Autor Tópico: Escola Estadual quer criar intranet para disponibilizar materiais digitais  (Lida 3777 vezes)

Offline Alelinux

  • Educação e inclusão digital
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
  • Pela melhoria da qualidade da educação digital
    • Ver perfil
 ;D ;D ;D ;D Boa tarde, estou com um lindo problema para resolver, minha escola estadual rural recebeu um swift para 200 acessos wifi, só que na escola não tem internet, então estou pensando em montar um servidor de intranet inicialmente para disponibilizar arquivos por turmas e disciplinas de professores, além de montar um biblioteca virtual com os livros que serão utilizados durante o ano letivo que se iniciar após a pandemia.
Pretendemos comprar um servidor, não imaginamos o que seria necessário de hadware, nosso teto seria um st50 da lenovo por uns 5.000,00 com ssd 120 ou 240 Gb e 1 também SATA, nem imagino como fazer com que um cabo leve o sinal de intranet do lamp rodando no servidor  ligando o apache com o WIFI. Nossa escola é pobre e acessaremos no máximo 200 estudantes por turno será que o que estamos imaginando é possível? 

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:Escola Estadual quer criar intranet para disponibilizar materiais digitais
« Resposta #1 Online: 07 de Outubro de 2020, 16:57 »
É possível!

Vc só não disse a marca/modelo do switch envolvido.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Escola Estadual quer criar intranet para disponibilizar materiais digitais
« Resposta #2 Online: 26 de Outubro de 2020, 10:37 »
Olá @Alelinux, tudo bem?

Deixe-me fazer algumas sugestões. Não me chame de herege, OK?

Para o teu servidor, eu recomendo um ambiente de virtualização, como o XCP-ng. Daí, dentro dele, vc pode rodar várias VMs com os vários serviços que vc pode vir a precisar.

Em particular, eu recomendo que você não coloque o serviço de saída para a internet e os arquivos internos no mesmo servidor/máquina virtual. Isso vai permitir que você especialize os dois, e tenha mais segurança no resultado final.

Sobre o hardware que você quer comprar... eu sinceramente não estou por dentro de preços. Mas me pareceu que $5000 por essa máquina que vc descreveu está um pouco caro. Talvez você consiga preços melhores por uma máquina igual, ou máquinas melhores, pelo mesmo preço.

Ainda estou tentando entender o que seria um "swift para 200 acessos wifi".
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Re:Escola Estadual quer criar intranet para disponibilizar materiais digitais
« Resposta #3 Online: 28 de Outubro de 2020, 20:14 »
Um PC i5 com 4GB dá conta de ser um servidor pra vcs. Não precisa gastar tanto. O mais importante seria ter dois discos espelhados em RAID-1, mais um HD pra fazer os backups.

Agora, 200 estudantes usando o Wifi seria um problema. Um roteador simples doméstico, não dá conta desse tráfego.
« Última modificação: 28 de Outubro de 2020, 20:16 por FaBMak »
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak