Autor Tópico: É possível atualizar o MediaInfo no Ubuntu 16.04 LTS?  (Lida 5151 vezes)

Offline kdantas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
É possível atualizar o MediaInfo no Ubuntu 16.04 LTS?
« Online: 24 de Maio de 2021, 23:11 »
Olá pessoal. Espero que vocês consigam me ajudar nessa jornada. De antemão, já vou avisando que meu conhecimento no Linux é limitado a algumas consultas no google. E pra início de conversa, tenho acesso root via SSH no meu servidor. Então vamos lá...

Tenho um servidor com o sistema operacional Ubuntu 16.04 LTS - Xenial Xerus (GNU / Linux 4.9.160-armada375 armv7l). Ou seja, rodando numa máquina com arquitetura Armhf-32. Neste servidor tem instalada uma seedbox (rTorrent/ruTorrent) onde o plugin do MediaInfo está com uma versão antiga da biblioteca (0.7.82-1). Já tentei atualizar o repositório, mas pelo jeito, essa é a última versão disponível.

Infelizmente, nesta versão do MediaInfo, não consigo extrair todos os dados de arquivos de vídeo 4K. Sendo assim, gostaria de saber dos caros colegas com mais experiência no sistema Linux, se há alguma forma para atualizar a versão do MediaInfo sem ser pelo comando update, e que funcione no Ubuntu 16.04 LTS?

Sei que muitos de vocês irão dizer... Então por que não atualiza a versão do Ubuntu? E responderei: Se eu tivesse a certeza que não perderia os dados armazenados na seedbox e todas as suas funcionalidades, até cogitaria essa hipótese. Mas, pelo sim, pelo não, acho melhor deixar como está e tentar instalar uma versão mais atual do MediaInfo, do que arriscar perder todos os dados da seedbox.

E se ainda assim, não for possível fazer essa atualização do MediaInfo no Ubuntu 16.04 LTs, prefiro deixar como está, a arriscar bagunçar o sistema e perder tudo.

Na tentativa de encontrar uma solução para este problema, já mandei uma mensagem para o criador do Plugin MediaInfo e para o criador do MediaInfo. Irei colocar abaixo as respostas de cada um.


O Novik comentou que se poderia fazer uma compilação da fonte. Confesso que não sei pra onde vai tal coisa  ::)


Já o JeromeMartinez sugeriu que tem um versão pra arquitetura armv7l, só que pro Ubuntu 20.04. Será que funcionaria no 16.04 LTS?  :-\

Dito isto, caros colegas, se vocês souberem alguma forma para atualizar a versão do MediaInfo (0.7.82-1) instalada no Ubuntu 16.04 LTS, ficarei muito agradecido pela orientação de como proceder para tal. E se vocês responderem que não tem solução, também agradecerei pela atenção ao meu problema. Desde já, um grande abraço a todos.

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:É possível atualizar o MediaInfo no Ubuntu 16.04 LTS?
« Resposta #1 Online: 26 de Maio de 2021, 10:34 »
Você tem três opções:

- A primeira é inserir no seu sources.list a linha referente a por exemplo o ubuntu  focal fossa e assim tentar instalar o mediainfo por esse repositório, claro, verificando se dependências não irá quebrar sua instalação.
- Procurar e adicionar o PPA que nesse caso não é viável leia mais...
- Ou adicionar o repositório oficial do mediainfo encontrado aqui: Mediaarea Repos

Código: [Selecionar]
wget https://mediaarea.net/repo/deb/repo-mediaarea_1.0-16_all.deb && dpkg -i repo-mediaarea_1.0-16_all.deb && apt-get update
Espero ter sido útil de alguma forma.

Boa sorte!

T+
« Última modificação: 26 de Maio de 2021, 10:37 por creto »
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:É possível atualizar o MediaInfo no Ubuntu 16.04 LTS?
« Resposta #2 Online: 27 de Maio de 2021, 13:58 »
Acho muito difícil que funcione.
Um problema que acontece com versões antigas do Ubuntu (aliás, do Linux, como um todo) é que a biblioteca básica do sistema --- a libc --- sofre atualizações periódicas.

O resultado é que as atualizações acabam virando bola de neve: pra atualizar um sistema pequeno, vc precisa atualizar uma biblioteca, que precisa atualizar outra, e mais outra, e assim por diante. Quando bate numa libc desatualizada, aí ferra tudo, pq a libc exige uma versão do kernel específica, e vc acaba sendo obrigado a reinstalar o sistema todo por conta disso.

O que eu te sugiro é que você consiga uma segunda máquina com a mesma arquitetura, ou um simulador dela (provavelmente o qEmu é capaz), e faça o teste da instalação do novo ambiente; funcionando, vc reinstala a máquina antiga.

Outra alternativa é fazer a nova instalação e passar os dados da máquina antiga pra nova.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline kdantas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:É possível atualizar o MediaInfo no Ubuntu 16.04 LTS?
« Resposta #3 Online: 27 de Maio de 2021, 21:13 »
Você tem três opções:

- A primeira é inserir no seu sources.list a linha referente a por exemplo o ubuntu  focal fossa e assim tentar instalar o mediainfo por esse repositório, claro, verificando se dependências não irá quebrar sua instalação.
- Procurar e adicionar o PPA que nesse caso não é viável leia mais...
- Ou adicionar o repositório oficial do mediainfo encontrado aqui: Mediaarea Repos

Código: [Selecionar]
wget https://mediaarea.net/repo/deb/repo-mediaarea_1.0-16_all.deb && dpkg -i repo-mediaarea_1.0-16_all.deb && apt-get update
Espero ter sido útil de alguma forma.

Boa sorte!

T+

Olá @creto, grato pela resposta. Realmente fico com receio de tentar fazer a instalação desse novo repositório, por não ser específico para a arquitetura do meu servidor (arm7l), e acabar bagunçando a minha seedbox. Mas vou aguardar mais opiniões pra ver se crio coragem para tentar fazer esse procedimento. De todo modo, muito obrigado. Só uma dúvida: se eu instalar esse novo repositório...
Código: [Selecionar]
wget https://mediaarea.net/repo/deb/repo-mediaarea_1.0-16_all.deb && dpkg -i repo-mediaarea_1.0-16_all.deb && apt-get update ...e por acaso não funcione, será que consigo voltar ao estado anterior, ou esse procedimento pode bagunçar de vez todo o meu sistema?

Offline kdantas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:É possível atualizar o MediaInfo no Ubuntu 16.04 LTS?
« Resposta #4 Online: 27 de Maio de 2021, 21:22 »
Acho muito difícil que funcione.
Um problema que acontece com versões antigas do Ubuntu (aliás, do Linux, como um todo) é que a biblioteca básica do sistema --- a libc --- sofre atualizações periódicas.

O resultado é que as atualizações acabam virando bola de neve: pra atualizar um sistema pequeno, vc precisa atualizar uma biblioteca, que precisa atualizar outra, e mais outra, e assim por diante. Quando bate numa libc desatualizada, aí ferra tudo, pq a libc exige uma versão do kernel específica, e vc acaba sendo obrigado a reinstalar o sistema todo por conta disso.

O que eu te sugiro é que você consiga uma segunda máquina com a mesma arquitetura, ou um simulador dela (provavelmente o qEmu é capaz), e faça o teste da instalação do novo ambiente; funcionando, vc reinstala a máquina antiga.

Outra alternativa é fazer a nova instalação e passar os dados da máquina antiga pra nova.

Olá @zekkerj, primeiramente grato pelas explicações quanto ao sistema Linux e suas dependências. E realmente seria uma condição ideal se eu pudesse fazer um teste em outra máquina com a mesma arquitetura. Na verdade, eu tenho 03 servidores com a mesma arquitetura, mas todos eles estão lotados de conteúdo e sem condições de fazer tal teste. Mas quanto essa ideia de um simulador... será que consigo fazer isso no meu notebook de alguma forma, talvez usando uma máquina virtual?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:É possível atualizar o MediaInfo no Ubuntu 16.04 LTS?
« Resposta #5 Online: 28 de Maio de 2021, 13:50 »
Eu acho que é a melhor chance, tentar simular em seu notebook. Só não tenho como te dar mais informações sobre como fazer isso, é muito específico pra que eu tenha alguma experiência na arquitetura.

Sobre a possibilidade de voltar atrás, depende de você ter ou não um sistema de backup eficiente. E não vai evitar downtime, só vai evitar perda definitiva de dados.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:É possível atualizar o MediaInfo no Ubuntu 16.04 LTS?
« Resposta #6 Online: 29 de Maio de 2021, 19:33 »
Hummm, @kdantas desculpe por eu nem ter reparado no detalhe arm7l. E como a minha experiência em servidores é ínfima, temo que o que pude fazer foi a pesquisa sobre o assunto.

E por esse detalhe sobre meu conhecimento, nem sei se é viável servidores ter /home separada, então fico por aqui ;)

Boa sorte!

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto