Olá eu to precisando de uma ajuda alguns apontamentos:
Quero copiar meu root disk (Sistema +home...) para um cluster RAID0(2 Discos novinhos) e manter minha /home no disco atual
Não quero reinstalar e reconfigurar tudo, imagino que se tudo der certo só precise modificar /etc/fstab e regravar o grub no efi do RAID0
Seu RAID é via controladora RAID da placa-mãe (hardware) ou via software?
O disco root atual está em btrfs e por isso a partição para o sistema na RAID0 também está. (pra facilitar)
o EFI aparentemente não dá pra ser RAID1, então fiz uma partição em cada disco em RAID0 para manter a simetria // Acho até que é desnecessário mas fazer oque?
Fuja desses sistemas de arquivo fora do padrão. Todas as ferramentas linux funcionam perfeitamente no ext4.
Dá uma olhada no que vem a ser os tipos de RAID. A maioria das pessoas que querem fazer RAID é mais por laboratório do que por necessidade.
No RAID 0 se um dos HD's falhar vc perde tudo.
Como faço a copia, devo usar dd ou há outro método mais eficaz? // se der para usar pv ou algo que o valha para mostrar a quantas anda o processo - me de dicas
Pois é, é uma mudança significativa no sistema. Muitas das coisas teem que ser feitas a mão.
Qualquer exemplo de linha de comando ou link é bem vindo, (obvio já fiz um Search básico, talvez não esteja sabendo direito o que procurar?, ou até mesmo interpretar o que estou lendo - desculpe)
Realmente. Vc deve tá imaginando uma coisa e talvez seja outra coisa totalmente diferente que não vai te atender.
//Só achei esse, Não foi muito esclarecedor:
//https://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=106366.msg586821#msg586821
Participei desse POST só pq vc usou esse link antigo em que participo. Ele não pode te ajudar de cara, mas é um tijolinho a mais.
Hoje não uso mais o comando "cp", passei a usar o comando "rsync". Muito mais poderoso. Ele é interessante pra clonar partições Linux e tbm fazer backup. Somados a outros comandos pode-se fazer clonagem de partição Windows.
Tem alguns pontos interessantes como o fato de alguns diretórios só exitem em Memoria e não deverem ser copiados || Dá pra contornar clonando a partir de um live USB - Não?
Vc pode clonar até o próprio sistema que esteja sendo executado desde que não copie o ponto de montagem aonde ele tá sendo executado. Monte ele novamente em um novo ponto e copie pra outro ponto. É a técnica utilizada por novos dois de montagem em que um é a partição que vc quer copiar e o outro é a partição que será a cópia dela. Tudo on-the-fly.
Vou te passar alguns links pra vc dar uma olhada.
Veja tudo primeiro. Não coloque a mão na massa.
link 1link 2link 3link 4QQ coisa faz contato mandando uma mensagem privada que te passo meu zap pra gente trocar umas idéias.