Autor Tópico: Ubuntu travou na tela preta /dev /sda5: "..." files "...", "..."blocks  (Lida 1320 vezes)

Offline root@ienn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Galera, estou com um problema no
Ubuntu que travou na tela preta com a seguinte mensagem:

/dev /sda5: 352241/14336000 files (2.4% non-contiguous", 46731598/57323008 blocks

A seguir tem uma parte fixa composta de várias sentenças que seguem o padrão:
[  Ok  ] e uma frase ou campo vazio e uma frase

Obs: Antes de chegar nisso apareceu o seguinte aviso:

Opa! Alguma coisa deu errado.
Não foi possível criar a pasta necessária. Por favor crie a seguinte pasta ou configure as permissões de forma que ela possa ser criada: /home /ronnei/.config/nautilus.


A partir daí o sistema parou de abrir arquivos e programas (ex: vs code) e o próprio terminal.

Segui alguns tutoriais da internet que tentava resolver problemas semelhantes, sem êxito. Dentre eles um tutorial antigo do próprio fórum.

Tenho conseguido sair da tela preta digitando CTR+Alt+DEL --> configurações avançadas para Ubuntu -->  escolho Ubuntu, with Linux 4.15.0 - 143 - generic (recovery mode) --> Menu de recuperação (estado do sistema de arquivos: somente resume...sistem-sumary
Testei as opções. Em geral elas retornam para a tela do menu, exceto no root, porém nesta opção sei poucos comandos e replicar os comandos dos tutoriais não foi suficiente para resolver o problema.

Caso alguém possa e consiga ajudar serei muito grato, pois não foi possível fazer backup. Além de aprender mais de Linux seguindo os passos que levam a resolução do problema.