Opa, não recebi notificação pela sua resposta, então perdão pela demora!

Realmente o Ubuntu vai ficar pesado para 2GB RAM e está usando a SWAP toda também. O gerenciador de tarefas do Ubuntu padrão não lembro o nome agora, mas você pode instalar algum como o lxtask ou o xfce4-taskmanager, tipo no terminal:

Código: [Selecionar]
sudo apt install xfce4-taskmanager
E para economizar memória, pode ir na central de configurações e buscar por desabilitar serviços que não fazem falta para você.

Caso não tenha instalado outro (X)Ubuntu mais leve, uma dica que não tinha dado é a de instalar outro ambiente gráfico em cima do Ubuntu. Por exemplo, o Ubuntu por padrão usa o Gnome, mas você pode instalar o XFCE do Xubuntu sem formatar com o comando:

Código: [Selecionar]
sudo apt install xubuntu-core
Na tela de login, você terá a opção de escolher iniciar com o XFCE e testar se ele resolve o problema. Pessoalmente eu não sou muito fã disso, pois se quiser XFCE que instale o Xubuntu de uma vez, mas pode ser um teste mais simples do que usar em live usb já que fica mais fácil testar vários ambientes. Então para testar o KDE que o creto citou bastaria (coloquei a opção no-install-recommends para pegar uma instalação mais limpa e economizar espaço, embora possa tirar alguma coisa que faça falta para você):

Código: [Selecionar]
sudo apt install --no-install-recommends kde-plasma-desktop
OBS: ficar instalando ambiente gráfico em cima de outro, depois pode ficar muita coisa inútil que será chato remover, mas isso é outra questão.

Sobre verificar se o problema é apenas no cursor, quando ocorrer pode testar se o teclado fica normal, tipo alternando as janelas com ALT+TAB, Ctrl+Tab para as abas e usando Page Down/UP para rolar. Mas aviso que seja o que for, não é boa ideia ficar abrindo muita coisa nesse notebook, seja qual for o sistema que usar.

Meu caso:

Código: [Selecionar]
creto@creto:~$ inxi -CGm
Memory:    RAM: total: 1.84 GiB used: 789.7 MiB (41.9%)
           RAM Report: permissions: Unable to run dmidecode. Root privileges required.
CPU:       Topology: Dual Core model: Intel Celeron J1800 bits: 64 type: MCP
           L2 cache: 1024 KiB
           Speed: 1333 MHz min/max: 1333/2582 MHz Core speeds (MHz): 1: 1333 2: 1334
Graphics:  Device-1: Intel Atom Processor Z36xxx/Z37xxx Series Graphics & Display
           driver: i915 v: kernel
           Display: x11 server: X.Org 1.20.8 driver: modesetting unloaded: fbdev,vesa
           resolution: 1366x768~60Hz
           OpenGL: renderer: Mesa DRI Intel HD Graphics (BYT) v: 4.2 Mesa 20.0.8
creto@creto:~$ ps -e | grep -E -i "kde"
     21 ?        00:00:00 kdevtmpfs
   1975 ?        00:00:00 start_kdeinit
   1976 ?        00:00:00 kdeinit5
   1980 ?        00:00:04 kded5
   2042 ?        00:00:00 polkit-kde-auth
   2068 ?        00:00:02 kdeconnectd
   2093 ?        00:00:00 org_kde_powerde
creto@creto:~$

Veja só um kde em um pc com apenas 2 de ram e rodando muito bem obrigado trabalho fantástico do Bruno Gonçalves aka bigbruno

Sem apologias mas o pessoal do kubuntu poderia dar mais créditos a este brazuca.

T+

Realmente o KDE pode ficar bem leve se for enxugado, tipo instalação mínima. Esse aí você instalou 32 ou 64 bits?

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Qual a melhor distribuição para computador de processador fraco?
« Resposta #8 Online: 09 de Outubro de 2020, 17:07 »
Olá @Anderson_Coelho,

Na verdade eu não fiz nada além de baixar o ISO, meter no pendrive e mandar o BL para o PC, méritos são todos do B. Gonçalves, que deixou o KDE com esses apenas 2 GB de ram como pode ser visto em apenas 789.7 de uso nem chegando a aos 800 e poucos com chromium aberto.
mas sei que ele em uso é de uma leveza inacreditável em uma máquina como essa aqui, onde o próprio (X)ubuntu ficou mais duro de usar:


Vale a pena a quem possa ter um PC com apenas 2GB de ram dar um pouco de crédito ao bigbruno e >>BigLinux. Experimente e diga o que acha.

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto