Autor Tópico: Como Clonar uma partição ROOT do Ubuntu em brtfs para um cluster RAID0  (Lida 2544 vezes)

Offline GHM-0

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Olá eu to precisando de uma ajuda alguns apontamentos:

Quero copiar meu root disk (Sistema +home...) para um cluster RAID0(2 Discos novinhos) e manter minha /home no disco atual
Não quero reinstalar e reconfigurar tudo, imagino que se tudo der certo só precise modificar /etc/fstab e regravar o grub no efi do RAID0

O disco root atual  está em btrfs e por isso a partição para o sistema na RAID0 também está. (pra facilitar)
o EFI aparentemente não dá pra ser RAID1, então fiz uma partição em cada disco em RAID0 para manter a simetria // Acho até que é desnecessário mas fazer oque?

Como faço a copia, devo usar dd ou há outro método mais eficaz? // se der para usar pv ou algo que o valha para mostrar a quantas anda o processo - me de dicas
Qualquer exemplo de linha de comando ou link é bem vindo, (obvio já fiz um Search básico, talvez não esteja sabendo direito o que procurar?, ou até mesmo interpretar o que estou lendo - desculpe)


//Só achei esse, Não foi muito esclarecedor:
//https://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=106366.msg586821#msg586821


Tem alguns pontos interessantes como o fato de alguns diretórios só exitem em Memoria e não deverem ser copiados || Dá pra contornar clonando a partir de um live USB - Não?

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:Como Clonar uma partição ROOT do Ubuntu em brtfs para um cluster RAID0
« Resposta #1 Online: 18 de Dezembro de 2020, 19:48 »
Olá eu to precisando de uma ajuda alguns apontamentos:

Quero copiar meu root disk (Sistema +home...) para um cluster RAID0(2 Discos novinhos) e manter minha /home no disco atual
Não quero reinstalar e reconfigurar tudo, imagino que se tudo der certo só precise modificar /etc/fstab e regravar o grub no efi do RAID0
Seu RAID é via controladora RAID da placa-mãe (hardware) ou via software?

O disco root atual  está em btrfs e por isso a partição para o sistema na RAID0 também está. (pra facilitar)
o EFI aparentemente não dá pra ser RAID1, então fiz uma partição em cada disco em RAID0 para manter a simetria // Acho até que é desnecessário mas fazer oque?
Fuja desses sistemas de arquivo fora do padrão. Todas as ferramentas linux funcionam perfeitamente no ext4.
Dá uma olhada no que vem a ser os tipos de RAID. A maioria das pessoas que querem fazer RAID é mais por laboratório do que por necessidade.
No RAID 0 se um dos HD's falhar vc perde tudo.

Como faço a copia, devo usar dd ou há outro método mais eficaz? // se der para usar pv ou algo que o valha para mostrar a quantas anda o processo - me de dicas
Pois é, é uma mudança significativa no sistema. Muitas das coisas teem que ser feitas a mão.
Qualquer exemplo de linha de comando ou link é bem vindo, (obvio já fiz um Search básico, talvez não esteja sabendo direito o que procurar?, ou até mesmo interpretar o que estou lendo - desculpe)
Realmente. Vc deve tá imaginando uma coisa e talvez seja outra coisa totalmente diferente que não vai te atender.
//Só achei esse, Não foi muito esclarecedor:
//https://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=106366.msg586821#msg586821
Participei desse POST só pq vc usou esse link antigo em que participo. Ele não pode te ajudar de cara, mas é um tijolinho a mais.
Hoje não uso mais o comando "cp", passei a usar o comando "rsync". Muito mais poderoso. Ele é interessante pra clonar partições Linux e tbm fazer backup. Somados a outros comandos pode-se fazer clonagem de partição Windows.

Tem alguns pontos interessantes como o fato de alguns diretórios só exitem em Memoria e não deverem ser copiados || Dá pra contornar clonando a partir de um live USB - Não?
Vc pode clonar até o próprio sistema que esteja sendo executado desde que não copie o ponto de montagem aonde ele tá sendo executado. Monte ele novamente em um novo ponto e copie pra outro ponto. É a técnica utilizada por novos dois de montagem em que um é a partição que vc quer copiar e o outro é a partição que será a cópia dela. Tudo on-the-fly.

Vou te passar alguns links pra vc dar uma olhada.
Veja tudo primeiro. Não coloque a mão na massa.
link 1
link 2
link 3
link 4

QQ coisa faz contato mandando uma mensagem privada que te passo meu zap pra gente trocar umas idéias.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Como Clonar uma partição ROOT do Ubuntu em brtfs para um cluster RAID0
« Resposta #2 Online: 05 de Janeiro de 2021, 10:54 »
Definitivamente, este tópico está na sala errada. Nada aqui é assunto pra iniciante.

Concordo com o SelvaKing, inclusive no alerta de que você está usando errado seu sistema RAID.

RAID 0 não precisa (nem permite) simetria entre os discos. A simetria é uma característica do RAID 1, e o ideal é que seja feita apenas pelo sistema.

Outra coisa a ter em mente é qual vantagem você pode ter em usar um determinado tipo de matriz RAID. RAID 0 aumenta a velocidade de acesso, mas diminui muito a confiabilidade do sistema de arquivos, por isso não é recomendável pro disco de sistema.

RAID 1 aumenta a confiabilidade, com um pequeno aumento de velocidade, e uma grande perda de espaço. Normalmente é a opção pra disco de sistema.

RAID 5 e 6 oferecem aumento de velocidade de acesso e de confiabilidade, ao custo de aproximadamente 1/3 do espaço disponível. No entanto, exigem 3 discos pra funcionar, o que nem sempre é possível de suprir.

Se você não tem uma controladora RAID em seu sistema, talvez valha a pena considerar o uso de ZFS, em vez de RAID.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D