Autor Tópico: Receptor Wifi da Realtek não funciona  (Lida 3971 vezes)

Offline jeandelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Receptor Wifi da Realtek não funciona
« Online: 08 de Abril de 2021, 15:21 »
Olá pessoal, tudo bem?

Eu estava usando Windows e resolvi voltar a usar o Linux, eu tenho um notebook mas a placa wireless dele deu problema, aí comprei um receptor USB, o nome é Telink Wireless Receive. Procurei o driver e não consegui encontrar, tentei alguns tutoriais mas não deu certo. Eu queria saber se alguém pode me ajudar a resolver esse problema.

Como sou leigo no assunto, a única informação no momento que posso adiantar sobre o dispositivo é o ID dele.

ID 00da:8510 Telink Wireless Receiver

Obrigado.
« Última modificação: 09 de Abril de 2021, 15:13 por jeandelima »

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:Telink Wireless Receive não funciona
« Resposta #1 Online: 08 de Abril de 2021, 16:53 »
Bemvindo/a.

Por favor note o seguinte: Habitualmente quando falamos de "wireless" (do inglês "sem fios") referimo-nos a WiFi, um dispositivo de REDE sem fios.
O dispositivo 00da:8510 parece ser um recetor USBHID (Teclado/Rato) ???

Por favor publique a linha completa resultante de 'lsusb' com o dispositivo conectado. 

Citar
tentei alguns tutoriais mas não deu certo
Quais e com que propósito?

Por favor habitue-se a fornecer informações relevantes e a evitar afirmações vagas quando participa em fóruns pedindo ajuda.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Telink Wireless Receive não funciona
« Resposta #2 Online: 08 de Abril de 2021, 17:44 »
Olá pessoal, tudo bem?

Eu estava usando Windows e resolvi voltar a usar o Linux, eu tenho um notebook mas a placa wireless dele deu problema, aí comprei um receptor USB, o nome é Telink Wireless Receive. Procurei o driver e não consegui encontrar, tentei alguns tutoriais mas não deu certo. Eu queria saber se alguém pode me ajudar a resolver esse problema.

Como sou leigo no assunto, a única informação no momento que posso adiantar sobre o dispositivo é o ID dele.

ID 00da:8510 Telink Wireless Receiver

Obrigado.

http://linux-hardware.org/index.php?id=usb:00da-8510
Seu dispositivo, conforme o @CelticWarrior adiantou, é um adaptador de teclado/mouse sem fio, não um adaptador Wi-Fi. Ele é suportado nativamente pelo kernel a partir da versão 2.6, conforme o link acima. Ainda segundo as informações do site, o Ubuntu 18.04 e o 20.04 o detectam corretamente, bem como o 20.10.

Talvez seu adaptador Wi-Fi seja outro? Novamente, concordo com o @CelticWarrior, a saída completa do comando "lsusb" vai nos ajudar mais a identificar seu adaptador Wi-Fi. Ou, talvez, a saída do comando "lshw -C network".
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline jeandelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:Telink Wireless Receive não funciona
« Resposta #3 Online: 09 de Abril de 2021, 15:12 »
Olá pessoal, acredito que fiz uma confusão na hora de copiar a linha e postar aqui, e só pra me explicar melhor, é um adaptador wifi, eu copiei a linha errada. A saída completa do 'lsusb' é a seguinte:

Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0003 Linux Foundation 3.0 root hub
Bus 001 Device 016: ID 0bda:f179 Realtek Semiconductor Corp. 802.11n
Bus 001 Device 003: ID 04f2:b589 Chicony Electronics Co., Ltd HD Webcam
Bus 001 Device 006: ID 04e8:6863 Samsung Electronics Co., Ltd Galaxy series, misc. (tethering mode)
Bus 001 Device 007: ID 00da:8510 Telink Wireless Receiver
Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub


O adaptador em questão é o segundo (Bus 001 Device 016: ID 0bda:f179 Realtek Semiconductor Corp. 802.11n)

Fiz mais algumas pesquisas e encontrei um repositório no github com instruções para a instalação:

https://github.com/corneal64/Realtek-USB-Wireless-Adapter-Drivers


Segui todo o procedimento, reiniciei, e ainda assim ele não está ativando. É reconhecido na porta USB (o comando lsusb mostra que ele está conectado), mas não aparece nos dispositivos de rede para ser selecionado.

Eu segui as informações de lá, até essa parte:

Citar
Disable power management and solve plugging/replugging issues

sudo mkdir -p /etc/modprobe.d/

sudo touch /etc/modprobe.d/rtl8188fu.conf

echo "options rtl8188fu rtw_power_mgnt=0 rtw_enusbss=0" | sudo tee /etc/modprobe.d/rtl8188fu.conf


Não sei se isso está influenciando em algo.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Receptor Wifi da Realtek não funciona
« Resposta #4 Online: 09 de Abril de 2021, 17:52 »
A busca que fiz sobre esse dispositivo retornou várias pessoas com dificuldade de encontrar drivers Linux para ele.
Você pode insistir na busca de um driver proprietário, ou pode voltar no seu fornecedor de peças e comprar um outro adaptador Wi-Fi USB 802.11N 300M de $50 (já o encontrei a $10) que funciona imediatamente...
Exemplo
« Última modificação: 09 de Abril de 2021, 17:58 por zekkerj »
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline jeandelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:Receptor Wifi da Realtek não funciona
« Resposta #5 Online: 10 de Abril de 2021, 10:05 »
A busca que fiz sobre esse dispositivo retornou várias pessoas com dificuldade de encontrar drivers Linux para ele.
Você pode insistir na busca de um driver proprietário, ou pode voltar no seu fornecedor de peças e comprar um outro adaptador Wi-Fi USB 802.11N 300M de $50 (já o encontrei a $10) que funciona imediatamente...
Exemplo


Cara, obrigado pela informação. Acho que vou fazer isso mesmo. Todo mundo que usa uma "antena", consegue ter resultados. O meu parece um receptor de sinal de mouse sem fio, e pelo que pesquisei, não vi ninguém usando um desse ou ao menos dizendo como resolver. O driver que encontrei e instalei, dizia q era pra ele, mas a imagem q tava na tela era justamente de uma antena.

Obrigado mesmo ae pelo feedback, acho que vou comprar um outro hoje.

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:Receptor Wifi da Realtek não funciona
« Resposta #6 Online: 10 de Abril de 2021, 11:41 »
O chipset e o formato físico do produto final pouco ou nada têm a ver.
Os mesmo chipsets são usados em produtos com ou sem antena(s) exterior(es), com ou sem cabo de extensão, com ou sem "docking station", etc.... Até é possível - no caso específico deste Realtek creio que não - usar o mesmo chipset numa placa interna PCI/PCI-e.

Quase sempre quanto melhor(es) a(s) antena(s), melhor o desempenho, menos erros de comunicação, maior velocidade. Não obstante, um modelo com antena interna pode funcionar corretamente, isso sim, sempre dependendo das condições ambientais.

O tema aqui é outro, é ter bom suporte ou não para Linux. A grande maioria dos chipsets Realtek funciona perfeitamente, o seu é uma das exceções. De futuro prefira Qualcomm Atheros que tem muito melhores chances de funcionar "plug'n'play" (USB). Se se trata de um desktop então ainda melhor opção é Intel numa placa PCI-e.

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Receptor Wifi da Realtek não funciona
« Resposta #7 Online: 11 de Abril de 2021, 18:36 »
Vou dar exemplos aqui apenas em adendo a questão. Tenho dois adaptadores, um realtek e outro ralink, no meu meu caso o realtek também é uma dessas exceções que o @CelticWarrior comenta acima, então esse abaixo é uma das exceções realtek:

Código: [Selecionar]
Bus 001 Device 003: ID 0bda:f179 Realtek Semiconductor Corp. RTL8188FTV 802.11b/g/n 1T1R 2.4G WLAN Adapter
Só que há sim outras exceções da realtek como o
Código: [Selecionar]
ID 0bda:f711
Que um companheiro de outro fórum pediu suporte, mas agora eu já dou o adendo mais importante os Ralink tem sim sempre melhor suporte aos Kernel Linux atuais, como esse abaixo que funciona muito bem:
Código: [Selecionar]
ID 148f:5370 Ralink Technology, Corp. RT5370 Wireless Adapter
E são os adaptadores que sempre dou de referência a alguns clientes meus que possuem Linux, claro instalados pelo Paulo Benedito.

Porém, há relato de que o cara resolveu o problema depois de uma busca intensa, como ele mesmo conta >>> aqui <<< em uma postagem de fevereiro de 2019, não custa tentar

T+
« Última modificação: 11 de Abril de 2021, 18:42 por creto »
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Receptor Wifi da Realtek não funciona
« Resposta #8 Online: 12 de Abril de 2021, 09:28 »
Interessante que o @creto tem, absolutamente, o mesmo problema que o @jeandelima, autor do tópico: é o mesmo chipset Realtek sem suporte (0bda:f179 Realtek Semiconductor Corp. RTL8188FTV 802.11b/g/n 1T1R 2.4G WLAN Adapter).

Só reforçando e esclarecendo um pouco, não é o fato de ter ou não antena, e sim o chipset em si; o mesmo fabricante pode ter chipsets ótimos, chipsets com bom suporte, chipsets péssimos, e chipsets com suporte ruim, e nem sempre qualidades/defeitos andam juntos. É o caso desse adaptador que eu sugeri, ele usa o chipset Realtek RTL8192, também da Realtek. Tem ótimo suporte e um alcance razoável, mas está longe de ser considerado um bom chipset. Digamos assim que "funciona". Mas é barato, o que acaba fazendo uma boa diferença na avaliação final.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D