Bacana, de nada. O XUbuntu faz um aproveitamento melhor do hardware, devido a o DE (Ambiente de Área de Trabalho) ser o XFCE (que é bem leve), o gestor de tela (Display Manager) ser o LDM (Light Display Manager), que também é bem leve, e o sistema todo estar configurado para performar melhor com esse esquema de recursos.
Assim que o XUbuntu estiver instalado e você efetuar login, abra uma janela do terminal do shell (a combinação de teclas Ctrl Alt T faz isso) e então execute este comando, dentro da janela do terminal:
xfwm4-tweaks-settings
Dica: qualquer comando selecionado e copiado aqui com Ctrl C pode ser colado dentro da janela do terminal usando-se a combinação de teclas Ctrl Shift V (ao invés de apenas Ctrl V).
Assim que o comando acima fizer surgir a janela Ajustes do gerenciador de janelas, clique na aba Compositor e desmarque a caixa Habilitar composição de tela. Após isso, feche a janela do gerenciador mas deixe aberta a janela do terminal. Isso aí vai deixar a interface básica do XFCE ainda um pouco mais básica, mas vai dar um ganho razoável de processamento e desempenho gráfico, nesse DE.
Como os daemons ("serviços") dos protetores de tela do Ubuntu que ficam residentes na memória volátil (RAM) são problemáticos com algumas GPU (unidades de processamento gráfico: placas de vídeo, chips gráficos onboard e processadores gráficos embutidos em unidades centrais de processamento/CPU) e isso pode acarretar problemas de desempenho (ou até travamentos), também é recomendável desinstalar o protetor de tela do XFCE4 e instalar no lugar o Xscreensaver, que é bem menos problemático. Os comandos para fazer isso são estes (execute-os na sequência de 1 a 3):
1. Comando para desinstalar o protetor de tela do XFCE:
sudo apt purge xfce4-screensaver -y
2. Comando para instalar o protetor de tela Xscreensaver (que não é "problemático"):
sudo apt install xscreensaver* -y
3. Comando para iniciar o serviço Xscreensaver:
systemctl --user start xscreensaver.service
Após isso, para finalizar, execute o "supercomando" abaixo. Ele fará umas atualizações adicionais no sistema, limpará o cache de pacotes DEB, eliminará uns "lixos" que acaso estejam presentes na sua SSD de 240 GB, e então reiniciará o computador:
sudo apt-get clean ; sudo apt-get update ; sudo apt-get check ; sudo apt-get dist-upgrade -y ; sudo apt-get autoremove -y ; sudo apt-get clean ; sudo /sbin/fstrim --all ; reboot
Após o computador reiniciar, ele deverá estar com um desempenho melhor do que estava quando você estava tentando usar o Ubuntu.