Autor Tópico: Problema para instalar no Dell Vostro 5490  (Lida 1906 vezes)

Offline Ajob

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Problema para instalar no Dell Vostro 5490
« Online: 02 de Fevereiro de 2021, 09:12 »
Caros, venha aqui como um grito de ajuda.

Comprei recentemente  um Dell Vostro 5490 e simplesmente está se mostrando impossível instalar o Ubuntu nele.

Bom, o primeiro grande problema é que nem sequer fazer ele reconhecer o pendriver de inicialização eu consigo.  Quer dizer, teve uma única vez na qual eu consegui e ai o ubuntu pediu para desativar o rst da intel. Aqui aconteceu outro problema, por alguma razão o intel optane memory diz que não tem disco compatível com essa tecnologia, mas na própria setup da bios diz que tem  sim.
Enfim, mesmo repetindo exatamente o mesmo processo realizado o pendriver não foi mais reconhecido.

Vamos ao que eu já tentei
Eu já tentei criar o disco através das seguintes tecnicas
- belenaEtcher
- rufus - formatos gparted e mms
- disck creater no próprio ubuntu
- este tutorial (tanto o dito pra fazer no ubuntu como no windows) https://askubuntu.com/questions/395879/how-to-create-uefi-only-bootable-usb-live-media

todos esses pendrives gerados acima eu tentei inicializar usando todas as combinações possíveis de ativar e desativar as seguintes configurações na BIOS setup
- Secure Boot
- Qualquer referência a technologia Intel (claro, só as de gerenciamento rs)

Ainda tentei isso variando os modos
- RAID e AHCi
- "Audit Mode" or "Deployed Mode"

Toda ajuda é bem vinda e já vem com agradecimento na frente.
Abraços,
J.

Apenas por completude, enviou algumas imagens da minha BIOS setup para conhecimento.
 



Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:Problema para instalar no Dell Vostro 5490
« Resposta #1 Online: 02 de Fevereiro de 2021, 11:31 »
Arranque e instalação em modo UEFI somente -> desative qualquer referencia a "Legacy/CSM" (por favor note que não é o mesmo que "legacy USB support" que sim deve estar habilitado pois caso contrário pode impedir arrancar por pendrive). Isto resulta em que o arranque e consequente instalação seja no modo correto. Para tal é necessário também que o pendrive possa arrancar em modo UEFI. Com o Balena Etcher, Startup Disk Creator ou qualquer ferramenta similar isso é garantido pois a cópia do ISO é exata e o ISO é híbrido (funciona tanto para BIOS como para UEFI). Já com Rufus (quando não usa a opção "DD") depende das configurações iniciais onde há que selecionar UEFI/GPT.

Modo de drives: Apenas AHCI é suportado. Desative qualquer "RAID" ou "Intel RST".

Desative Secure Boot e, se aplicável, também Fast Boot.

Estas são as condições necessárias, nada mais. Se não consegue arrancar pela pendrive numa inicialização "a frio" tente novamente "a quente". Isto significa que o pendrive pode não ser corretamente detetado como dispositivo de arranque quando tenta a partir do computador desligado mas nesses casos normalmente funciona quando a partir de um reinício, mantendo o pendrive tal qual. Se mesmo assim não consegue arrancar então o problema e mesmo com o pendrive. O seu computador não tem nada de especial e milhões já instalaram Ubuntu nesse. Em todo o caso é altamente recomendável atualizar UEFI ("BIOS") mesmo que seja novo.