@mumugon, se me permite, vá arrumar o que fazer. Ninguém aqui está falando de Windows.
@tretonio, você está enganado: o gerenciamento de memória do Linux é muito eficiente. Se você estava consultando o consumo de memória com os aplicativos de sistema, a maior parte deles não indica corretamente, principalmente o "top". Isso porque o Linux faz uso intensivo de buffers, e com isso eles aparecem sempre com 90, 95% da RAM como ocupada. O que não quer dizer que ela esteja realmente em uso.
Claro que também existem aplicativos "mal-comportados", que consomem muita memória, e não a devolvem para o sistema quando não precisam mais. Claro que tudo depende muito da sua plataforma; se eu entendi direito, sua máquina estava inicialmente com 4GB de RAM, correto? Infelizmente, isso é pouco, para os padrões atuais.
Chamou minha atenção você dizer que aumentou sua memória para 7GB, e não para 8. Você usou módulos de tamanho diferente? Pode ser um motivo para a lentidão. Dependendo do chipset de sua placa-mãe, pode ser que o par de bancos de memória que deveria estar em modo DDR tenha descido para a velocidade da memória mais lenta -- quem sabe, até, todos os bancos. Seria um belo paraquedas amarrando seu progresso.
Outra coisa importante pra considerar é qual resolução de tela você está usando, e se sua placa de vídeo compartilha a memória principal, ou se tem memória própria. É importante levar isso tudo em conta quando for fazer sua avaliação.
Quanto ao comportamento da máquina ao abrir 20 abas, é o tipo da coisa que você não deveria fazer. Eu falo de experiência própria, também tenho essa mania de deixar um monte de abas abertas, e te digo: não importa o sistema operacional, todos os navegadores recentes consomem memória a rodo quando estão com muitas abas abertas. Reduz isso que vc vai ver que sua máquina vai se comportar melhor.