Autor Tópico: Instalação de Windows + Linux em dois discos diferentes  (Lida 2031 vezes)

Offline Helvio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
  • E conhecereis a verdade, e ela vos libertará
    • Ver perfil
Instalação de Windows + Linux em dois discos diferentes
« Online: 01 de Agosto de 2021, 21:38 »
Salve a todos!

Ainda não consegui instalar Linux em meu novo desktop (Ubuntu, Mint, Fedora)

Configuração:  Windows no SSD NVMe (gpt) e pretendo instalar Linux (seja qual distro for no HD mecânico (mbr),  i5 10400,  video Radeon RX-550,  16GB de RAM

Pelos derivados Debian simplesmente não instala (trava um pouco antes de particionar),  já no Fedora instalou mas é muito instável e travava toda hora (coisa que nunca havia acontecido)

Dúvidas, informações e problemas

-Secure Boot ativado - tem que desativar?  não havia precisado disso nantes...
-Discos com estruturas de partição diferentes (gpt x mbr), tem alguma coisa a ver

-Pra a placa off board RX-550  precisa nomodeset para não habilitar o Noveau?
-Para a NVME devo desabilitar a gestão de economia de energia? creio que não, pois o Linux não será instalado nele
-Após remover o Linux deu tela azul no Windows, consultando o log deu problema de voluma (disco) um segundo antes, alguma corrupção ocasionada pelo Linux?  mas foi instalado no outro disco
-Após tela azul, no primeiro reinicio o SSD do Windows não foi reconhecido na UEFI,  desliguei, desconectei da força e então o SSD voltou.., apliquei os comandos de verificação no Windows e não tive mais problemas
-Ao abortar o travamento, aparecia na tela de terminal a mensagem infinita:  PCIe Bus Error: severity=Corrected, type=Data Link Layer, (Receiver ID)-....
Sou usuário de Linux deste 2005, sinto muito falta, mas não sei o porque da impossibilidade de instalar e tantos travamento..

Alguém com hardware  / instalação similiares para me ajudar? 
Dell Vostro 3560 - Core i7 3632QM - Radeon 7670M

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:Instalação de Windows + Linux em dois discos diferentes
« Resposta #1 Online: 06 de Agosto de 2021, 15:18 »
Salve a todos!

Ainda não consegui instalar Linux em meu novo desktop (Ubuntu, Mint, Fedora)
Salve!

Vamos tentar ajuda-lo então.

-Secure Boot ativado - tem que desativar?  não havia precisado disso nantes...
Sim. Fica muito mais complicado se não for desativado.

-Discos com estruturas de partição diferentes (gpt x mbr), tem alguma coisa a ver
Sim. Isso vai condicionar que tipo de boot do SO vai ser iniciado. Existem tipos de arquivos diferentes para ambos os casos em todos os sistemas modernos (Windows, Linux). Temos que fazer um raio-x do seu sistema primeiro para indicar a melhor maneira.
Coloque a saída pro comando abaixo:
Código: [Selecionar]
sudo parted -l
-Pra a placa off board RX-550  precisa nomodeset para não habilitar o Noveau?
Não saberia te responder isso no momento.

-Para a NVME devo desabilitar a gestão de economia de energia? creio que não, pois o Linux não será instalado nele
QQ SO no segundo Dispositivo de boot, dependerá de colocar o código de boot dele no primeiro dispositivo de boot.

-Após remover o Linux deu tela azul no Windows, consultando o log deu problema de voluma (disco) um segundo antes, alguma corrupção ocasionada pelo Linux?  mas foi instalado no outro disco
Aonde vc instalou o GRUB?

-Após tela azul, no primeiro reinicio o SSD do Windows não foi reconhecido na UEFI,  desliguei, desconectei da força e então o SSD voltou.., apliquei os comandos de verificação no Windows e não tive mais problemas
Vc deu uma ligeira quebrada no seu sistema.

-Ao abortar o travamento, aparecia na tela de terminal a mensagem infinita:  PCIe Bus Error: severity=Corrected, type=Data Link Layer, (Receiver ID)-....
Sou usuário de Linux deste 2005, sinto muito falta, mas não sei o porque da impossibilidade de instalar e tantos travamento..

Alguém com hardware  / instalação similiares para me ajudar?
Faz contato comigo por msg privada que te passo meu zap e te oriento em tempo real.
Vou ter que passar alguns conhecimentos que parece que vc ainda não possui e vc vai entender pq esse casamento do seu Dual Boot não foi perfeito.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline Helvio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
  • E conhecereis a verdade, e ela vos libertará
    • Ver perfil
Re:Instalação de Windows + Linux em dois discos diferentes
« Resposta #2 Online: 07 de Agosto de 2021, 07:26 »
Bom dia!

Grato pelo retorno!

Consegui instalar, porém trava por qualquer coisa e na hora desligar ou reiniciar é a maior dificuldade, quase 10 minutos

Vou contatar-lhe então, e depois de resolvido posto a solução aqui
Dell Vostro 3560 - Core i7 3632QM - Radeon 7670M