Prezados amigos do fórum
Tentei recentemente (sem sucesso) usar um smartphone como webcam e microfone para videochamadas no Ubuntu.
Também não consegui fazer funcionar o microfone embutido de uma webcam via usb...
https://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=124735.0Do meu ponto de vista, tais situações deveriam ser coisa fácil de resolver, principalmente ao se usar versões atuais do Ubuntu.
É difícil de acreditar que em plena era do home-office não seja possível simplesmente plugar e usar qualquer coisa que seja.
OBS: Atualizei do Ubuntu 16.04 para o Lubuntu 20.04, tendo testado também em uma instalação temporária do Ubuntu-Mate 20.04.
Bom, supondo que a vida não seja o mar de rosas que achei que era até hoje
e que sim, configurar áudio no Linux é mais complexo do que parece, penso eu que deva estar enfrentando um problema de configuração que afete o redirecionamento de áudio interno.
Gostaria de ter o meu Lubuntu-LXQt 20.04 com o áudio configurado de tal forma, que pudesse capturar automaticamente microfone separado, microfone embutido de webcam, áudio interno de aplicativos (Rhythmbox, Audacious, VLC), áudio de navegadores, etc... e pudesse direcionar normalmente para saída de linha, headphones e HDMI para TV.
Hoje isso não é possível: se conecto uma webcam com microfone embutido, o mesmo não funciona.
Se conecto HDMI para a TV junto com headphone na saída de linha, o headphone é cortado (e antigamente era o contrário, ou seja, mesmo com HDMI conectado, bastava conectar a saída de linha que a saída HDMI era interrompida automaticamente)
E às vezes, o áudio interno vindo de aplicativos é cortado, mesmo tendo selecionada a saída "Duplex Stereo Analógico"
Pra variar, de vez em quando aparece um negócio chamado "saída fictícia" no controle de volume, que não faço a menor ideia do que seja...
Acredito que o que me falta são noções básicas de
como deveria estar a configuração do controle de volume quando cada dispositivo desses é conectado, como deveriam estar configurados o volume do alsamixer, quais pacotes deveriam estar instalados no sistema, quais módulos, etc... e acima de tudo, como deveriam estar os arquivos de configuração do pulseaudio, como /etc/pulse/default.pa, e quaisquer outros, sejam lá quais forem...
Não que isso seja imprescindível a qualquer usuário (imaginem que dureza), mas é que estou percebendo que nesse momento, depois de ter fuçado e zoado tudo, seguindo tudo quando foi tutorial que achei espalhado sobre o assunto, não tenho remédio a não ser estudar pacientemente o que há por trás dessa aparente simplicidade e aprender de uma vez como é que essa coisa funciona.
Sendo assim, gostaria de perguntar: se a coisa é simples e sou eu que estou fazendo confusão, então, como faço para configurar o áudio da forma como gostaria? O que devo instalar/reinstalar ou excluir? Quais tutoriais deveria seguir? Qual(is) arquivo(s) devo editar? Como o resto da humanidade que usa Linux costuma fazer?
Mas se o negócio é mais sério, então, onde acho uma literatura mais completa em português (e não tutoriais espalhados), que me ajude a entender mais profundamente sobre o que é pulseaudio e alsamixer, sobre a relação entre eles e sobre quando saber se algo está errado e por quê?
Desde já, agradeço os comentários
Abraços a todos!