Autor Tópico: Ubuntu 20.04 Congelando AMD RYZEN 5  (Lida 6863 vezes)

Offline paulocicero

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Ubuntu 20.04 Congelando AMD RYZEN 5
« Online: 26 de MAR?O de 2021, 12:19 »
Estou com Ubuntu 20.04 e simplesmente não consigo usar estavelmente. Atualizei para o kernel 5.10 mas continua o congelamento da tela aleatoriamente no Ubuntu. Completamente aleatória vai e congela. Não dá. Não tenho estabilidade. Outras distros baseadas no Ubuntu apresentam o mesmo erro de congelamento. Outras distros também estão travando. O meu hardware é um Notebook ACER Aspire 3 A515-42G-R6FZ com AMD Ryzen 5 Quad Core com placa de vídeo Vega 8 integrada 2 GB e outra Radeon 540X dedicada de 2 GB, 16 GB de Ram Dual Channel, SSD Western Digital 512 GB NVMe, HD 1 também e um monitor ACER HDMI ligado ao notebook para utilizar 2 telas. Já busquei tudo na internet há 6 meses e não consigo resolver. Triste. Não estou usando o Linux como meu primeiro Sistema devido à esta instabilidade. Estou em Dual Boot com Windows 10 que infelizmente está me servindo muito melhor. Alguém tem alguma dica, por favor?



Offline jrkamil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 484
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 20.04 Congelando AMD RYZEN 5
« Resposta #1 Online: 26 de MAR?O de 2021, 18:41 »
já foi em 'progamas e atualizações' + 'drivers adicionais' ?
Asus M5A78L-M Plus , Phenon II X6 , 16 Gb DDR3, nvidia GT 730,  ubuntu  23.10  gnome, ssd 240G, hd 500 G

Offline paulocicero

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 20.04 Congelando AMD RYZEN 5
« Resposta #2 Online: 26 de MAR?O de 2021, 21:57 »
Sim, já fui e não há drivers a serem instalados. Estranho que ele às vezes fica horas sem congelar. Em outros momentos é questão de minutos! Completamente aleatório.

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 20.04 Congelando AMD RYZEN 5
« Resposta #3 Online: 27 de MAR?O de 2021, 14:34 »
O Ubuntu está instalado no mesmo disco do Windows? Das distros que testou, alguma mais recente como Ubuntu 20.10 ou até um beta do 21.04? Testou tanto com o X11 quanto com o Wayland? Acho que no Ubuntu 20.04 tem como escolher entre  o X11 e o Wayland na tela de login.

Offline paulocicero

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 20.04 Congelando AMD RYZEN 5
« Resposta #4 Online: 28 de MAR?O de 2021, 22:32 »
Olá, Anderson!

Está instalado no mesmo SSD NVMe. Já testei outras distros e trava também. Com o wayland é ainda pior porque ele inverte os monitores e ainda continua congelando. Já vi na internet que muita gente está tendo problemas com o AMDGPU.

Não sei mais o que fazer. Só queria utilizar o Linux como minha primeira opção. Mas não está dando.

Instalei o 20.10 também. Voltei com o 20.04 e atualizei para o kernel 5.10 na esperança que iria funcionar bem.

Se alguém tiver alguma dica fico no aguardo...

Abraços!

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:Ubuntu 20.04 Congelando AMD RYZEN 5
« Resposta #5 Online: 29 de MAR?O de 2021, 20:25 »
Primeiro que tudo atualize a UEFI e o firmware do SSD se aplicável.
Depois - ou mesmo com a versão atual - procure alguma configuração do tipo "OS selection" e altere de "Windows" (ou "Windows 8/10" para quaqluer outro. Se tiver "Linux" esse é a escolha óbvia.

E se é dual-boot não se esqueça de desativar o Arranque Rápido (Fast Startup) em Windows.

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 20.04 Congelando AMD RYZEN 5
« Resposta #6 Online: 30 de MAR?O de 2021, 20:14 »
Você testou o Ubuntu 18.04 com o kernel 4.15? Pesquisando aqui, descobri que tem um problema (diferente do seu) relatado há mais de dois anos com computadores parecidos com o seu. Ocorria com kernel > 4.16. Hoje está como "Status: RESOLVED UNREPRODUCIBLE" pode ver aqui:

https://bugzilla.kernel.org/show_bug.cgi?id=201077

Pode testar o Ubuntu 18.04 em um pendrive por um tempo para ver se o problema ocorre. Acho difícil hoje esse seu hardware estar limitado ao kernel 4.16, mas como último caso não custa tentar. Só que antes, veja o que @CelticWarrior falou, principalmente atualizar a versão da UEFI.

Offline paulocicero

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 20.04 Congelando AMD RYZEN 5
« Resposta #7 Online: 01 de Abril de 2021, 18:07 »
Primeiro que tudo atualize a UEFI e o firmware do SSD se aplicável.
Depois - ou mesmo com a versão atual - procure alguma configuração do tipo "OS selection" e altere de "Windows" (ou "Windows 8/10" para quaqluer outro. Se tiver "Linux" esse é a escolha óbvia.

E se é dual-boot não se esqueça de desativar o Arranque Rápido (Fast Startup) em Windows.

Atualizei o firmware do SSD WD Blue 550N e o problema aparentemente parou de ocorrer. Estou utilizando o kernel 5.8.48 ao invés do 5.10 anterior. Preferi o 5.8.48 por já ser do ubuntu 20.04.

Continuarei testando por mais alguns dias.

Desde já gradeço a colaboração da comunidade.

Abraços

Offline icfranca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 20.04 Congelando AMD RYZEN 5
« Resposta #8 Online: 05 de Junho de 2021, 23:23 »
Olá!
Estou enfrentando situação bastante parecida.
Tenho um Lenovo S145 com Ryzen 5 Com 12 GB com Amd Radeon Vega 8.
Coincidentemente meu SSD também é um WD Blue 550.
Estava com Mint e do nada travava, coloquei o Ubuntu e pra minha tristeza ocorreu também.
Fiz atualização do Firmaware do SSD e vou testar para ver se ajusta também.
Já no Windows tudo funciona muito bem, porém, quero voltar a usar o Linux como SO principal.

Offline icfranca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 20.04 Congelando AMD RYZEN 5
« Resposta #9 Online: 10 de Junho de 2021, 01:14 »

Meu problema foi resolvido com a atualização do Firmware do SSD
Modelo: WD Blue SN550 NVMe SSD
Versão do Firmware:  211210WD (Atualizado)

Offline guimagno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 20.04 Congelando AMD RYZEN 5
« Resposta #10 Online: 21 de Junho de 2021, 17:28 »
Estou com o mesmo problema mas não consigo resolver... mudei recentemente para o linux e desde o momento que instalei ele vem apresentando emperramentos no uso....

Notebooks Acer Aspire 5 A515-54G-59C0 Intel Core I5 8GB 512GB SSD NVIDIA MX250.
SSD 512GB WDC PC SN520 SDAPNVW
não sei se é problema na NVIDEA, já testei vários drivers e nada...

testei também ubuntu 18.04, 20.40 e agora estou usando o POP OS 20.04

Vi que vc conseguiu atualizar o firmare do SSD...  pesquisei, mas não achei como realizar a atualização pelo linux... poderia me ajudar?