Autor Tópico: HD BADBLOCKS  (Lida 1879 vezes)

Offline kayzes2411

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
HD BADBLOCKS
« Online: 07 de Abril de 2021, 12:51 »
Utilizo o Ubuntu, meu HD está com badblock. Gostaria de saber como isolar os badblocks do HD, o comandos.

Offline jrkamil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 484
    • Ver perfil
Re:HD BADBLOCKS
« Resposta #1 Online: 07 de Abril de 2021, 19:00 »
Asus M5A78L-M Plus , Phenon II X6 , 16 Gb DDR3, nvidia GT 730,  ubuntu  23.10  gnome, ssd 240G, hd 500 G

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:HD BADBLOCKS
« Resposta #2 Online: 08 de Abril de 2021, 17:54 »
Eu não recomendo, de forma nenhuma, utilizar um HD com badblocks. Mesmo isolados, cada setor defeituoso pode dar origem a fragmentos que ficam "voando" dentro da unidade, o que, com o tempo, acaba fazendo com que os badblocks se multipliquem. Assim, eu entendo que o melhor é se programar para substituir o disco defeituoso o quanto antes.

Além dos comandos que o @jrkamil sugeriu no link, você também pode usar o "fsck -c" para identificar e isolar setores ruins numa partição em uso. Use isso para facilitar o processo de transferência de seus dados para a nova unidade; mas tenha em mente que nada impede que alguns dos seus dados estejam armazenados em blocos defeituosos, e por isso pode não ser possível recuperá-los. Esse processo é MUITO demorado, ainda mais se realmente houverem blocos defeituosos.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D