Autor Tópico: Qual versão instalar num i3 7th Gen  (Lida 3870 vezes)

Offline lfsmpro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Qual versão instalar num i3 7th Gen
« Online: 21 de Janeiro de 2021, 11:36 »
Olá!
Fiz a instalação do Ubuntu 20.04.1 LTS, correu tudo bem, mas ficou horrível, travando mais que o Windows 10. Sou novo nesse mundo linux, não sabia que existiam outras versões do Ubuntu. Minha dúvida é a seguinte: qual versão eu instalo no meu note?

Especificações do frangote:
- Intel Core i3-7020U CPU 2.30GHz
- Memória 4GB DDR4

Obrigado pela atenção.!


Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:Qual versão instalar num i3 7th Gen
« Resposta #1 Online: 21 de Janeiro de 2021, 16:17 »
A versão está correta. O hardware é suficientemente moderno para suportar qualquer versão.

Mas vamos por partes...
Qual é a gráfica?
Instalou num HDD ou SSD?

Offline lfsmpro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:Qual versão instalar num i3 7th Gen
« Resposta #2 Online: 21 de Janeiro de 2021, 17:45 »
Fala, CelticWarrior!

Citar
Qual é a gráfica?
Instalou num HDD ou SSD?

- Gráficos HD Intel 620
- HDD

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:Qual versão instalar num i3 7th Gen
« Resposta #3 Online: 21 de Janeiro de 2021, 18:10 »
Então o seu problema é mesmo o HDD.
Linux não faz milagres.

Havendo essa possibilidade substitua por um SSD pois é isso que qualquer SO atual espera, seja Windows ou Ubuntu. Use HDDs apenas para guardar dados, não para arrancar o sistema. Ou ajuste as suas expectativas à realidade. Nada mais a acrescentar.

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Qual versão instalar num i3 7th Gen
« Resposta #4 Online: 21 de Janeiro de 2021, 18:39 »
Vou apenas dar uma opinião particular, pois, não acho que seja o HD, a não ser que ele esteja com blocos defeituosos, eu tenho um KDE instalado em um HD ele arranca muito bem. Com menos ram também (2gb aqui).

Eu tentaria uma versão mais leve do ubuntu, como (vou dizer mais leve) Lubuntu, pois até o xubuntu tá pesado demais para o que ele promete, muito mais pesos do que isso abaixo, então tente o lubuntu:
Código: [Selecionar]
creto@creto:~$ inxi -SMCG
System:
  Host: creto Kernel: 5.8.0-40-generic x86_64 bits: 64
  Desktop: KDE Plasma 5.20.4 Distro: BigLinux based in Ubuntu 20.04 (Focal)
Machine:
  Type: Laptop System: Positivo Informatica SA product: C14RV01
  v: 1.00.05_SIM serial: <superuser/root required>
  Mobo: Positivo Informatica SA model: C14RV01 v: SIM
  serial: <superuser/root required> BIOS: American Megatrends v: 1.00.05
  date: 10/03/2012
CPU:
  Topology: Dual Core model: AMD C-60 APU with Radeon HD Graphics bits: 64
  type: MCP L2 cache: 512 KiB
  Speed: 863 MHz min/max: 800/1000 MHz Core speeds (MHz): 1: 799 2: 982
Graphics:
  Device-1: AMD Wrestler [Radeon HD 6290] driver: radeon v: kernel
  Display: x11 server: X.Org 1.20.9 driver: radeon FAILED: ati
  unloaded: fbdev,modesetting,vesa resolution: 1366x768~60Hz
  OpenGL: renderer: AMD PALM (DRM 2.50.0 / 5.8.0-40-generic LLVM 11.0.0)
  v: 3.3 Mesa 20.2.6
creto@creto:~$

Como pode ser visto acima, não acho que o HD tenha a ver com lentidão do sistema.

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:Qual versão instalar num i3 7th Gen
« Resposta #5 Online: 22 de Janeiro de 2021, 07:06 »
@creto

HDDs são um problema sim atualmente. A velocidade de um NVME é ordens de magnitude superior mesmo comparando com o mais rápido HDD, logo, a diferença no carregamento do SO e programas é como do dia para a noite.

Vc tem as suas expectativas ajustadas à realidade e inclusive tentou melhorar os resultados com uma distro "mais leve". Em câmbio o OP esperava ter resultados significativamente melhores do que o Windows num HDD de portátil, o mais lento de todos a 5400rpm, quando objetivamente não há qualquer razão para ter essa expectativa.

Offline lfsmpro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:Qual versão instalar num i3 7th Gen
« Resposta #6 Online: 22 de Janeiro de 2021, 16:31 »
Obrigado pelas respostas, CelticWarrior e creto!

A ideia não era transformar um computador fraco em um super pc apenas adicionando o Linux, de fato queria um SO mais estável e um pouco mais rápido para as tarefas diárias.

Como no momento não tenho grana pra comprar um SSD, formatei a partição onde havia instalado o Ubuntu 20.04.1 LTS e instalei o Ubuntu Mate 20.04.1 e funcionou exatamente como eu precisava, tá rodando liso.

Obrigado pela atenção.

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Qual versão instalar num i3 7th Gen
« Resposta #7 Online: 22 de Janeiro de 2021, 22:52 »
Pois é, o ubuntu que nem sei como está vindo pois, faz algum tempo que não uso o ubuntu (digamos) "pai", se não me engano é o Gnome e este se tornou meio que pesado para PCs modestos como o que mostrei por exemplo o meu, que testei eNes distros começando pelos xubuntu, que me adapto melhor fora do KDE, mas dai sempre acreditei nos trabalho do brasileiro B. Gonçalves e dei com o BL de volta e acredite, é um KDE que fica melhor que o xubuntu nesse meu PC.

Mas aqui não estou falando disso, ou seja, do sistema que eu uso, que é um primo pobre do ubuntu/kubuntu, mas sim de PC modesto com o ubuntu não dá muito bem para instalar se não formos para as ramificações dele como ubuntu mate, xubuntu, lubuntu, etc, etc.

Mas claro também concordo com a sugestão de um SSD que o Celtic postou, mas quando isso ainda não é prioridade dá para se virar com as ditas ramificações do ubuntu, que nos deu essa gama de possibilidades e vida longa a ela!

@creto

HDDs são um problema sim atualmente. A velocidade de um NVME é ordens de magnitude superior mesmo comparando com o mais rápido HDD, logo, a diferença no carregamento do SO e programas é como do dia para a noite.

Vc tem as suas expectativas ajustadas à realidade e inclusive tentou melhorar os resultados com uma distro "mais leve". Em câmbio o OP esperava ter resultados significativamente melhores do que o Windows num HDD de portátil, o mais lento de todos a 5400rpm, quando objetivamente não há qualquer razão para ter essa expectativa.

@CelticWarrior, sim eu sei e entendo bem o que você postou, e tenho suas sugestões e dicas como grandes conselhos e algumas até anotadas lá no meu bloquinho, mas como eu disse acima, as vezes não (sei que o preço é acessível) temos a disponibilidade de ter o SSD, no meu caso depois de um a "loga história" tenho esse PC que vistes acima e nele me divirto, trabalho, brinco, jogo conversa fora e tento ser útil quando sei e posso, enfim, é um PC que para eu instalar esse BigLinux, acredite mesmo com 11 anos quebrando sistemas Linux apanhei em uma instalação, pois o mesmo tem UEFI/EFI mas é uma verdadeira porcaria, enfim desculpe-me se me fiz entender mal, foi só que no caso do amigo, eu não achei que fosse em real o problema no HD dele
Seja feliz use Linux!

T+
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2021, 23:02 por creto »
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re:Qual versão instalar num i3 7th Gen
« Resposta #8 Online: 26 de Janeiro de 2021, 16:06 »
Qualquer sistema mais moderno fica lento com 4Gb de RAM. Se rodou melhor no Mate deve ser esse  o problema já que ele é mais leve.

O Windows também não se segura bem em 4 GB depois de um tempo.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:Qual versão instalar num i3 7th Gen
« Resposta #9 Online: 26 de Janeiro de 2021, 17:26 »
Qualquer sistema mais moderno fica lento com 4Gb de RAM. Se rodou melhor no Mate deve ser esse  o problema já que ele é mais leve.

O Windows também não se segura bem em 4 GB depois de um tempo.

Não é bem assim...
Neste exato momento estou usando um Celeron com vai para 4 anos já e apenas 4GB RAM (miniPC tipo Intel NUC, sem marca, importado da China), correndo o Ubuntu normal perfeitamente com Transmission, Firefox e Chrome, vários separadores abertos, sendo um deles Youtube a 1080P, tudo ao mesmo tempo e não trava... Isso sim, com um SSD mSATA.

É claro que com pouca RAM o sistema tendencialmente vai usar mais swap e é nesse momento que vai travar feio se o ficheiro ou partição swap reside hum velho HDD. Entenderam, senhores?

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re:Qual versão instalar num i3 7th Gen
« Resposta #10 Online: 28 de Janeiro de 2021, 08:33 »
Mesmo no Xubuntu eu tenho que ficar monitorando a memória RAM quando só tenho 4Gb. Mas claro que um SSD ajuda muito para quem tem condição de comprar.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson