Autor Tópico: Configurar corretamente o áudio do Ubuntu  (Lida 7750 vezes)

Offline eaxgrande

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 514
  • "Todo homem, por natureza, quer saber"
    • Ver perfil
Configurar corretamente o áudio do Ubuntu
« Online: 01 de Dezembro de 2020, 16:01 »
Prezados amigos do fórum

Tentei recentemente (sem sucesso) usar um smartphone como webcam e microfone para videochamadas no Ubuntu.
Também não consegui fazer funcionar o microfone embutido de uma webcam via usb...
https://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=124735.0

Do meu ponto de vista, tais situações deveriam ser coisa fácil de resolver, principalmente ao se usar versões atuais do Ubuntu.
É difícil de acreditar que em plena era do home-office não seja possível simplesmente plugar e usar qualquer coisa que seja.
OBS: Atualizei do Ubuntu 16.04 para o Lubuntu 20.04, tendo testado também em uma instalação temporária do Ubuntu-Mate 20.04.

Bom, supondo que a vida não seja o mar de rosas que achei que era até hoje  ;D e que sim, configurar áudio no Linux é mais complexo do que parece, penso eu que deva estar enfrentando um problema de configuração que afete o redirecionamento de áudio interno.

Gostaria de ter o meu Lubuntu-LXQt 20.04 com o áudio configurado de tal forma, que pudesse capturar automaticamente microfone separado, microfone embutido de webcam, áudio interno de aplicativos (Rhythmbox, Audacious, VLC), áudio de navegadores, etc... e pudesse direcionar normalmente para saída de linha, headphones e HDMI para TV.

Hoje isso não é possível: se conecto uma webcam com microfone embutido, o mesmo não funciona.
Se conecto HDMI para a TV junto com headphone na saída de linha, o headphone é cortado (e antigamente era o contrário, ou seja, mesmo com HDMI conectado, bastava conectar a saída de linha que a saída HDMI era interrompida automaticamente)
E às vezes, o áudio interno vindo de aplicativos é cortado, mesmo tendo selecionada a saída "Duplex Stereo Analógico"
Pra variar, de vez em quando aparece um negócio chamado "saída fictícia" no controle de volume, que não faço a menor ideia do que seja...

Acredito que o que me falta são noções básicas de como deveria estar a configuração do controle de volume quando cada dispositivo desses é conectado, como deveriam estar configurados o volume do alsamixer, quais pacotes deveriam estar instalados no sistema, quais módulos, etc... e acima de tudo, como deveriam estar os arquivos de configuração do pulseaudio, como /etc/pulse/default.pa, e quaisquer outros, sejam lá quais forem...

Não que isso seja imprescindível a qualquer usuário (imaginem que dureza), mas é que estou percebendo que nesse momento, depois de ter fuçado e zoado tudo, seguindo tudo quando foi tutorial que achei espalhado sobre o assunto, não tenho remédio a não ser estudar pacientemente o que há por trás dessa aparente simplicidade e aprender de uma vez como é que essa coisa funciona.

Sendo assim, gostaria de perguntar: se a coisa é simples e sou eu que estou fazendo confusão, então, como faço para configurar o áudio da forma como gostaria? O que devo instalar/reinstalar ou excluir? Quais tutoriais deveria seguir? Qual(is) arquivo(s) devo editar? Como o resto da humanidade que usa Linux costuma fazer?

Mas se o negócio é mais sério, então, onde acho uma literatura mais completa em português (e não tutoriais espalhados), que me ajude a entender mais profundamente sobre o que é pulseaudio e alsamixer, sobre a relação entre eles e sobre quando saber se algo está errado e por quê?

Desde já, agradeço os comentários

Abraços a todos!

« Última modificação: 01 de Dezembro de 2020, 17:11 por platao »
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re:Configurar corretamente o áudio do Ubuntu
« Resposta #1 Online: 02 de Dezembro de 2020, 07:48 »
O mais importante é observar que nas configurações de som (pelo ícone do volume) você tem várias abas e uma delas mostra as entradas de áudio, ou seja, dispositivos de entrada.

Lá deve ter o microfone embutido ou qualquer outro que esteja conectado.

Por exemplo, no meu caso, deixo o embutido no Mudo e o do headset eu deixo com um volume bom, para captar bem o som.

O mesmo vale para a saída ou output.

Pode ser que algo lá esteja no mudo e por isso você não consegue usar.


Offline eaxgrande

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 514
  • "Todo homem, por natureza, quer saber"
    • Ver perfil
Re:Configurar corretamente o áudio do Ubuntu
« Resposta #2 Online: 03 de Dezembro de 2020, 12:40 »
Olá sigur

Pois é, desde que eu comecei com isso os dispositivos apareciam nas abas do controle de volume, inclusive o microfone embutido da webcam.

O problema é que não adiantava mudar nem o hardware (2ª aba, qualquer que fosse a opção, inclusive quando a câmera era detectada como um hardware também), nem a entrada (3ª aba) e nem a saída (4ª aba). O som simplesmente não saía.

Fiquei horas tentando todas as combinações possíveis, simplesmente não funcionava...

Então comecei a descomentar alguns módulos que estavam comentados por padrão em /etc/default.pa pensando que isso pudesse estar acontecendo porque o microfone da cãmera usava um plug usb. Dependendo de onde mexia, começou a aparecer novas opções no controle de volume, tanto na entrada quanto na saída, mas nada de som.

Depois disso, cheguei a instalar o pavucontrol e o pasystray e fiquei com uma montanha de opções de entrada, saída, módulos, e o diabo....

Mas nada de som da webcam...

Num último ato de desespero, fui no synaptic, selecionei a palavra pulseaudio e pra tudo quanto foi resultado que veio, selecionei e instalei tudo, kkkkkkkk

Nem assim...

Então fui lá e comprei um microfone. Pluguei. Reconheceu de imediato...

Liguei a câmera que tinha o microfone embutido, fui lá no controle de volume, coloquei o volume dessa câmera em mudo (já estava mesmo...), só dei uma olhada no controle de volume do microfone novo (esse sim, sendo detectado e saindo som), e pronto...

Isso foi tudo...

Abraços!
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re:Configurar corretamente o áudio do Ubuntu
« Resposta #3 Online: 04 de Dezembro de 2020, 13:22 »
Que bom que resolveu.

Offline eaxgrande

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 514
  • "Todo homem, por natureza, quer saber"
    • Ver perfil
Re:Configurar corretamente o áudio do Ubuntu
« Resposta #4 Online: 04 de Dezembro de 2020, 21:46 »
Fiz isso pra quebrar um galho porque não podia ficar sem webcam naquele momento.

Vamos ver se eu acho um jeito melhor de resolver isso.

Valeu
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Configurar corretamente o áudio do Ubuntu
« Resposta #5 Online: 05 de Dezembro de 2020, 10:33 »
Olá de novo eaxgrande,

Fiz isso pra quebrar um galho porque não podia ficar sem webcam naquele momento.

Vamos ver se eu acho um jeito melhor de resolver isso.

Valeu

Sobre os tais módulos que você falou lá no outro tópico e você pode dar uma olhada mesmo pelo alsamixer é (aqui a tecla é) "F2" e aparece isso abaixo que são os locais dos arquivos desses tais módulos:


Pode ser que te auxilie em algo dar uma olhada neles.

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline Niltonif

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re:Configurar corretamente o áudio do Ubuntu
« Resposta #6 Online: 31 de Janeiro de 2021, 20:32 »
Estou passando por problema semelhante e acho muito frustrante, dado o patamar que se encontra a distribuição kubuntu. Acho que em pleno 2021, numa pandemia que nos obriga a trabalhar em home office, uma coisa que me parece tão simples, diante de tanta coisa mais complexa, não conseguir fazer um microfone externo funcionar juntamente com as saídas de som, ou webcam com som, ou headphone, etc.
Me perdoem, sou muito fã do Linux, mas isso é algo cabuloso.
Esse problema já me fez passar  semanas garimpando no Google, fazer reinstalação, mudar distribuição, etc e até hoje não tenho uma solução ideal.

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Configurar corretamente o áudio do Ubuntu
« Resposta #7 Online: 01 de Fevereiro de 2021, 17:20 »
Ainda acho que a coisa ainda não é bem assim  ::) ;D ;)

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto