Autor Tópico: Ubuntu 16.04 ESM  (Lida 1914 vezes)

Offline Pinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Ubuntu 16.04 ESM
« Online: 01 de Maio de 2021, 17:39 »
 Boa tarde!

 Alguém tem informações de quando a Canonical disponibilizará os tokens para o ESM do Ubuntu 16.04?

 Muito Obrigado!
System 76 Lemur 10510u 16GB - Ubuntu Original 22.04 LTS.

Lenovo G460 m380 8GB Ram SSD.- Ubuntu Unity 22.04 LTS.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Ubuntu 16.04 ESM
« Resposta #1 Online: 02 de Maio de 2021, 11:11 »
https://ubuntu.com/blog/ubuntu-16-04-lts-esm-migration-path

Que mal lhe pergunte, o que ainda te prende ao 16.04???
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Pinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 16.04 ESM
« Resposta #2 Online: 02 de Maio de 2021, 21:36 »
  Não tenho tempo para atualizar e por isso ainda vou continuar com o 16.04. Por conta da pandemia, meu trabalho virou tele trabalho e não posso me dar o luxo de perder tempo atualizando sistema operacional agora. Ainda mais pelo fato das minhas instalações estarem perfeitas, com tudo 100% operacional e a correr tudo muito bem e com os aplicativos de escritório, conferência e tudo mais atualizados então, com o ESM não há sentido em atualizar agora com essa correria.

 A Canonical ainda não disponibilizou o Token para o 16.04, há apenas para o 14.04. Tenho cadastro lá e não há uma data para a disponibilização. Se alguém souber, eu agradeço! Quem sabe amanhã, dia 03/05/2021.
System 76 Lemur 10510u 16GB - Ubuntu Original 22.04 LTS.

Lenovo G460 m380 8GB Ram SSD.- Ubuntu Unity 22.04 LTS.

Offline Pinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 16.04 ESM
« Resposta #3 Online: 05 de Maio de 2021, 01:11 »
https://ubuntu.com/blog/ubuntu-16-04-lts-esm-migration-path

Que mal lhe pergunte, o que ainda te prende ao 16.04???

Consegui ativar o ESM!

 Apesar de não ter sido bem informado, o token que esta lá no Ubuntu Advance e mesmo que esteja escrito "14.04 Only" serve perfeitamente no 16.04! É só dar o comando com o sudo ua attach <token> que o ESM é ativado automaticamente! Agora no status, o 'esm-infra' consta como 'activated' e ativado com a conta que criei lá. Não é preciso pagar pela assinatura, assim como consta no site que o uso é livre para até 3 máquinas pessoais!

 Já ganhei um tempo até desafogar meu trabalho e fazer o update do Ubuntu com calma! Estou disposto a esperar pelo 22.04 LTS.
System 76 Lemur 10510u 16GB - Ubuntu Original 22.04 LTS.

Lenovo G460 m380 8GB Ram SSD.- Ubuntu Unity 22.04 LTS.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Ubuntu 16.04 ESM
« Resposta #4 Online: 05 de Maio de 2021, 09:30 »
Vamos torcer então para tudo dar certo.

Deixo desde já o conselho de não tentar fazer a atualização de sua máquina. Agora mesmo, vc teria que fazer passo a passo, primeiro para o 18.04, e em seguida para  20.04. Já seria difícil valer a pena; tendo que fazer mais um passo para chegar ao 22.04, aí mesmo que não valeria a pena de jeito nenhum.

Mas até ano que vem, quem sabe você não consegue um computador novo, e assim começar do zero, com uma máquina limpinha?

De qualquer forma, boa sorte!
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Pinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 16.04 ESM
« Resposta #5 Online: 05 de Maio de 2021, 16:17 »
Vamos torcer então para tudo dar certo.

Deixo desde já o conselho de não tentar fazer a atualização de sua máquina. Agora mesmo, vc teria que fazer passo a passo, primeiro para o 18.04, e em seguida para  20.04. Já seria difícil valer a pena; tendo que fazer mais um passo para chegar ao 22.04, aí mesmo que não valeria a pena de jeito nenhum.

Mas até ano que vem, quem sabe você não consegue um computador novo, e assim começar do zero, com uma máquina limpinha?

De qualquer forma, boa sorte!

Grato pelo conselho!

 Jamais fiz atualização pelo apt ou pelo gerenciador de atualizações. Só fiz instalações limpas e é o que pretendo fazer e só não faço pois preciso fazer a instalação dos aplicativos que uso e personalizar tudo de novo, além de restaurar o backup de tudo que tenho (o que não é pouca coisa).
 Quanto minha máquina, tenho configuração suficiente para o 20.04. Só não atualizei por conveniência, prazos de entrega de trabalhos e tudo mais.
 Para fazer uma instalação limpa de todo o sistema, restaurar tudo e colocar tudo em ordem preciso de um dia para cada máquina e são duas e por isso para mim, meu caso, compensa ficar ainda no 16.04 ESM e esperar um pouco mais essa situação de tele trabalho melhorar e como já está vindo daqui exato um ano uma LTS nova, vou esperar!

 Muito obrigado.
 Abraço.
System 76 Lemur 10510u 16GB - Ubuntu Original 22.04 LTS.

Lenovo G460 m380 8GB Ram SSD.- Ubuntu Unity 22.04 LTS.