Autor Tópico: Não consigo abrir o painel de configurações, configurações de exibição  (Lida 8737 vezes)

Offline Puwpk1nn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Boa noite amigos!
Sou um usuário recente de Linux, para falar a verdade o instalei hoje pela primeira vez depois de mais de 15 anos de Windows.
Dito isso, instalei o Ubuntu 20.04.2.0 LTS e tudo aparenta uma maravilha, uma ótima fluidez e grandes possibilidades. Só tem uma coisa me incomodando muito, eu não consigo de jeito nenhum abrir as configurações, seja diretamente pelo icone no ambiente de aplicativos, seja pela área de trabalho, onde também não consigo acessar as configurações de exibição ou alteração de papel de parede.
Quando clico é como se abrisse pois la em cima nas atividades aparece "Configurações" e consigo até clicar em "Sair", mas nada aparece na tela.

Antes de escrever isso aqui já busquei muitas soluções em fóruns e inclusive já utilizei os seguintes códigos q encontrei:
sudo apt update && sudo apt install gnome-control-center
sudo apt-get install --reinstall gnome-control-center
sudo apt install gnome-settings-daemon-schemas
sudo apt install unity-control-center

Em todos os casos no final diz que já está tudo instalado em ultima versão e não consigo resolver. Eu não sei se não abre por alguma razão ou fica oculto.

Saberiam me ajudar? Agradeço muito

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:Não consigo abrir o painel de configurações, configurações de exibição
« Resposta #1 Online: 13 de MAR?O de 2021, 07:38 »
Bem vindo/a.

Antes de mais deve entender que o Ubuntu 20.04 usa o Gnome DE, diferente do Unity que era usado antes. Assim, o seu último comando 1) só pode ter vindo de um tutorial muito antigo e 2) não é aplicável e pode ter consequências indesejáveis.

Por favor entenda que antes de tentar qualquer instalação, seja de novo software seja para tentar resolver algum problema, deve ter SEMPRE o sistema completamente atualizado:
Código: [Selecionar]
sudo apt update && sudo apt full-upgradeMuito provavelmente isto seria suficiente para resolver o problema reportado. Não há qualquer garantia agaora que andou instalando o que não devia.

Finalmente, por favor, indique as especificações de hardware, nomeadamente a gráfica.

Offline Puwpk1nn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:Não consigo abrir o painel de configurações, configurações de exibição
« Resposta #2 Online: 13 de MAR?O de 2021, 09:14 »
Bem vindo/a.

Antes de mais deve entender que o Ubuntu 20.04 usa o Gnome DE, diferente do Unity que era usado antes. Assim, o seu último comando 1) só pode ter vindo de um tutorial muito antigo e 2) não é aplicável e pode ter consequências indesejáveis.

Por favor entenda que antes de tentar qualquer instalação, seja de novo software seja para tentar resolver algum problema, deve ter SEMPRE o sistema completamente atualizado:
Código: [Selecionar]
sudo apt update && sudo apt full-upgradeMuito provavelmente isto seria suficiente para resolver o problema reportado. Não há qualquer garantia agaora que andou instalando o que não devia.

Finalmente, por favor, indique as especificações de hardware, nomeadamente a gráfica.

Desde já obrigado pela iniciativa em me ajudar.
Sim, eu fui desesperado pela solução e já havia percebido após algumas horas de leitura que o Unity estaria obsoleto. Contudo, antes de tentar qualquer um dos códigos que citei já havia também utilizado essas linhas de comando para atualização que você me trouxe, foi uma das primeiras coisas que eu encontrei nos fóruns. De toda forma terei mais cuidado ao utilizar comandos.

Continuando sobre o caso, vou lhe passar a resposta do meu terminal quando digito gnome-control-center para conferir o status:
(gnome-control-center:26499): Clutter-WARNING **: 09:06:35.712: Whoever translated default:LTR did so wrongly.

Está assim desde a primeira vez que cheguei a checar esse comando. Ah, talvez seja útil informar também que não consegui acessar o "Settings" nem na primeira inicialização após instalado o OS. Ele até executa, se eu passo o mouse no icone pela barra de tarefas em "Janelas" consigo ver a miniatura, mas não abre de jeito nenhum na tela.

Sobre as especificações de hardware, meu pc deu pau e to usando um notebook pra estudo e trabalho, segue:
Intel Core i5-8265u
8gb RAM
Intel UHD Graphics 620 padrão de notebook