Autor Tópico: Ajuda na instalação de um programa  (Lida 3162 vezes)

Offline josileissu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Ajuda na instalação de um programa
« Online: 16 de Maio de 2021, 18:09 »
Olá, comunidade Ubuntu.

Eu estou querendo entrar no mundo Linux, porém tenho me debatido em alguns aspectos. O primeiro ponto é como é feito a instalação de softwares pelos sites e seguir instruções do pessoal mais velho no uso do sistema. Vou elencar em tópicos para que fique fácil entenderem:

1) Gostaria de instalar um programa que está no github, porém é mencionado alguns passos na instalação, mas eu não entendo. Tentei instalar ele, porém não consegui fazê-lo funcionar. Alguém poderia auxiliar na instalação dele? Ou dar as coordenadas? O site no git é: https://github.com/xcfem/xc. Aparentemente há um script, eu executei porém deu erro. Pelo que eu entendi é algo relacionado ao cmake.
Ainda, na pasta install tem muitas informações, mas eu não entendi o que que precisa para fazer funcionar...

2) No site da VTK (https://vtk.org/download/) tem alguns arquivos .tar, porém como faço para instalá-los?

3) Quanto aos comandos sudo, eu devo sempre executá-los na raiz? digo naquele caminho que fica xx@xx:~$?

4) Quando executo comandos do git direto no terminal ele vai para a pasta definida no caminho? (só para confirmar).

Eu formatei o ubuntu para iniciar do 0 novamente. E de forma que eu vá seguir os passos de alguma santa alma que me auxiliar por aqui...

No mais, estou iniciando no mundo open source. Até o momento eu programava em visual basic for applications, estou migrando minhas aplicações para o python enquanto aprendo sobre...

Obrigado pela atenção... :)

Offline Khoala

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
Re:Ajuda na instalação de um programa
« Resposta #1 Online: 17 de Maio de 2021, 15:18 »
1. Sempre é importante quando for relatar algo que deu erro compartilhar o erro e os comando que você usou e fez até o momento do erro.
pelo que eu li no github o script que você fala, é para baixar as dependências necessárias para compilar e depois de rodar o script que você começa a compilar. Poste aqui os erros que a partir disso poderemos ajudar com o problema.

2. Tar é um formato de compactação, não necessariamente resultando num arquivo instalável,  tem que entender o que é o arquivo tar e observar no site deles se tem alguma informação sobre a instalação.

3. O comando sudo é um comando que de da permissão como administrador do sistema, não é preciso estar na raiz não.


Offline josileissu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:Ajuda na instalação de um programa
« Resposta #2 Online: 17 de Maio de 2021, 22:16 »
Fiz mais alguns testes acerca do que acontece.

Tenho parado no erro:

-- The imported target "vtkParseOGLExt" references the file
   "/usr/bin/vtkParseOGLExt-7.1"
but this file does not exist.  Possible reasons include:
* The file was deleted, renamed, or moved to another location.
* An install or uninstall procedure did not complete successfully.
* The installation package was faulty and contained
   "/usr/lib/cmake/vtk-7.1/VTKTargets.cmake"
but not all the files it references.

-- The imported target "vtkRenderingPythonTkWidgets" references the file
   "/usr/lib/x86_64-linux-gnu/libvtkRenderingPythonTkWidgets.so"
but this file does not exist.  Possible reasons include:
* The file was deleted, renamed, or moved to another location.
* An install or uninstall procedure did not complete successfully.
* The installation package was faulty and contained
   "/usr/lib/cmake/vtk-7.1/VTKTargets.cmake"
but not all the files it references.

-- The imported target "vtk" references the file
   "/usr/bin/vtk"
but this file does not exist.  Possible reasons include:
* The file was deleted, renamed, or moved to another location.
* An install or uninstall procedure did not complete successfully.
* The installation package was faulty and contained
   "/usr/lib/cmake/vtk-7.1/VTKTargets.cmake"
but not all the files it references.

-- The imported target "pvtk" references the file
   "/usr/bin/pvtk"
but this file does not exist.  Possible reasons include:
* The file was deleted, renamed, or moved to another location.
* An install or uninstall procedure did not complete successfully.
* The installation package was faulty and contained
   "/usr/lib/cmake/vtk-7.1/VTKTargets.cmake"
but not all the files it references.

Isto é no momento em que executo o comando cmake ../build-xc_utils/src.

Já estou me acostumando com o ambiente Linux...

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Ajuda na instalação de um programa
« Resposta #3 Online: 19 de Maio de 2021, 09:14 »
Regra de ouro na instalação de programas: antes de tentar instalar a partir de fontes externas, verifique se o programa que vc quer instalar não está disponível nos repositórios do sistema. É astronomicamente mais fácil digitar "apt install programa" do que preparar sua máquina pra compilar, pré-instalar dependências de compilação e execução, destrinchar scripts de instalação, e pior, ter que repetir tudo isso a cada atualização do programa.

Às vezes o programa não está disponível nos repositórios oficiais, mas está nos chamados "projetos pessoais" (PPAs), que são repositórios não-oficiais. Significa que alguém teve o mesmo desejo que você, de usar esse programa que não está disponível nos repositórios, venceu as dificuldades de compilação/instalação, e resolveu facilitar a vida dos outros, além de assumir o compromisso de manter o programa atualizado. Um pouco de busca na internet pode dar bons resultados quanto a isso.

Só esteja atento que repositórios não-oficiais podem ter problemas de estabilidade, qualidade da instalação, e mesmo de segurança (códigos maliciosos infiltrados). Assim, use-os sob sua conta e risco.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D