Autor Tópico: Tutorial: Deixando o Google Chrome mais rápido!  (Lida 11022 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Tutorial: Deixando o Google Chrome mais rápido!
« Online: 24 de Fevereiro de 2021, 23:00 »
Tutorial: Deixando o Google Chrome mais rápido

Tutorial publicado em 25/02/2021

Ola amigos da rede Ubuntu, este tutorial é resultado das mudanças que eu realizo no meu Google Chrome de uso diário. Portanto dicas de uso pessoal e não representam em nenhum momento que vão servir para todos os usuários, contudo , se você seguir essas dicas você notará uma grande diferença no desempenho dele.

Esse tutorial foi baseado no Google Chrome 88.0.4324.182, gostaria de chamar muito a sua atenção em relação a isso, pois a cada nova versão ou até mesmo atualização de uma mesma versão, recursos podem ser removidos ou adicionados. Portanto essas dicas poderão ficar obsoletas ou deixarem de funcionar com uma atualização do Google Chrome. Assumo que você sabe instalar extensões do Chrome e instalar programas no terminal do linux. Então vamos deixar os entretantos e partir para os finalmentes.

1) Instale as extensoes uBlock Origin e h264ify. O uBlock Origin vai bloquear muitas das propagandas indesejadas acelerando o carregamento da página e diminuindo o uso de seu processador. Já a extensão h264ify faz o Youtube transmitir os vídeos usando h264 ao invés de VP8/VP9, diminuindo o uso do seu processador.

2) Vamos habilitar vários sinalizadores (flags) do Chrome que não estão habilitados por padrão. Não vou ficar explicando o que cada um deles faz, deixo isso para você usar a documentação do Google se quiser saber. Esses sinalizadores estão em constante mudança, então a cada nova atualização do Chrome, recomendo que você volte a configuração padrão dos sinalizadores usando o botão restaurar tudo /reset all ( no lado direito do campo de pesquisa dos sinalizadores/flags) das configurações dos sinalizadores e em seguida procure aplicar as mudanças novamente. Assim você irá descobrir se um determinado sinalizador foi removido. Na barra de endereço do Chrome digite chrome://flags e aperte ENTER, depois use a barra de pesquisa e ative (mude para enable) os seguintes sinalizadores:

Smooth Scrolling

Experimental QUIC protocol

GPU rasterization

Zero-copy rasterizer

Enables navigation predictor


Enable Navigation Predictor Isolated Prerenders (esse sinalizador você pode escolher o número de links a serem prognosticados, na dúvida apenas ative ele. Eu uso 5.)

Enable NoStatePrefetch on Navigation Predictor Isolated Prerenders

TLS 1.3 Early Data

Parallel downloading

Use realtime priority thread for Audio Worklet

YUV decoding for JPEG

YUV Decoding for WebP

Back-forward cache


Enforce deprecation of legacy TLS versions

Com esses sinalizadores ativados e depois das páginas que você mais visita estarem no cache do navegador, sua navegação será pelo menos 20% mais rápida. Se você tiver uma máquina potente, algumas páginas ficarão instantâneas. Mesmo se você tiver uma máquina antiga você sentirá diferença. Se você gosta de assistir Netflix, Disney Plus, Prime Video e Youtube a diferença será marcante no carregamento da página e execução dos vídeos.

3) Dica do Bruno Gonçalves , instale o nosync-browser para deixar o chrome ainda mais rápido e leve. A dica completa pode ser lida no GitHub do Bruno: GitHub - biglinux/nosync-browser: Original code from https://www.mcgill.org.za/stuff/software/nosync
Faça o download do arquivo https://github.com/biglinux/nosync-browser/releases/download/1.0/nosync-browser.tar.gz

Descompacte e execute como root o arquivo install.sh:

Código: [Selecionar]
sudo ./install.sh
Agora é só utilizar o nosync-browser para abrir seu navegador favorito, por exemplo:

nosync-browser google-chrome

Meu agradecimento ao Paulo Creto pelos testes!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Tutorial: Deixando o Google Chrome mais rápido!
« Resposta #1 Online: 24 de Fevereiro de 2021, 23:03 »
Muito boa dica, fiz no BigLinux e PCLinuxOS e tenho uma navegação bem mais agradável

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline jcgarces

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 361
  • É a minha cara.
    • Ver perfil
Re:Tutorial: Deixando o Google Chrome mais rápido!
« Resposta #2 Online: 25 de Fevereiro de 2021, 13:13 »
Eu uso no Ubuntu 20.04.2  o Adblock Plus,muitas vezes em algumas paginas é pedido para desativar o Adblock ,já que dependem da propaganda e não abre as paginas totalmente.
Não vai acontecer isso com o uBlock Origin ?

Grato.
Botafogo de Coração

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Tutorial: Deixando o Google Chrome mais rápido!
« Resposta #3 Online: 25 de Fevereiro de 2021, 19:50 »
Mesma coisa, terão páginas que vão pedir para desligar o bloqueio da propaganda.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2