Autor Tópico: raw devices em Ubuntu Server  (Lida 2908 vezes)

Offline sperezz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
raw devices em Ubuntu Server
« Online: 28 de Janeiro de 2021, 12:47 »
Oi,

Eu estou atentar migrar vários servidores de CentOS para Ubuntu, contudo estou com problemas na configuração de raw devices.
Apesar de criar o ficheiro de configuração em /etc/udev/rules.d, esta não está a funcionar.
Estou a utilizar a versão 20.04 Server, alguém me pode ajudar?

Obrigado,

Sergio Peres

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:raw devices em Ubuntu Server
« Resposta #1 Online: 28 de Janeiro de 2021, 17:33 »
Olá Sergio, seja bem-vindo ao fórum.

Qual é a configuração que você está tentando fazer, e qual é seu objetivo com isso?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline sperezz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:raw devices em Ubuntu Server
« Resposta #2 Online: 29 de Janeiro de 2021, 07:38 »
Olá,

Obrigado pela resposta, o que pretendo é "esconder" a informação das bases de dados.
Utilizando raw devices as partições não são visíveis nem há o risco de inadvertidamente apagarem estes conteúdos.
Contudo já consegui ultrapassar o problema, enquanto que no CentOS o modulo é carregado por defeito no Ubuntu não. Desta forma tem que ser especificado no /etc/modules.
O resto da configuração é semelhante [/etc/udev/rules.d/XX-raw.rules] e adicionalmente [/etc/raw]
Enquanto que no CentOS consegui fazer a criação dos LVM na instalação, no Ubuntu tive que fazer manualmente...??!!

Sergio Peres

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:raw devices em Ubuntu Server
« Resposta #3 Online: 29 de Janeiro de 2021, 09:35 »
Hmmm. Posso te dizer que, se alguém tem acesso aos arquivos de suas bases de dados que não tem consciência da importância delas, você tem um problema sério no projeto das permissões que está concedendo. Claro que você pode ter algum ganho de desempenho, principalmente em bases mais pesadas como Oracle, mas é preciso pesar com cuidado as vantagens e desvantagens dessa técnica.

Veja só, enquanto o CentOS é uma distribuição totalmente voltada para o ambiente de servidores, o Ubuntu (mesmo na versão server) não tem tanto essa visão. Então você vai mesmo ter alguma dificuldade na configuração inicial.

Uma curiosidade, qual o motivo da migração?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline sperezz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:raw devices em Ubuntu Server
« Resposta #4 Online: 29 de Janeiro de 2021, 10:48 »
A migração deve-se à alteração do modo de desenvolvimento do CentOS, como este vai passar a ser uma versão pré-release da oficial não garante que estejam asseguradas todas as funcionalidades e segurança necessários. A observação relativa à segurança é obvia, o problema é que não gerimos os servidores de clientes e por vezes há administradores nervosos :)...

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:raw devices em Ubuntu Server
« Resposta #5 Online: 29 de Janeiro de 2021, 11:11 »
 "Nervoso" não é a palavra que eu usaria pra um administrador que apaga os arquivos do BD.  :-X ::)
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D