Autor Tópico: Tecla interrogação (?) em notebook Positivo  (Lida 3949 vezes)

Offline tiaraju

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Tecla interrogação (?) em notebook Positivo
« Online: 23 de Fevereiro de 2023, 16:16 »
Olá meus caros.
A empresa adquiriu notebooks da marca Positivo para trabalharmos. A primeira coisa que fiz instalar uma distro Linux para evitar o Windows. Escolhi o Ubuntu.
Contudo a tecla interrogação ? (shift + barra) , ativa erroneamente a tecla de função Meta R. Já testei TODOS os teclados disponibilizados na configuração da distro. O mais próximo que achei é o Lenovo ThinkPad, mas ainda assim há esse problema. Outros layouts de teclado ativam a tecla especial Level 3 no lugar da barra/interrogação.
Tentei mapear o teclado manualmente pelo comando xmodmap, observando o o keycode gerado pelo comando xev, mas não funcionou. Não sei se não remapeia por se tratar de uma tecla que o Linux entendeu como de função. O pior de tudo é que no Windows funciona direitinho.
Também tentei alterar o arquivo /etc/default/keyboard, mas também sem surtir efeito.
Não sei mais o que fazer para configurar essa tecla que está ali, mas que não posso usar.
Alguém poderia me ajudar por favor?
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2023, 16:18 por tiaraju »

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 812
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Tecla interrogação (?) em notebook Positivo
« Resposta #1 Online: 26 de Fevereiro de 2023, 13:04 »
Olá,

Se fez a instalação conforme nosso "idioma" pt_BR, e tenho um positivo bem antigo mas nesse caso a ordem dos tratores não irá alterar o viaduto, será a mesma combinação de teclas, ou seja:

Alt Gr + Onde está o sinal ? que se for mesmo o caso de um teclado de notebook's positivo estará na tecla "W", então o resumo da opera:

Alt Gr + W'?'

Espero ter sido útil de alguma forma.

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline tiaraju

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Tecla interrogação (?) em notebook Positivo
« Resposta #2 Online: 27 de Fevereiro de 2023, 09:33 »
Oi Creto. Obrigado pela resposta.

Sim, o altGr+W funciona para o interrogação, assim como altGr+Q funciona para barra. Só incomoda que a tecla específica para barra e interrogação está ali no teclado. Uma tecla que existe e tenho que cuidar para não usar, se não desconfigura o teclado.
Eu preferia uma solução que mapeasse essa tecla, mas nem isso foi possível devido ao SO entender como uma tecla de função.

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 812
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Tecla interrogação (?) em notebook Positivo
« Resposta #3 Online: 03 de MAR?O de 2023, 12:39 »
...
Só incomoda que a tecla específica para barra e interrogação está ali no teclado.
...
Hummm...,

Se bem entendi você tem e usa um teclado externo, é isso? Bem, se sim, basta no teclado externo pressionar as teclas referentes a barra ou interrogação, massssssssss...., ainda tenho uma indagação pra você:

- Quando fez a instalação do Ubuntu, fez sem o teclado externo plugado?

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline tiaraju

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Tecla interrogação (?) em notebook Positivo
« Resposta #4 Online: 21 de MAR?O de 2023, 11:49 »
Olá.

Não é teclado externo, é o teclado do próprio notebook. Aliás, com teclado externo não tive esse problema.

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/sW_a-vI

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 812
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Tecla interrogação (?) em notebook Positivo
« Resposta #5 Online: 22 de MAR?O de 2023, 07:49 »
Olá,
Oi Creto. Obrigado pela resposta.

... Só incomoda que a tecla específica para barra e interrogação está ali no teclado. Uma tecla que existe e tenho que cuidar para não usar, se não desconfigura o teclado.
...
Desculpe-me a demora em dar retorno, meus motivos são que passo por dias difíceis com a saúde.

Mas então, lendo essa parte de que:
- O teclado do seu notebook "tem uma tecla especifica para o / e ?" a melhor das hipóteses é que na instalação não optou pelo modelo de teclado correto: pt_BR ABNT2. Que serve para a maioria dos teclados com 104 ou 105 teclas brasileiro

Clique na imagem para ampliar

Como pode ver na imagem não uso ubuntu e muito menos Gnome para ser mais específico, contudo a "ordem dos tratores, não altera o viaduto" mais ainda neste caso. Tente fazer isso descrito nesse link do meu antigo Blog:
Clique >> "Teclados e idiomas no Linux (Debian e Debian Likes)"

Tente a parte que diz:

Clique na imagem para ampliar

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline tiaraju

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Tecla interrogação (?) em notebook Positivo
« Resposta #6 Online: 10 de Abril de 2023, 12:35 »
Olá.

Desejo melhoras com a saúde.

Realizei o processo, mas infelizmente o teclado nativo do Notebook Positivo não acerta. Percebi que o SO mapeia a tecla como uma tecla de função. Mas tudo bem, o problema foi contornado com o uso de um teclado externo.

Obrigado pela ajuda.

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 812
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Tecla interrogação (?) em notebook Positivo
« Resposta #7 Online: 13 de Abril de 2023, 19:07 »
Rapaz!! Qual modelo desse Positivo?

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re:Tecla interrogação (?) em notebook Positivo
« Resposta #8 Online: 17 de Abril de 2023, 11:18 »
O meu notebook Lenovo Thinkpad X201, antigo, tinha este problema: as teclas / e ? só funcionava com <Alt-GR>+Q ou <AltGR>+W e a tecla com estes dois caracteres era morta. No Linux Mint XFCE deste note, eu fui a Configurações > Teclado e optei pelo teclado Português (Brasil) Português (Brasil, Thinkpad da IBM/Lenovo (ele aparece com este texto longo mesmo). Talvez funcione para o Positivo.

Espero ter ajudado.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline tiaraju

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Tecla interrogação (?) em notebook Positivo
« Resposta #9 Online: 03 de Abril de 2024, 12:44 »
Desculpa a demora em responder.
O modelo do notebook é o Positivo N6440. A Positivo venceu a licitação aqui da empresa e fomos obrigados a trabalhar com essa máquina.
No Windows 11 que veio nativo, foi homologado, pois funciona essa tecla. Mas para o Linux ficamos na mão.
Atualmente estou usando o Ubuntu 23.10, e aguardando o 24 LTS. O problema persiste, já testei todas as configurações de teclado, incluindo "Brasil, Thinkpad da IBM/Lenovo" que foi sugerido aqui. Mas não tem jeito, as vezes esqueço e pressiono "shift+?", aí o teclado entra num modo de caracteres especiais e fica inserindo interrogações sem parar.
O teclado externo usb resolve o problema. O ruim é quando estou na rua e não levo o teclado externo.

Aqui um exemplo que vou forçar agora apenas ao aperta uma única vez interrogação:
Código: [Selecionar]
???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????/
Após eu pressionar barra, ele para de inserir interrogações sem parar. Mas se eu pressionar outras teclas depois do interrogação, como "asdfg", o resultado é esse:
Código: [Selecionar]
?????????????????????????????????????æßðđŋ¬
Mas enfim, fujam de Positivo.
Obrigado pela atenção.
« Última modificação: 03 de Abril de 2024, 12:48 por tiaraju »

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 812
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Tecla interrogação (?) em notebook Positivo
« Resposta #10 Online: 04 de Abril de 2024, 11:36 »
Em equipamentos portáteis sempre ou quase sempre é uma combinação de teclas que mesmo em um teclado USB que estou usando aqui em um Linux eu simplesmente pressiono AltGr + W e me dá o ? que funciona dessa forma ou mesmo a tecla de interogação que se da com Shift + ?.

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto