Autor Tópico: Depois de atualização, teclado e touchpad deixaram de funcionar  (Lida 1846 vezes)

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Depois de atualização, teclado e touchpad deixaram de funcionar
« Online: 02 de Setembro de 2020, 23:57 »
Fiz uma instalação limpa do Kubuntu 20.04 no meu notebook HP Pavilion x360. A instalação correu OK. Entrei, tudo funcionou normalmente, atualizei idiomas e fiz a atualização. Quando reiniciei após atualização, não reconhecia mais o teclado e o touchpad do note. Só consegui com teclado e mouse via USB.
Resolvi, então, instalar o KDE Neon 5.19.4 e, depois da atualização, deu a mesma coisa.
Achei que o problema poderia ser o KDE e instalei o Mint Mate 20. Instalou OK, iniciei normal e, quando foi feita a atualização, deu o mesmo problema.
Aí, pensei que o problema poderia ser com os derivados do Ubuntu e instalei o Manjaro KDE. Aconteceu a mesma coisa após a atualização.
Em tempo: nos outros 2 notes que tem aqui em casa, ambos da Dell (um com Ubuntu Gnome e outro com KDE Neon), correu a atualização e reiniciei sem problemas.
Como informação, na BIOS e no Grub o teclado é reconhecido e, no Windows (dual-boot), o teclado e touchpad funcionam normalmente.
Alguém tem alguma sugestão do que posso fazer?
Antecipadamente, agradeço.

Atualização: Tentei também com o Zorin OS Core 15.2 pois achei que, por ser baseado no Ubuntu 18.04 e não no 20.04, não faria uma atualização de kernel e drivers mais recentes. Mas deu o mesmo problema depois da atualização.
« Última modificação: 05 de Setembro de 2020, 09:21 por RamonB »
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re:Depois de atualização, teclado e touchpad deixaram de funcionar
« Resposta #1 Online: 05 de Setembro de 2020, 09:24 »
Como deu problema também no Zorin, voltei ao Kubuntu. E notei que, se entro através do Linux 5.4.0-45, o problema acontece mas se, no Grub, escolho o 5.4.0-42, roda tranquilo e reconhece tanto o teclado quanto o touchpad. Então, como este notebook é usado principalmente por minha esposa, que só usa Windows, devido a outras tarefas em que estou envolvido vou aguardar e torcer para que o problema tenha sido identificado e, numa futura atualização, seja resolvido.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline Mubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re:Depois de atualização, teclado e touchpad deixaram de funcionar
« Resposta #2 Online: 24 de Outubro de 2020, 15:47 »
Isso aconteceu comigo também...
No meu caso foi um modulo de kernel, que faz meu notebook "pensar" que está no modo tablet...
Você pode encontrar a solução aqui:

https://bbs.archlinux.org/viewtopic.php?id=258857