Autor Tópico: Sistema corrompido. Atalhos, área de trabalho e programas não funcionam.  (Lida 2801 vezes)

Offline rtielles

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Olá!

recentemente estive desinstalando o Atom (editor de texto), e usei os seguintes comandos:

sudo rm /usr/local/bin/atom
sudo rm /usr/local/bin/apm
rm -rf ~/atom
rm -rf ~/.atom
rm -rf ~/.config/Atom-Shell
sudo rm -rf /usr/local/share/atom/

Não sei se há alguma relação, mas pesquisei sobre e o /bin, e acho que fiz errado na segunda linha, ao digitar assim. Depois disso, meu sistema não funciona mais normalmente, e consegui identificar essas coisas até agora:

- O sistema inicia normalmente, consigo entrar com meu login e senha, e abrir e fechar programas, editar arquivos etc
- Quando utiliza algum atalho para abrir um aplicativo, quando uso a tecla Super para ver os programas abertos na minha área de trabalho, ou quando uso meu atalho f12 para ver meus programas instalados, começam a acontecer diversos erros: não consigo voltar a acessar meus programas, porque quando clico neles, não abrem; meus atalhos param de funcionar, ou não funcionam como deveriam; ainda consigo usar algumas coisas, como o menu superior, pra desligar o sistema ou ver o calendário.
- Na descrição do programa, quando ele tá naquele panorama dos aplicativos abertos, por algum motivo aparece a própria área de trabalho, com essa descrição: "@!0,27;BDH"

Desculpem se ficou muito longo, ou se não consegui descrever de forma compreensível. Ainda estou aprendendo a usar o sistema, e não sou muito acostumado com fóruns. Se for preciso, posso tentar tirar algumas imagens do problema.

grato!

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 812
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Sistema corrompido. Atalhos, área de trabalho e programas não funcionam.
« Resposta #1 Online: 07 de Maio de 2021, 21:14 »
Olá,

Não conheço o Atom, porém pelo que li no minimo o erro deva estar em:

- Primeiro você desinstalar via comandos já que se foi instalado pelo APT deve estar na Loja de aplicativos do ubuntu
- Segundo se você compilou o programa o comando:
rm -rf ~/atom

Pode não ter tido nenhum efeito, a não ser que tenha sido criada uma pasta /atom na /raiz do sistema, o que acho pouco provável. Mas digamos que tenha sido criada tal pasta faltou o sudo na frente do comando.

Outra coisa, você poderia indicar ao fórum de onde baixou o App, ou se instalou via APT/Loja de aplicativos ubuntu, etc. Daria para informar isso ao fórum?

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline rtielles

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Sistema corrompido. Atalhos, área de trabalho e programas não funcionam.
« Resposta #2 Online: 08 de Maio de 2021, 07:49 »
Bom dia!

mas quando não se usa o sudo nesse tipo de comando, costuma aparecer uma mensagem de erro? Não lembro se usei ou não, mas esqueci até de notificar que o primeiro comando deu erro, mas continuei mesmo assim.

Poderia sim. Instalei o programa via Loja de Aplicativos do Ubuntu. Foi a versão do Flathub, sistema. dl.flathub,org. Ele tem 1638 avaliações.

Os erros tinham parecido acabar ontem, mas já voltaram novamente. Inclusive, não sei se isso terá alguma importância, mas havia feito no dia anterior a atualização do Groovy para o Hirsute, via terminal.

grato